A ideia principal que está na base destas diversas sessões, deverá sempre ser encarada numa perspectiva egoísta de pensar nos próprios centros de interesse.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Mobilizando o operatório
TCC: Monografia e/ou Artigo
LEITURA Concepção de Leitura É histórica;
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
LEARNING ORGANIZATION
O Verbo.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Fundamentação Teórica
ENCCEJA MATEMÁTICA.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Avaliação Mediadora.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Programa aluno pesquisador
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Proativos “versus” Reativos
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Deixar a educação mais divertida e estar mais perto dos alunos é possível! Conheça AppProva O aluno pratica conteúdos aprendidos e consegue aprimorar as.
Planejamento PNAIC 2014.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Introdução ao conceito de Multiplicação
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Integrando Team-based Learning & PBL
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
O que é ensinar história?

GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
Liderança Começa com uma Atitude
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Cultura.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
Equipe responsável pela produção
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Por que o jornal na escola?
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
1 * Estágio Supervisionado * Justificativa JUSTIFICATIVA DA PESQUISA A Justificativa é a razão ou as razões pela qual o tema foi escolhido, procurando.
Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

A ideia principal que está na base destas diversas sessões, deverá sempre ser encarada numa perspectiva egoísta de pensar nos próprios centros de interesse. Por conseguinte, todo o trabalho realizado nestas sessões, é suposto poder vir a ser utilizado no futuro. Aproveitem portanto, o tempo para levarem qualquer coisa de útil desta acção de formação. Bom trabalho.

- Aprofundar o conceito de RACISMO procurar conceitos/factos/personagens, que estejam relacionados com o racismo (apartheid, nazismo, liberdade, Hitler, etnocentrismo, Luther King, etc.); Compará-los entre si para encontrar: pontos comuns pontos diferentes a vossa posição sobre o Racismo.

- da imagem ao conceito (de REVOLUÇÃO REVOLUÇÃO) procurar três imagens que representem a noção de Revolução Revolução (pensem principalmente nos vossos centros de interesse) vão estabelecer uma hierarquia de escolha (1ª, 2ª e 3ª); justificar as escolhas feitas; confrontar as vossas opções com as dos restantes colegas; procurar as semelhanças entre as diversas escolhas.

- O conceito de Poluição Poluição já foi explicado! procurar imagens/textos, etc., que estejam relacionados com a Poluição (esta abordagem utiliza-se para avaliar se a aprendizagem foi significativa, e se o aluno consegue transferir os conhecimentos.) justificar as razões das escolhas feitas; transpor o conceito para outras situações em que se possa aplicar; qual a vossa posição sobre a Poluição Poluição.

- Pesquisa sobre um determinado tema: vão pesquisar sobre o conceito de Liberdade Liberdade (esta abordagem utiliza-se para que o aluno reflicta sobre o processo mental que usa para aprender.) qual foi o vosso percurso e qual o dos outros; comparar o vosso percurso com o dos outros colegas; semelhanças / diferenças encontradas; Reformular o vosso conceito de Liberdade Liberdade.

- O tema é – O Euro Euro! 1ª FASE FASE - vão desafiar o outro grupo com a informação que possuem sobre o Euro Euro. Vão concluir se sabem muito ou pouco sobre o assunto em causa. Regulamento Regulamento: resposta certa – 5 pontos; resposta errada – menos 2 pontos; ganha quem tiver maior pontuação. 2ª FASE FASE – quem foi derrotado, necessita saber mais sobre aquele tema, para poder exigir a desforra.

- O tema é – As funções desempenhadas na Idade Média, pelo Clero, Nobreza e Povo Povo! 1ª FASE FASE – pesquisa simples sobre o tema proposto. 2ª FASE FASE – construção de um texto com os traços fundamentais de cada classe investigada, para poder ser dramatizado. 3ª FASE FASE – realizar a dramatização a partir do texto construído, dando ênfase às diversas personagens (clero, nobreza e povo).