Desenvolvendo Líderes e Equipes

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvendo Líderes e Equipes

Apresentação Esta apresentação foi desenvolvida por www.simplessolucoes.com.br www.vitaesportes.com.br

“ Ouço e esqueço. Vejo e me lembro. Faço e compreendo ”. Reflexão ... “ Ouço e esqueço. Vejo e me lembro. Faço e compreendo ”. Essa visão prática da vida não foi inventada pela cultura ocidental nem pelos empresários modernos. A constatação de que “fazer” algo ensina mais do que “ver” sua produção e de que “ouvir” falar a respeito ensina menos ainda. Sábio Chinês CONFÚCIO, que viveu de 551 – 479 a.C.

Objetivo Apresentar uma metodologia de aprendizado que permita ao participante “aprender fazendo”, utilizando-se de técnicas vivenciais ao ar livre, nas quais os participantes passam a ser agentes de seu próprio crescimento, assumindo lideranças individuais e de grupos. As técnicas vivenciais ao ar livre trabalham o desenvolvimento de equipes, formando líderes e fazendo com que eles superem os seus limites individuais e coletivos.

Origem O ano de 1941 foi dramático para a raça humana... Foi o ano em que a Segunda Grande Guerra se tornou mundial. Maior número de afundamentos de navios em todos os anos da Guerra, perdendo 772 embarcações para submarinos alemães. Para reduzir a enorme quantidade de marinheiros perdidos no mar, nascia um método de treinamento chamado Outward Bound.

Origem Por que os homens mais moços, teoricamente os mais fortes, morriam mais facilmente do que os mais velhos? Através da análise do problema, chegaram a uma conclusão surpreendente: A falta de experiência de vida e a conseqüente falta de autoconfiança eram as principais causas de morte entre os jovens, e; Expostos à apavorante situação do naufrágio, sem água, sem comida, freqüentemente feridos e sujeitos à todos os perigos do mar, os jovens simplesmente não se achavam capazes de sobreviver e morriam!

Origem Outward Bound é uma expressão naval que significa que o navio está deixando o porto seguro, com destino aos desafios do alto mar. Uma analogia perfeita para os jovens que deixavam o lar paterno para se lançarem à aventura da vida. Um curso Outward Bound típico durava um mês e consistia em treinamento de busca e salvamento, provas de atletismo, manobras de pequenos barcos, expedições marítimas, trekking nas montanhas, provas de obstáculos e serviços à comunidade. Percebeu-se que a utilização de cordas, em alguns jogos, acabava gerando aproximação e colaboração maior entre as pessoas do que elas ficarem simplesmente unidas em virtude de alguma ordem ou comando superior.

Evolução histórica Criada há mais de 50 anos e utilizada amplamente nos países desenvolvidos, inova o aprendizado tradicional por meio da multiplicidade de alternativas que deixa à disposição das organizações. Baseia-se num ciclo de aprendizado que privilegia o “aprender a aprender”. Assim, garante a aplicação prática das competências pelo uso dos domínios de aprendizagem: Cognitivo (pensar) Emocional (sentir) Psicomotor (fazer) Social (interagir).

Evolução histórica O programa chegou ao Brasil por volta de 1992 junto com os executivos das multinacionais. Uma das empresas pioneiras nesse trabalho foi a Dinsmore Associates, consultoria que atua nos Estados Unidos, África e América Latina. A Dinsmore Associates foi a pioneira em criar uma marca – o TEAL® (Treinamento Experiencial ao Ar Livre) – que se tornou o estilo de dinâmica mais conhecido no mercado nacional.

Aprendizado Vivencial ao Ar Livre. A inovação ! Baseando-se nesta teoria, a Simples Solucões® desenvolveu, de forma inovativa, o produto denominado AVAL® Aprendizado Vivencial ao Ar Livre.

Questionamentos iniciais Como um dia de atividades ao ar livre pode gerar conhecimento aos participantes? A seqüência de desafios induz os participantes a aspirarem e atingirem níveis cada vez maiores. Eles são colocados num circuito estruturado, no qual uma série de atividades com dificuldades progressivas são apresentadas. Aos poucos, a confiança se solidifica. Talentos e recursos pessoais, muitas vezes desconhecidos, são usados de forma a explorar o potencial pessoal. Experiências físicas (ao ar livre) e mentais (em sala de aula) são alternadas durante o circuito a fim de afinar as percepções do grupo. Os profissionais deixam de ficar sentados, apenas ouvindo, e passam a agir de forma pró ativa.

