Caracterização dos Ciclos
2.º Ciclo DO 1.º CICLO… Monodocência Currículo globalizante … AO 2.º CICLO Pluralidade de Professores Nova organização curricular
Gestão dos percursos de aprendizagem Estabilização e consolidação Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio
Consolidação Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e língua escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.
Aquisição Alarga-se o repertório lexical. Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes.
Comunicação oral Observar critérios de desempenho Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)
Proficiência (1.º Ciclo) Leitura Aprofundamento Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1.º Ciclo) Apetência Autonomia Construção de sentidos Fluência Diversidade
Escrita Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal – critérios de elaboração dos textos Referenciais de 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções
Conhecimento Explícito da Língua CEL Actividades de descoberta, reflexão, explicitação, sistematização Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências