Compostos químicos dos alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água e Sais minerais.
Advertisements

Biologia Sais Minerais Equipe de biologia.
Para que serve o alimento?
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
ALUNOS: GERCILIO MARENILZA CANDISSE DIRCE Cida
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
Prof. Tereza Cristina Blasi
Trabalho de ciências Sais minerais.
Minerais Profa. Halene Maturana.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
Biologia – Professor Marcus Mello de Almeida
Sais minerais Cálcio Funções – forma esqueleto, atua no funcionamento de nervos e coagulação do sangue.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
BIOQUÍMICA SAIS MINERAIS
NUTRIÇÃO.
SAIS MINERAIS BIOLOGIA GERAL Catarina Medeiros Bandeira BANANEIRAS
Alimentação Saudável.
Alimentação saudável.
Método científico Curso livre Semestral.
Vitaminas Fonte de energia.
Colégio Maria Imaculada
Alimentação saudável- Corpo saudável
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentos e Nutrientes
Elementos Químicos no Corpo Humano
BIOQUÍMICA Sais Minerais
Métodos gerais de análise
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
Alimentação.
Os elementos Químicos no corpo Humano
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
Sal mineral Função Sua falta provoca Fontes
Comer bem, para viver melhor!
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Curso Técnico de Enfermagem
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Nutrição na Gestação Curso Técnico de Enfermagem 2012
CITOQUÍMICA Compostos Inorgânicos Água e Sais Minerais
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
VITAMINAS Constituinte orgânico da célula
Sais Minerais Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por.
VITAMINAS São nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas.
Aula 9. Vitaminas e Minerais:
Professora Cristiane C. Camargo
Comer bem, para viver melhor!
Minerais.
Vitaminas.
ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS ALIMENTOS
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Sal Marinho versus Sal Comum. Ninguém imagina as grandes diferenças que existem entre ambos os sais. Um dá vida... o outro mata.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Ciências da Natureza Biologia Substâncias Inorgânicas e Orgânicas-Aula 2 Professor: Sérgio Mala.
Composição Química da Célula.  Componente mais abundante nos organismos;  Incolor, inodora e insípida  Propriedades QUÍMICAS da água:  Polaridade.
Vitaminas e Nutrientes
VITAMINAS.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Compostos químicos dos alimentos Trabalho realizado por: Rui Marques, 8ºC, nº 19. Professora: Isabel Abade

Introdução Através deste trabalho pretendo mostrar como é constituído o que comemos, o que tem de benéfico e de prejudicial, e por fim alguns exemplos de alimentos onde os podemos encontrar.

Flúor (F) Nutrição e Equilíbrio do Corpo combina-se com o fosfato de cálcio presente nos dentes, formando fluoropatita, muito mais resistente. Com isso os dentes ficam protegidos da ação corrosiva dos ácidos produzidos pela fermentação de bactérias da boca, evitando a cárie. É encontrado na água fluorada. A ingestão excessiva favorece o aparecimento de manchas nos dentes. Pode-se encontrar em alimentos como a cebola, o agrião, a couve-flor e os brócolos.

Potássio (K) Influencia a contração muscular e a atividade dos nervos. Participa, juntamente com o sódio e o cloro, ajudando a eliminar água em excesso do corpo e regulando o pH do sangue. Atua no metabolismo de carboidratos e proteínas. É encontrado em carnes, leite e muitos tipos de frutas, verduras e legumes. Estudos demonstram que dietas ricas em potássio previnem a hipertensão e doenças cardiovasculares; sua deficiência ou excesso pode levar a problemas cardíacos.

Sódio (Na) Importante no balanço de líquidos do corpo (atua na retenção de líquidos corporais); essencial para a condução do impulso nervoso. É encontrado no sal de cozinha, em alimentos marinhos, os de origem animal e industrializados. O consumo excessivo predispõe à hipertensão e sobrecarrega os rins.