Questionamentos iniciais Como um aprendizado vivencial consegue reproduzir o ambiente de negócios? Todas as situações vivenciadas são metáforas da situação real, com a diferença de que, ao deflagrarem a cooperação entre mente e corpo para resolver problemas, facilitam a memorização das soluções. Não é por acaso que, durante o período mais intenso do seu desenvolvimento, as crianças aprendem a viver por meio de jogos. Transformar o erro inicial em acerto, e o acerto, em sucesso!

O que é o AVAL®? O AVAL® é um aprendizado que acontece por meio de técnicas realizadas ao ar livre, ocorrendo logo após um debate em grupo, envolvendo a equipe de facilitadores e participantes. Todo o trabalho é coordenado por profissionais com experiência de mercado e com especialização em FORMAÇÃO EM JOGOS e VIVÊNCIAS DE DINÂMICA DE GRUPO. O AVAL® tem como base a metodologia Outdoor Training, a qual visa o desenvolvimento das pessoas. Voltado à motivação para mudanças e desenvolvimento de equipes, usa técnicas inovadoras que fazem com que o conhecimento adquirido seja fixado através das técnicas vivenciais ao ar livre.

Aplicação do AVAL® em sua empresa Os programas de AVAL® podem ser aplicados sob duas formas distintas: Aprendizados pontuais: forma equivalente a “pacotes” ou módulos de aprendizados pré-formatados e aplicáveis a muitas situações. Aprendizados customizados: são programas elaborados para atender especificamente a necessidade de cada empresa, cada área, cada público de acordo com o momento e necessidade específica. Neste caso, a customização envolve tanto a escolha das atividades vivenciais, quanto a material didático e trabalhos complementares de consultoria e desenvolvimento de competências.

Exemplos de aplicabilidade do AVAL® INTEGRAÇÃO DE EQUIPES: quando várias equipes, as vezes trabalhando geograficamente separadas, precisam aprender a atuar como uma só, a integração obtida com as atividades ao ar livre não tem rival. Para motivar os colaboradores para grandes mudanças filosóficas e estruturais, nada substitui a sinergia e a visão compartilhada que esse tipo de aprendizado oferece. INTEGRAÇÃO LATERAL: quando gerentes que ocupam cargos nivelados precisam trabalhar juntos, o choque de personalidades é inevitável e as intrigas são uma conseqüência previsível. Nesse caso, o AVAL® é insubstituível para estabelecer respeito, amizade e produtividade. INTEGRAÇÃO REGIONAL: quando uma empresa atua em várias regiões de um país, é inevitável que as suas filiais, sucursais ou unidades tenham dificuldades de relacionamento. A distância favorece o estabelecimento de feudos liderados por suseranos locais. O AVAL® pode restabelecer a harmonia entre todas as unidades da operação.

Exemplos de aplicabilidade do AVAL® FUSÕES: a união de suas empresas é campo fértil para a luta pelo poder e a cumplicidade corporativa de grupos ligados a uma ou outra empresa. O AVAL® é uma solução eficiente para alinhar as novas equipes num trabalho harmonioso dentro da nova realidade empresarial. NECESSIDADE DE VIRADA: é freqüente uma empresa de operação intensiva esgotar-se fisicamente e atingir um nível de produção e motivação baixo. A energização, a motivação e criação de um clima de otimismo são muito mais facilmente obtidas com o AVAL® do que com qualquer outro meio. NOVOS PROJETOS: o lançamento de novos projetos requer muita atenção, principalmente na fase de implantação, quando novos conceitos e práticas devem ser assimilados por todos. Este é mais um caso em que o AVAL® poderá unificar os esforços da equipe e favorecer o sucesso do empreendimento.

Exemplos de aplicabilidade do AVAL® ALAVANCAR AS VENDAS: se um Shopping Center precisa alinhar o pensamento de todos os lojistas acerca de estratégias de preços; se o departamento de compras precisa estar afinado com o pessoal de vendas; se os vendedores precisam ganhar mais agilidade, senso de oportunidade e capacidade de orientar o cliente corretamente; o AVAL® devolve aos profissionais a motivação capaz de realinhar seus objetivos. LANÇAMENTO DE PRODUTOS: o lançamento de um produto ou serviço é um desafio para qualquer empresa e requer doses maciças de trabalho e motivação. Num seminário de AVAL®, as pessoas envolvidas no projeto podem ensaiar a problemática do lançamento, preparar-se psicologicamente para o desafio e obter mais controle sobre o resultado.

