A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Jane Mary de Medeiros Guimarães Marcele Carneiro Paim Rafael da Costa Veloso Shirlei da Silva Xavier Vânia Sampaio Alves

Percentual das idades (anos) dos professores PERFIL DO PROFESSOR - UNEB, pesquisa realizada em 281 municípios do Estado da Bahia Percentual das idades (anos) dos professores

Percentual do grau de formação dos professores PERFIL DO PROFESSOR - UNEB, pesquisa realizada em 281 municípios do Estado da Bahia Percentual do grau de formação dos professores

Tempo de Serviço no Magistério PERFIL DO PROFESSOR - UNEB, pesquisa realizada em 281 municípios do Estado da Bahia Tempo de Serviço no Magistério

PERFIL DO PROFESSOR - UNEB, pesquisa realizada em 281 municípios do Estado da Bahia Faixa salarial

PERFIL DO PROFESSOR - UNEB, pesquisa realizada em 281 municípios do Estado da Bahia Acesso ao Computador

Ampliação do curso 45 municípios - 61 tutores – 2.409 professores

Sobre o curso O prazo determinado para conclusão do curso 01 ano - Língua Portuguesa, História e Geografia 02 anos - Matemática e Ciências Cerca de oito a dez horas de estudo semanais. Material: Propostas pedagógicas por disciplina, livros didáticos diversificados, cadernos de atividades contendo textos e tarefas para serem respondidas pelos professores e enviadas através do fax, correio ou, principalmente, pelo ambiente de aprendizagem, na Internet, para o tutor.

Da modalidade A modalidade de capacitação adotada foi utilizada como forma complementar de educação por possibilitar aos professores plenas condições de atuarem com eficácia em projetos estruturados uma vez que atualiza conceitos e conhecimentos, gera processos continuados de acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade a milhões de cidadãos.

Participação do curso

Formação via EAD: uma breve avaliação “A distância foi muito melhor pra mim que a presencial. [...] era mais rápida as respostas das tarefas, a supervisora mandava muita dinâmica, mandava textos de revistas, [...]”. (ENTP.C) “Olhe tudo, tudo é válido. Agora, eu prefiro presencial, acho que o contato pessoal, a troca de experiência, o visual é muito, muito importante. Mas tudo é válido, todo recurso é válido”. (ENT.P.G) A formação inicial e continuada é compreendida como uma atividade de aprendizagem situada em tempos e espaços limitados e precisos, constituindo-se como “uma ação vital de construção de si próprio”, onde a relação entre professor/aluno é fundamental (MOITA, 1995).

Tutor: animador do espaço do saber “A capacitação que eu fiz foi maravilhosa. [...] eu não tenho do que reclamar. [...] houve uma troca como se realmente agente se conhecesse”. (ENT.P.C) “Outros supervisores mandava uma série de coisas, [...] acho que no fundo a gente ficou pensando que todos teriam que ser dessa forma, e como não houve esse retorno de todos, a gente acabou se afastando”. (ENT.P.M.) O agir comunicativo do ator educativo, independe do tempo e do espaço da aprendizagem. Isto é, em espaços formais, onde a presença física seja constatada, ou no ciberespaço – espaço de conexão sem fronteiras (BRENNAND, 2002).

Interatividade e mudanças na prática “A mudança qualitativa foi no sentido de eu ter uma experiência a mais em determinados assuntos. Eu aprendi muito com a capacitação em relação à escrita de textos, [...] a pesquisar mais, a ter mais interesse em ler muitos livros [...] trocar todo o conhecimento que eu aprendi com meus alunos”. (ENT.P.P) A condição essencial para que pessoas e organizações estejam aptas a lidar com o novo, a criar, e assim, garantir seu espaço de liberdade e autonomia, é ter a competência para transformar a informação em conhecimento (TAKAHASHI, 2000).

Computadores: ferramentas pedagógicas “A gente consegue fazer trabalhos mais organizados para os alunos, consegue quando nós temos, acesso a Internet, levar mais informações para os alunos”. (ENT.P.C) “Eu trabalho mais no caso a parte da digitação, eu não tenho muito acesso ao computador porque na escola, onde a gente trabalha, só tem um computador [...], então a minha prática com o computador é pouca, em relação mais assim a digitação”. (ENT.P.P) É preciso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado, constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias (MORAN, 1994).

Dificuldades no uso da Internet “A dificuldade foi a questão da conexão com a Internet e a falta de manuseio com a própria máquina”. (ENT.P.H) “Não tenho acessado a Internet devido a alguns problemas. Trabalho na zona rural e a sede do projeto fica muito distante, trabalho dois turnos e em escolas diferentes [...]”. (E-MAIL.P.G) A capacidade de desenvolvimento de redes foi possível pelos avanços das telecomunições e das tecnologias de integração de computadores em rede. Os avanços em circuitos integrados possibilitaram o aumento da velocidade e da potência dos computadores em comparação com os dispositivos analógicos (CASTELLS, 1999).

Uso da informática: suas contribuições “Traz várias contribuições importantes, pois sem o auxílio da mesma seria impossível pesquisar e interagir com o mundo atual”. (ENT.P.H) “Prepara todos para o uso da tecnologia e para viver nesse mundo globalizado onde tudo é informatizado. O domínio das novas tecnologias melhora o raciocínio lógico, a agilidade e, também, até mesmo a curiosidade”. (ENT.P.C) O ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória, imaginação, percepção, raciocínios. Tudo isso possibilitando novas formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de conhecimento (LÉVY, 1999)

“Compartilhar concepções, discutir idéias, significa deixar a zona do conforto, sair do “gesso” e possibilitar, a si mesmo, participar da construção de novos conceitos e assim poder desfrutar o prazer do novo”. Jane Guimarães