Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing

Por que? Foco no cliente

Um pouco de história...

Como?

Detectando oportunidades - Perfil do consumidor - Segmentação de mercado - Hábitos de uso - Atributos ou benefícios desejados - Conhecimento das marcas - Preço - Embalagem - Posicionamento da concorrência

Gerando conceitos - nome/associação - Avaliação de mix de Marketing - Levantamento de espaços vazios - Teste de hipóteses p/ melhorar a marca - Descobrir a subjetividade da categoria do produto - Definir a personalidade do produto

Desenvolvimento de novos produtos - Especificação da oportunidade - Definir perfil do produto - Definição de atributos do produto - Definição da embalagem - Definição do Mix de Marketing - Teste de produto - Teste de Mercado

Definindo estratégias de comunicação - Diagnóstico da marca e da concorrência - Definição do conceito de comunicação - Avaliação prévia da publicidade - Levantamento de recall da propaganda

Tipos de pesquisa Quantitativa Qualitativa Quali-quanti*

Quantitativa Baseada em números Tem como principal objetivo quantificar os dados. Ideal para testar hipóteses.

Podem ser: - Censo - Amostragem

Também podem ser:

Objetivo de pesquisa - Respeito ao Briefing - Claro e conciso - Pode e deve ter objetivos secundários

Instrumentos de pesquisa Questionário, roteiro telefônico, formulário, roteiro de observação Para que? Padronizar a coleta de informações

Obrigatoriamente tem que: - Atender aos objetivos - Claros e concisos - Não tendenciosos - Possuir estrutura de funil

A importância do campo É a base de um trabalho acertado - Mão de obra treinada e qualificada - Supervisão de campo eficaz - Crítica dos dados -100% - Verificação dos dados – 30%

Qualitativa Avaliação do subjetivo, despreza a certeza numérica e têm como prioridade o conteúdo

Tipos de qualitativa Discussão em Grupo (DG, Focus Group, sala de espelho) Entrevista Exploratória Entrevista em Profundidade Observação Cliente-Fantasma

Relatório - Cuidado na leitura das informações - Exija do pesquisador É sua responsabilidade colocar as indicações em prática! Lembre-se:

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