Cobre (Cu) Atua na integridade cardiovascular, funcionando em equilíbrio com o zinco e a vitamina C na formação da elastina, uma proteína da pele. Encontrado no fígado, ovos, peixe, mariscos, chocolate, trigo integral e feijão. Se o consumo de vitamina C ou ferro for muito alto, há interferência no metabolismo do cobre.

MANGANÊS (Mn) Necessário para a ativação de diversas enzimas; importante no mecanismo de amadurecimento celular; ajuda o selénio a eliminar os radicais livres. Encontrado em cereais integrais, gema de ovo e vegetais verdes.

Cálcio (Ca) É o mineral mais abundante no corpo humano, sendo componente importante dos ossos e dos dentes. É essencial para a coagulação do sangue e necessário ao funcionamento normal de nervos e músculos, inclusive o cardíaco, bem como ao funcionamento normal da membrana plasmática (permeabilidade seletiva). Previne a osteoporose (degeneração óssea que ocorre principalmente em mulheres na idade pré e pós- menopausa e ajuda a reduzir a pressão arterial. É encontrado em vegetais verdes (pouca quantidade), leite e derivados, ostra, sardinha, soja. Os sinais de deficiência incluem cãibras, nervosismo, palpitações e unhas quebradiças.

Selénio (Se) Faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres (moléculas instáveis libertadas durante a produção de energia, que estão prontas para se ligarem a qualquer molécula que encontra pela frente, para roubar eletrões). Os radicais são acusados de causar o envelhecimento e várias doenças, como problemas no coração e câncer. Está associado ao metabolismo de gorduras e vitamina E. Encontrado na cebola, na carne, no peixe e frutos do mar em geral, em grãos, no leite e na água.

Molibdénio (Mo) Ajuda na eliminação de radicais livres e na conversão das gorduras ingeridas em outros outras facilmente metabolizáveis pelo organismo. Indispensável para que o organismo processe o nitrogénio, sendo essencial para o funcionamento normal das células. É encontrado em folhas verdes, legumes e cereais.

Ferro (Fe) componente da hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigénio) e enzimas respiratórias; fundamental para a respiração celular. Associado a proteínas e zinco, é essencial durante a fase de crescimento e na gravidez. A vitamina C pode aumentar a absorção de ferro em até 30%. Encontrado no fígado, coração, ostras, feijão, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes. Quantidades excessivas de zinco ou ingestão conjunta com cálcio interferem na absorção de ferro. Ferro em excesso aumenta a produção de radicais livres e está associado a doenças cardíacas. A sua deficiência provoca anemia, hemorragia intestinal e fluxo menstrual excessivo.

Zinco (Zn) Componente de muitas enzimas, atua em várias funções metabólicas vitais, como a digestão, estando relacionado à multiplicação celular; mantém os níveis sanguíneos de vitamina A; auxilia na cicatrização de ferimentos; faz parte da molécula de muitas enzimas antioxidantes. Encontrado em carne, ovos, peixe, crustáceos, leite e legumes, farelo de trigo.

Iodo (I) Componente que estimulam o metabolismo do corpo e controlam o fluxo de energia; ajuda no metabolismo de gorduras. Encontrado em frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios. Sua carência pode acarretar bócio (papo formado pelo crescimento da glândula tireóide), falta de memória, dificuldade de aprender a ler, cansaço diário e retardamento físico e mental (em crianças).

Fósforo (P) Sendo essencial para o armazenamento e transferência de energia nas células, indispensável à multiplicação celular. Componente dos ossos e dos dentes. Desempenha papel importante no metabolismo de gorduras e proteínas. Mantém a integridade do sistema nervoso central e dos rins. Auxilia o corpo na utilização de vitaminas. Encontrado em leite e derivados, carne, peixe, ovos, nozes e cereais. Tanto o excesso quanto a deficiência interferem na absorção de cálcio e no metabolismo.

Enxofre (S) Componente de muitas proteínas, essencial para a atividade metabólica normal; importante na conversão de alguns metais pesados tóxicos em compostos solúveis ou em água, ajudando na sua eliminação. Encontrado em carnes e legumes.