O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso Racional de Medicamentos
Advertisements

FARMACOTÉCNICA I APRESENTAÇÃO: PROFESSOR LUIZ FERNANDO CHIAVEGATTO
O PROCESSO DA TERAPIA RACIONAL
Dr. Pedro Eduardo Menegasso Presidente do CRF-SP
Dr. Antônio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP Março/2012 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Módulo 6. Fluxo de Informações entre os parceiros do projeto
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Atendente de Farmácia Aula: 02
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Perigos da automedicação
A Enfermagem na Era da Informática
Relação de Medicamentos Essenciais
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
MÉTODOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES
Dispensação de Medicamentos
( Nem sempre valorizado ... )
Responsabilidade da Farmácia e do Farmacêutico na Atenção Farmacêutica
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
O FARMACÊUTICO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CTO, 2007 Dulce Couto
CEM DIREITOS DOS MÉDICOS É direito do médico: II - Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada.
ACIDENTES OCUPACIONAIS COM RISCO BIOLÓGICO: O QUE FAZER PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO? Grupo Prev-Bio FAMEMA.
PRINCÍPIOS GERAIS DA PRESCRIÇÃO MÉDICA AMBULATORIAL
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
Atribuições do Farmacêutico
FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Ilda Oliveira Equipa da Publicidade do INFARMED, I.P. Manhã Informativa.
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Professor: MSc. Eduardo Arruda
Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos
Impacto da atuação do farmacêutico na atenção à prescrição médica
Higiene Ocupacional.
Proposta de Consenso Brasileiro - Atenção Farmacêutica:
Epidemiologia de Medicamentos – Farmacovigilância
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1a. Reunião do Grupo Técnico Externo
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
A individualização na relação com o paciente
Uso Racional de Medicamentos
Antonio Garcia Reis Junior
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Profa. Dra. Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS - URM
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
Prescrição de Medicamentos
Farmácia Hospitalar – Centro de Informações de Medicamentos (CIM)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE PACIENTES HIPERTENSOS USUÁRIOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE CARLOS.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
Assistência Farmacêutica
Procedimento operacional padrão de uma drogaria
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Farmacovigilância.
Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes Idosos Prof. Rodrigo Alves do Carmo.
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ SINOP AEROPORTO
Itinerários terapêuticos
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS Dra. Raquel Rizzi Presidente do CRF-SP

Nos últimos anos, a obesidade deixou de ser um mero problema ''estético'' e de ''desleixo'', tratado com despeito por pacientes e profissionais de saúde, para tornar-se uma alarmante e assustadora realidade.

O problema do excesso de peso e da obesidade tem alcançado proporções epidêmicas no mundo todo (OMS, 2004) e representa um grave problema de saúde pública. www.valenoticias.com/wp-content/uploads/2011/

Como o farmacêutico pode contribuir para o uso racional de anorexígenos?

Dispensação Médico Prescrição Paciente Farmacêutico Quais problemas podem ser gerados pela dispensação incorreta de medicamentos

Problemas Interações medicamentosas medicamento – medicamento Troca do medicamento prescrito erro na leitura da receita intencional Utilização incorreta do medicamento falta de informação ao paciente informações incorretas Interações medicamentosas medicamento – medicamento medicamento – alimento medicamento – outras substâncias

Consequências... Não adesão ao tratamento; Reações adversas; Ocorrência de outros problemas relacionados a medicamentos; Não obtenção dos resultados esperados; Piora no estado de saúde do paciente; Em casos extremos: óbito do paciente.

Como evitar os problemas decorrentes da dispensação incorreta?

Como evitar esses problemas? Efetiva atuação do profissional farmacêutico nas farmácias e drogarias; Implantação das boas práticas de dispensação; Bom relacionamento: prescritor e dispensador.

Como evitar esses problemas? Acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento prescrito; Promoção do uso racional de medicamentos.

Como evitar esses problemas? O farmacêutico deverá avaliar as receitas e observar: legibilidade e ausência de rasuras e emendas; identificação do usuário; identificação do medicamento, concentração, dosagem, forma farmacêutica e quantidade; modo de usar ou posologia;

Como evitar esses problemas? O farmacêutico deverá avaliar as receitas e observar: duração do tratamento; local e data da emissão; e assinatura e identificação do prescritor com o número de registro no respectivo conselho profissional.

Como evitar esses problemas? Não podem ser dispensados medicamentos cujas receitas estiverem ilegíveis ou que possam induzir a erro ou confusão. Fica vedado ao farmacêutico dispensar medicamento danoso a saúde do paciente, ou a seguir prescrição que coloca em risco o bem-estar do mesmo. Erro de prescrição: erro de decisão ou de redação, não intencional, que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando comparado com as praticas clínicas estabelecidas e aceitas.

Como evitar esses problemas? Dúvidas/Problemas O prescritor deve ser contatado para esclarecer eventuais problemas ou dúvidas detectadas no momento da avaliação da receita.

Como evitar esses problemas? O farmacêutico deve orientar o paciente sobre: cumprimento da posologia; influência dos alimentos; interação com outros medicamentos; reconhecimento de reações adversas potenciais; condições de conservação do produto; entre outros.

A informação prestada ao paciente no ato da DISPENSAÇÃO é tão ou mais importante que o medicamento por ele recebido.” Llimós; Faus, 2003; Pepe; Castro, 2000

A adesão ao tratamento é um item essencial para a resolubilidade da proposta terapêutica, para a cura de uma enfermidade ou para o controle de uma doença crônica. As farmácias e drogarias podem ser importantes locais para a prestação de serviços de saúde, o que contribui no acompanhamento de pacientes com síndrome metabólica. A atuação conjunta de profissionais da saúde devidamente capacitados e conscientes do seu papel social pode contribuir significativamente para o uso racional de medicamentos, impactando de forma positiva na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

Obrigada pela atenção!