PROJETO AVANÇADO USOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais são os nossos objetivos?
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Comunicação Empresarial
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
Prof. Dirce Stein Backes
COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI
FACULDADE DOS GUARARAPES
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Gestão do Conhecimento
Estudos Orientados TI Aula 1
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ARQUITETURA E URBANISMo
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Curso de Docência Universitária
Aplicativos gráficos (Apresentação)
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Universidade Federal de Santa Catarina
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: a proposta do CURRÍCULO INTEGRADO
Percurso da Comunicação Aplicada
Cultura Organizacional
A Importância da Educação Continuada
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Santarém Março a Julho de 2007
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
REGISTROS.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E.
PROPOSTA 3 Objeto Volumétrico /relevos e texturas
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Componente Curricular
Componente Curricular
Profa. Reane Franco Goulart
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Programa EESC Sustentável USP Recicla
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Qualificação Profissional
A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo.
Professor Douglas Pereira da Silva
Como utilizar materiais descartáveis em favor da educação?
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Componente Curricular Arte
Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.
Transcrição da apresentação:

PROJETO AVANÇADO USOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS 2013.1 SUPERVISÃO NATHALIA SÁ CAVALCANTE nathalia.sa.cavalcante@gmail.com www.dinergia.pro.br/dsg1006

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO METODOLOGIA PROJETUAL

Alfredo Jefferson dsigner e professor Design PUC-Rio Alfredo Jefferson dsigner e professor Design PUC-Rio. Doutor em Engenharia de Produção COPPE/UFRJ. Especialista em Biônica & Design IED- Itália. Coordenador do Laboratório de Design Socioambiental PPGDesign, DAD PUC-Rio. Renata Mattos mestre em Design PUC-Rio. Profa. Design PUC-Rio. Profa. Supervisora da disciplina Projeto Básico Contexto e Conceito. Supervisora Núcleo de Inclusão das Pessoas com Deficiência PUC-Rio. Coord. Oficina de Tecnologia Assistiva do CVI-Rio. ANÁLISE DO CICLO DE VIDA IMPACTOS AMBIENTAIS RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DESIGN INCLUSIVO E UNIVERSAL

Cristina Vianna designer com especialização em encadernação Artesanal e artística, conservação e cartonagem. Professora Design PUC-Rio. Sócia Palmarium Encadernações de Arte Ltda. Renata Vilanova doutora Design PUC-Rio. Profa. Design PUC Rio. Ilustradora livros infantis. Premiações, participação em exposições de Artes. Projetos Design na Leitura. Monica Saddi doutoranda Design PUC-Rio. Professora Design da PUC-Rio. Experiência na área de moda. Projetos integrados entre arquitetura e moda. Design estratégico. REPRESENTAÇÃO EXPERIMENTAL REPRESENTAÇÃO MATERIAL

Rian Rezende cientista social UFRJ com ênfase em questões do trabalho e meio ambiente. Mestre Design PUC-Rio. Membro do LaDeH, (Laboratório de Design de Histórias) atua nas seguintes áreas: game design, inovação, narrativa, RPG e mídias digitais. Eduardo Andrade (Dudu) mestre Design PUC-Rio. Designer com experiência com vários tipos de materiais. INOVAÇÃO TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS MATERIAIS

OBJETIVOS PROJETOS CONCRETIZADOS LEITURA INTERDISCIPLINARIDADE INTEGRAÇÃO ENTRE HABILITAÇÕES CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOCIAL, AMBIENTAL, POLÍTICA E HUMANÍSTICA VALORIZAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO EXPERIMENTOS COM REFLEXÕES QUALIDADE DO PRODUTO AVANÇADO DOCUMENTAÇÃO

IMERSÃO (SENSIBILIZAR E DEFINIR) MARÇO PROPOSTA 30% FICHA / PEÇA GRÁFICA 40% ATIVIDADE 30%

CONCRETIZAÇÃO 1 (IMAGINAR E FAZER) ABRIL BANCA 40% 1ª PARTE RELATÓRIO 40% COLABORADORES 20%

CONCRETIZAÇÃO 2 (FAZER) MAIO “COISA” 40% 2ª PARTE DO RELATÓRIO 40% COMPROMETIMENTO 20%

VALIDAÇÃO (EXPERIMENTAR) JUNHO EXPO 30% RELATÓRIO FINAL 30% COLABORADORES 40%

TALHERES 1006 (LISTA BÁSICA DE MATERIAL) PAPÉIS BRANCOS E COLORIDOS (“CHAMEGUINHO” e “CREATIVE PAPER”) 1 BLOCO A4 DE PAPEL MANTEIGA 1 BLOCO A4 DE DESENHO (PAPEL BRANCO LISO) 1 PASTA COM ELÁSTICO PARA ARQUIVO DO MATERIAL RÉGUA DE AÇO ESTILETE TESOURA LAPISEIRA LÁPIS DE COR BORRACHA PINCEL+ 1 TIPO DE TINTA LINHA + AGULHAS COLA (BASTÃO, DE ISOPOR) BASE DE CORTE OU PARANÁ  

COMPETÊNCIAS IDENTIFICAR / CONTEXTUALIZAR OPORTUNIDADES SOCIOAMBIENTAIS RELEVANTES REFLETIR / ANALIZAR / POSICIONAR-SE CRITICAMENTE ESTABELECER PONTES ENTRE CONTEÚDOS TEÓRICOS A AÇÕES PRÁTICAS DESCONSTRUIR ESTERIÓTIPOS / DESAPEGAR DE CERTEZAS / RESSIGNIFICAR EXERCITAR POSTURA QUESTIONADORA OUSAR COM PERTINÊNCIA DESPERTAR PARA QUESTÕES ATUAIS / SENSIBILIZAR-SE SER CONSCIENTE DE SUA INSERÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS

ALGUNS PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO RELEVÂNCIA DINÂMICAS E EXERCÍCIOS COM PROFS DE CONTEÚDO CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E CONSCIÊNCIA DAS ETAPAS DE PROJETO EXPERIMENTOS E MODELOS QUALIDADE DAS APRESETAÇÕES QUALIDADE DO RESULTADO FINAL DE PROJETO AVANÇADO QUALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO

Algumas sugestões de leituras FRASCARA, Jorge Algumas sugestões de leituras FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2006. __________. El poder de la imagem. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2006. __________. Diseõ gráfico para la gente. Comunicaciones de masa y cambio social. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2000. MANZINI, Ezio e VelloziI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP __________. A matéria da invenção. Editora Porto, 1993. LANDWEHR, Klaus. Ecological Perception Research, Visual Communication, and Aesthetics. Berlin: Springer, C1990 PAPANECK, Victor. Design for the real word. Human Ecology and Social Change. New York: Pantheon Books, 1971. SIQUEIRA, Josafá Carlos de. Ética Ambiental. Rio de janeiro: PUC, 2009. THACKARA, John. Plano B. Saraiva Editora, 2008. KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves. São Paulo: Editora SENAC, 2005.