Business to Business – B2B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E-Business e E-Commerce
Advertisements

Conceitos Básicos em Marketing
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Curso de Administração
A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS
Estrutura e modelos de negócios na Web
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Administração de Sistemas de Informação
FCETM - Ciências Contábeis
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Mecanismos de mercado no comércio eletrônico
Capítulo 1 Uma visão geral do e-commerce.
50 © 2004 by Pearson Education Impactos dos leilões Leilões como mecanismo de coordenação Lelões como mecanismo social para determinar um preço Leilões.
Logística e Gerenciamento da
A intermediação de negócios na Internet possui a função de aproximar vendedores de compradores, que podem ser feitas de Empresa para Empresa (B2B), de.
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
As tecnologias de informação na logística da organização
Projeto do Semestre Administração de Recursos Materiais
Modelos de E-business.
Comércio Eletrônico Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
Tecnologia da Informação
Comércio Eletrônico.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)
Uma visão geral do e-commerce. Definições e conceitos de CE Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações.
Historicamente sabemos que a troca de bens e serviços remunerados entre as pessoas gera riquezas, e que esta atividade é denominada comércio.
Categorias do E-Business
Grupo: Pesquisa Efficient Healthcare Consumer Response - EHCR -Principal recomendação: a)Consiste em implementar sistemas de informações para automatizar.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Administração de e-Business
E-business e E-commerce
Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Letras e Artes Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais Disciplina: Informação,
Aplicações na Internet
Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra
Logística Empresarial Unidade 7
Grupo: 46Turma: 14 Subgrupo X: Fernando Leon e Filipe Tolentino Subgrupo Y: Rafael Braz e Rodrigo Caséca Tema: R10 – As tecnologias de informação na logística.
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Administração de Marketing I
Classificação de um Comércio Eletrônico
ILUSTRANDO O IMPACTO DAS MUDANÇAS IRREVERSÍVEIS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Q & A sobre o case da DELL 1.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Prof. Cárbio Almeida Waqued
B2B: Comércio eletrônico
Comércio Eletrônico.
Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SAÚDE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Administração Mercadológica IV
COMÉRCIO ELETRÔNICO Arnaldo Musial Edemar Barboza Roberson Rosa.
Princípios de Sistemas de Informação
Logística Planejamento e Programação Logística
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Sistemas de Informação
Disciplina:Comércio Eletrônico
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Conceitos Sistemas de Informação Prof. Marcelo Siedler
Aplicações de redes em sistemas de informação
Iniciando na logística empresarial
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Princípios de Sistemas de Informação
E-commerce e E-business
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas EM 335 – TECNOLOGIA MECÂNICA e – MANUFACTURING Lucas De Nadai Luis Norberto Branquinho Campinas,
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Administração de Marketing
9- COMÉRCIO ELETRÔNICO 9.1- Comércio eletrônico Conceitos relacionados e-procurement: compra de suprimentos na internet, utilizando seus recursos.
E-COMMERCE X E-BUSINESS Prof Franklin da Costa. E-COMMERCE X E-BUSNESS.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Profº Adilson Lima Aula 10: e-Commerce. ftp://ftpaluno.umc.br/Aluno/Adilson_Lima/
Transcrição da apresentação:

Business to Business – B2B 4ª Aula Comparativo com o modelo tradicional Business to Business – B2B Conceitos Modelos de B2B Requisitos de Sistemas de B2B Estudo de caso

Business to Business – B2B / Definição São transações entre empresas realizadas eletronicamente pela internet, extranets ou redes privadas. O termo empresa indica qualquer organização, privada ou publica, com ou sem fins lucrativos. A principal característica do B2B é que as empresas tentam automatizar o processo de transação comercial com o intuito de melhorá-lo.

Business to Business – B2B Conceitos Transações B2B Modelos de negocio Requisitos de Sistemas de B2B Estudo de caso

Business to Business – B2B / Transações B2B Produtos mais vendidos Produtos químicos, computadores s suprimentos, energia, gás, produtos agrícolas, veículos automotores, produtos petroquímicos, papel, material de escritório e produtos alimentícios. Partes envolvidas O B2B pode ser realizado diretamente entre um comprador e um vendedor ou conduzido por um intermediário on-line. O intermediário é um parceiro que faz a intermediação da transação entre o comprador e pode ser virtual ou não.

Business to Business – B2B / Transações B2B Tipos de transação Compra Spot: é a compra de bens e serviços à medida que se precisa deles, em geral aos preços vigentes no mercado, determinados dinamicamente pela oferta e demanda. Ex. Bolsas de valores e de Commodities. Pode ser realizada com grande economia em bolsas de terceiros. Suprimento estratégico: envolve compras regidas por contratos de longo prazo, que usualmente se originam de negociações privadas entre vendedores e compradores.

Business to Business – B2B / Transações B2B Tipo de material negociado Materiais diretos: são utilizados na fabricação do produto (o aço nos automóveis e o papel nos livros). Materiais indiretos: suprimentos de escritório, produtos de limpeza, usualmente são usados em atividades de Manutenção, Reparos, e Operações.

Business to Business – B2B / Transações B2B Portais para colaboradores (intranet) – Estas redes são restritas aos colaboradores da empresa ou grupo de empresas, permitindo o acesso a um conjunto de recursos da rede interna dessa empresa ou grupo de empresas. Portais para parceiros (extranet) – São redes que unem a empresa e os seus parceiros de negócio, com o objetivo de promover a colaboração e a partilha de informação; Portais de terceiros ou e-markeplaces – são plataformas de intermediação que promovem a união de várias organizações compradoras e vendedoras.

Business to Business – B2B / Transações B2B Tipos básicos de Transações a) Lado da venda. Um vendedor para muitos compradores. Ex. Cisco b) Lado da compra. Um comprador para muitos vendedores.

Business to Business – B2B / Transações B2B Tipos básicos de Transações a) Bolsas. Muitos vendedores para muitos compradores. Ex. Mercadoeletronico.com.br. b) Comercio Colaborativo: comunicação e compartilhamento de informação, projeto e planejamento entre as empresas parceiras.

Business to Business – B2B / Transações B2B Um e-Hub, é plataforma da Web que permite encontrar parceiros comerciais, troca e partilha de informações relacionadas com as atividades de compra e venda. Diversas transações vinculadas ou desvinculadas necessária ao cumprimento de pedidos dos clientes são automatizadas. "e-Hub como um conjunto de tecnologias que proporcionam ao longo de toda a cadeia de suprimentos a integração e colaboração, partilha de informação, uma visibilidade ampla de atividades relacionadas com o planejamento, aquisição direta, e a execução final. Ao fazê-lo assim, a e-Hub aperfeiçoa a rede de fornecimento propriamente dita e todos os seus participantes". http://www.cassao.eti.br/portal/b2b

Business to Business – B2B Conceitos Transações B2B Modelos de negócio Requisitos de Sistemas de B2B Estudo de caso

Business to Business – B2B / Modelo de negócio Mercado orientado ao fornecedor (supplieroriented market) • Mercado orientado ao comprador (buyerorientade market) • Mercado orientado ao intermediário (intermediary-oriented market)

Business to Business – B2B / Exercício Em grupo de 4 pessoas, pesquise (na Internet) e apresente um caso de B2B brasileiro para cada tipo de modelo de negócio. • Modelo de negócio B2B utilizado • Nome da empresa (organização, URL) • Página inicial do site • Tipo de negócio (que é negociado) • Funcionamento • Pontos positivos e negativo do negócio analisado