Exemplos de aplicabilidade do AVAL® TERCEIRIZAÇÃO: quando a terceirização é uma parte importante da operação de uma empresa, pode ser necessário que os profissionais terceirizados compartilhem os valores do contratante. O AVAL® é uma resposta eficiente para alinhar objetivos e garantir que a qualidade de produtos e serviços esteja adequada aos padrões da empresa. EM BUSCA DO SANTO GRAAL: quando uma empresa cresce muito e precisa redefinir sua missão como comunidade de valor; quando um grupo de pessoas precisa definir o que busca, o que está a construir, o propósito de seu trabalho (acima dos valores materiais), o céu, a natureza e a experiência de trabalhar em grupo não têm similar na tarefa de fortalecer valores e identidades de pessoas e equipes.

Como funciona a metodologia do AVAL®? O AVAL® começa a ser customizado a partir do primeiro contato com o cliente. Durante este contato com o cliente, a equipe de consultores identifica as necessidades e os objetivos a serem atingidos através da aplicação de um diagnóstico com os futuros participantes. A partir daí são preparados os materiais didáticos e as atividades a serem aplicadas no aprendizado para atender as necessidades identificadas.

Como funciona a metodologia do AVAL®? Visando avaliar o grau de proximidade entre as atitudes, os propósitos individuais dos futuros participantes e os valores e metas da empresa, a equipe de consultores também realiza entrevistas com seus principais executivos. Assim, é possível definir os objetivos a serem atingidos com o programa, baseando-se em uma adequada percepção do cenário e dos desafios atuais e futuros, metas da empresa em relação a mudanças de curto e médio prazos.

Como funciona a metodologia do AVAL®? Os aprendizados são formatados de acordo com o tema identificado, tais como: Construção de equipes; Desenvolvimento de lideranças; Motivar para mudanças; Desenvolvimento, implantação da Filosofia da organização (Missão, Visão, Valores e Princípios); Apoio nas estratégias de Vendas / Marketing, e; Integração de colaboradores. Nestes aprendizados conjugamos conceitos básicos sobre equipes, liderança e influência a serem aplicados em atividades vivenciais ao ar livre.

Como funciona a metodologia do AVAL®? Através do diagnóstico e entrevistas identificamos as técnicas para o aprendizado, por exemplo:

Objetivo: Integração, Liderança, Planejamento e Administração do Tempo Técnica: Produção Integrada Objetivo: Integração, Liderança, Planejamento e Administração do Tempo

Técnica: Encestando as metas no caos Objetivo: Confiança, Negociação, Feedback e Administração do Tempo

Objetivo: Integração, Confiança, Negociação e Confiança. Técnica: Tirolesa Objetivo: Integração, Confiança, Negociação e Confiança.

Como é feita a análise vivencial? Ao final de cada atividade, é feito o debriefing, ou resgate – a análise vivencial dos acontecimentos, que é o ponto alto das atividades. É quando a turma se reúne para avaliar o que deu certo e o que deu errado. Neste momento, os problemas latentes da empresa vêm a tona. Num ambiente em que todos têm voz e vez para participarem do jogo, os conflitos aparecem. O Facilitador ajuda o participante a processar sua vivência por meio da reflexão. Com uso de perguntas abertas, o Facilitador, cuidadosamente, guia os participantes de forma que tragam os assuntos importantes ao fórum de discussão, assumam compromissos uns com os outros e consigo mesmo.

Como é feita a análise vivencial? O processamento da vivência é a pedra fundamental do aprendizado vivencial, o espaço no qual são feitas as conexões entre o que aconteceu durante a atividade e a “vida lá fora”.

mas em adquirir novos olhos”. Reflexão Final “A única verdadeira viagem de descoberta não consiste em descobrir novas paisagens, mas em adquirir novos olhos”. Marcel Proust O pensamento de Proust significa que há coisas muito mais extraordinárias a serem vistas em cada momento de cada dia, do que aquelas vistas em uma longa viagem, mas é necessário treinar a mente e aguçar a percepção para enxergá-las.

Informações para contato contato@simplessolucoes.com.br www.simplessolucoes.com.br (054) 99 75 30 21