Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios do processo ensino aprendizagem:
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Programa de Ética e Cidadania
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Plano de Trabalho Docente
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Pedagogia da Pesquisa-Ação
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
SÉCULO XX.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Trabalhando com Grupos
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
twitter.com/funasa.
Transcrição da apresentação:

Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a

Como tem sido vista a formação ? Furtado, E.D.P.

Nos anos 60 Theodor Schultz propõe a educação como investimento em habilidades e conhecimentos que propicia o aumento de futuras rendas e que contribui para a recuperação do atraso econômico Nos anos 90 é reinventada como instrumento para a redução da pobreza e como fator essencial para a formação de capital humano adequado aos requisitos do novo padrão de acumulação Furtado, E.D.P.

Escola vista como uma combinação de insumos educacionais, à semelhança de uma empresa, onde os fatores do processo educativo são tidos como fatores de produção, os quais produzem taxas de retorno em formas de bens e serviços Furtado, E.D.P.

Programas de Profissionalização Marcados pela limitação do ajuste ao mercado baseados em competências compatíveis com a lógica que o domina Furtado, E.D.P.

No discurso: Construção de sujeitos coletivos em torno de identidades específicas e do reconhecimento das diferenças Furtado, E.D.P.

Na prática: Pode gerar fragmentação do tecido social se não for levado em conta princípios éticos comuns Furtado, E.D.P.

Então, o que significa “formar” numa concepção crítica? Furtado, E.D.P.

Formar através: da radicalidade democrática; do diálogo; da participação; da popularização do conhecimento científico; da revalorização do trabalho como humanizador das pessoas; da preparação do trabalho comunitário; do respeito `a cultura; do respeito `as diferenças; do companheirismo e fraternidade nas relações interpessoais; da confiança mútua; de uma ética solidária; de uma sensibilidade ecológica; enfim, de um processo pedagógico que prepare os sujeitos desse desenvolvimento. Furtado, E.D.P.

Implica portanto, uma mudança das atitudes tradicionais dos técnicos: de fechada para aberta; de individual para coletiva; de verbal para visual; de preocupação única com o mensurável, para a preocupação em oferecer possibilidades de comparação também. de dominadora para construtivista; Nova Formação

Predomínio da Racionalidade Técnica Projeto Formativo Abordagens Tradicionais Autoridade Detentora do Saber Técnico Predomínio da Racionalidade Técnica Reduz a prática profissional a SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Furtado, E.D.P.

Hoje: desejo de superar a relação linear e mecânica Reflexão na entre Reflexão na Ação Conhecimento Científico e Técnico Prática Busca-se: uma integração inteligente do conhecimento e da técnica para resolver problemas práticos

Profissional reflexivo Capacitação é a Profissional interativo A Formação é a dimensão relacionada à produção do conhecimento teórico sobre a realidade. Isto é, prepara o sujeito para entender e analisar a realidade. Profissional reflexivo Capacitação é a dimensão relacionada à construção do conhecimento prático ou de habilidades que permitem ao sujeito agir sobre a realidade. Profissional interativo

REFLEXÃO NA AÇÃO pensamos sobre o que fazemos diálogo com a situação processo dialético de aprendizagem Construir conhecimentos novos a partir da realidade junto com os educandos REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO análise posterior sobre as características e processos de sua própria ação Furtado, E.D.P.

Quais as bases para uma nova formação ?

“SABER FAZER” E NÃO APENAS “FAZER” Não apenas exercer uma atividade mas reinventá-la no cotidiano Furtado, E.D.P.

Senso para a renovação que ultrapasse à prática mecânica O conhecimento do técnico em interação com o do educando/comunidade, como alavanca para as mudanças Senso para a renovação que ultrapasse à prática mecânica Furtado, E.D.P.

“SABER FAZER” E NÃO APENAS “FAZER” Relação dialética PRÁTICA-TEORIA-PRÁTICA (Paulo Freire) Furtado, E.D.P.

Um sujeito reflexivo e interativo Um profissional com essa postura é mais do que um técnico. É um educador para o desenvolvimento Um sujeito reflexivo e interativo Exige uma nova formação Furtado, E.D.P.

A Capacitação como fator de formação

Que concepção de capacitação ? * A que está em relação direta com o processo de construção coletiva do conhecimento; * permite o sujeito atuar sobre a realidade de forma reflexiva; * relacionada à consciência organizativa dos sujeitos. Furtado, E.D.P.

Assim, ela deve possibilitar aos sujeitos: - identificar os problemas que lhes afetam - levantar suas possíveis causas - analisar as situações e a correlação de forças no contexto em que estão inseridos - organizar as ações - criar mecanismos coletivos de solução Furtado, E.D.P.

Capacitação que tem como fundamento Saber fazer Saber renovar o fazer Saber refazer Furtado, E.D.P.

A Pedagogia da Capacitação Prático autônomo O profissional como Furtado, E.D.P. “Artista”, que reflete e toma decisões em ação

e despreza os fenômenos práticos da vida social Em oposição ao profissional como técnico especialista que aplica com rigor as regras que derivam do conhecimento científico e despreza os fenômenos práticos da vida social Furtado, E.D.P.

“Complexidade, incerteza, instabilidade, singularidade e conflito de valores” (Schön, 1983) Furtado, E.D.P.

Saber fazer adaptado às capacidades dos que aprendem Competência científica x Competência pedagógica, pessoal Saber fazer adaptado às capacidades dos que aprendem Inclui: os sujeitos, os conteúdos temáticos, os processos, os conhecimentos, os meios e os contextos Furtado, E.D.P.

Daí ser importante que A formação profissional seja permanente A capacitação seja contínua Haja acompanhamento das ações na prática profissional O profissional seja capaz de entender e analisar a realidade de forma crítica Atue sobre ela de forma interativa e solidária Sistematize conhecimentos e experiências Considere a relação entre tecnologia, cultura e educação Seja um profissional comprometido com a sociedade Furtado, E.D.P.

A convergência dos esforços de capacitação: ganha novos espaços; fortalece o trabalho dos atores; contribui para o alcance de prováveis resultados evidentes… Propiciando a sustentabilidade das ações

dar-se-á conta de que a volta à prática será necessária Cada vez que a pessoa se aprofunda no conhecimento da realidade e se ampliam os níveis de interpretação ... dar-se-á conta de que a volta à prática será necessária Furtado, E.D.P.

AÇÃO - REFLEXÃO - AÇÃO Furtado, E.D.P.