Caracterização dos Ciclos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Narrativas completas e outros textos Escola
Texto dramático e outros textos
Narrativas completas e outros textos Amizade
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Currículo e Formação Docente
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Língua de escolarização: estudo comparativo
Caracterização do 2º ciclo
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PROGRAMAS DE PORTUGUÊS
Anualização: problemas, critérios e propostas
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO
Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar
Implementação dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico
EBS de São Roque do Pico 10 de Março de 2010 Lurdes Simão
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Plano Nacional de Leitura

SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PNLD
Caderno Interfaces Curriculares
TIC 10º ano de escolaridade
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Adequação discursiva.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Replicação Metas Curriculares de Português
Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.
Programa de Português do Ensino Básico
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Língua Estrangeira Moderna
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Abrir o Apetite Poético
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Caracterização dos Ciclos

2.º Ciclo DO 1.º CICLO… Monodocência Currículo globalizante … AO 2.º CICLO Pluralidade de Professores Nova organização curricular

Gestão dos percursos de aprendizagem Estabilização e consolidação Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio

Consolidação Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e língua escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.

Aquisição Alarga-se o repertório lexical. Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes.

Comunicação oral Observar critérios de desempenho Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)

Proficiência (1.º Ciclo) Leitura Aprofundamento Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1.º Ciclo) Apetência Autonomia Construção de sentidos Fluência Diversidade

Escrita Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal – critérios de elaboração dos textos Referenciais de 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções

Conhecimento Explícito da Língua CEL Actividades de descoberta, reflexão, explicitação, sistematização Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências