O Dever da Transparência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Divulgação da IN 015/TCER-2005
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Avaliação do Plano Plurianual
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
Orçamento na CF/88 Princípios
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Lei de Responsabilidade Fiscal
Bases jurídicas para uma boa Administração
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
SIAFI e Informações Oficiais

AUDIÊNCIA PÚBLICA Prefeitura da Estância de Atibaia.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Programação financeira
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Aprovação das Contas do Inmetro
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda Audiência Pública 1º Quad Base Legal “§ 4º - Até o final dos meses de maio, setembro.
Ciclo de Planejamento PPA.
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Prestação de Contas 3º Quadrimestre OBJETIVO Demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do quadrimestre, de acordo com o § 4º do artigo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
2 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais, 2º Quadrimestre de 2006 Administração 2005/2008 Prefeito: Leonel José Martins.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Cronograma de Remessa Obrigatória de Documentos ao TCE/AP
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Prestação de Contas 1º Quadrimestre OBJETIVO Demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do quadrimestre, de acordo com o § 4º do artigo.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Transparência na Gestão Orçamentária e Financeira Governamental
Audiência Pública LOA 2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
1 Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2015 SECRETARIA DAS FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E.
Transcrição da apresentação:

O Dever da Transparência CONTROLADORIA SOCIAL O Dever da Transparência José Carvalho da Silva Neto

José Carvalho da Silva Neto “A corrupção não é uma invenção brasileira. Essa é a conclusão (tola e científica) a que cheguei depois de ler dezenas de livros sobre o assunto. O que talvez seja brasileiro neste assunto é a incompetência no seu controle”. Poeta Cronista Affonso Romano de Sant’ana José Carvalho da Silva Neto

até deixar de merecê-la". "A cidadania ganha, portanto, uma nova consciência política, e se liberta do medo que a oprimia perante o poder. O Estado, dali por diante, terá que saber com quem está tratando, quando atender aos cidadãos. Acabou a prepotência para intimidar o contribuinte e para a recusa em prestar informações. Qualquer brasileiro tem agora o direito de saber o que consta a seu respeito nos assentamentos das repartições públicas. Ninguém é mais suspeito até provar que merece confiança. É o contrário, todos são dignos de confiança, até deixar de merecê-la". (Editorial Vida Nova, Jornal do Brasil, 1º Caderno, 03.09.88) José Carvalho da Silva Neto

Minha consciência exige transparência na Administração Pública! Sou cidadão. José Carvalho da Silva Neto

CIDADÃO PODER JUDICIÁRIO CONTROLE INTERNO PODER LEGISLATIVO MINISTÉRIO PÚBLICO TRIBUNAL DE CONTAS

CIDADÃO PODER JUDICIÁRIO CONTROLE INTERNO PODER LEGISLATIVO MINISTÉRIO PÚBLICO TRIBUNAL DE CONTAS CIDADÃO

José Carvalho da Silva Neto QUE É CONTROLADORIA SOCIAL? É o conjunto de ações desenvolvidas no controle da administração pública, realizadas pelo cidadão, de forma organizada, com o propósito de contribuir na gestão eficiente, transparente e honesta dos recursos públicos. José Carvalho da Silva Neto

Fundamentação Legal da Controladoria Social Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. (art. 1°, § único, da Constituição Federal) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência. (art. 5°, LXXIII, da Constituição Federal) As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. (art. 31, § 3°, da Constituição Federal) Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. (art. 5°, XXXIII, da Constituição Federal) José Carvalho da Silva Neto

Fundamentação Legal da Controladoria Social Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União. (art. 74, § 2°, da Constituição Federal) Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis. (art. 204 e II, da Constituição Federal) Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1° do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais. (art. 9°, § 4°, da LRF) São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos (…). José Carvalho da Silva Neto

Fundamentação Legal da Controladoria Social A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e de discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos. (art. 48 e § único, da LRF) As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade. (art. 49, da LRF) Gestão orçamentária participativa. (Lei 10.257/2001, art. 4°, III, f - estatuto das cidades) José Carvalho da Silva Neto

QUE É SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLADORIA SOCIAL? Conceito de Sistema É um conjunto de partes ou órgãos interdependentes que interagem entre si.

QUE É SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLADORIA SOCIAL? Constitui um conjunto de componentes que, de forma integrada, fortalecerá a participação do cidadão na gestão dos recursos públicos.

Programas de informação a população Formas de organização social para o controle e fiscalização Programas/Ações claros e objetivos, que se possam medir a eficácia e a eficiência COMPONENTES DO SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLADORIA SOCIAL Espaços de comunicação governo-sociedade Espaços para denúncias Programas de capacitação e assessoria José Carvalho da Silva Neto

O Sistema Integrado de Controladoria Social tem como objetivos: Promover a informação junto à população de forma completa, tempestiva, confiável e acessível; Incentivar a atitudes de co-responsabilidades governo-cidadão; Contribuir para o fortalecimento dos processos de autogestão da população; Contribuir para o cumprimento das metas e indicadores das ações governamentais. José Carvalho da Silva Neto

O Teste da Transparência 1. Há participação popular no planejamento municipal (CF, art. 29, XII)?  Sim  Não 2. A organização do sistema de controle interno foi instituída mediante Lei (CF, art. 31, caput)? 3. O Município divulga, até o último dia do mês subseqüente ao da arrecadação, os montantes de cada um dos tributos arrecadados e dos recursos recebidos (CF, art. 162, caput)? 4. O Município dá publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens às compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação (caput, art. 16, Lei 8.666/93)? 5. O Município ao receber recursos dos órgãos e entidades da administração federal direta e as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista federais notificam os partidos políticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais, com sede no município, da respectiva liberação, no prazo de dois dias úteis, contato da data do recebimento dos recursos (art. 2º, Lei 9.452/97)? José Carvalho da Silva Neto

O Teste da Transparência 6. O Prefeito, o Vice-Prefeito, secretários municipais e todos quantos exerçam cargos eletivos, cargos ou empregos comissionados ou funções de confiança, chefias ou fiscalização, na administração direta, indireta e fundacional entregam, anualmente, não só ao Tribunal de Contas do Estado, como à unidade de pessoal dos órgãos a que se vinculam, cópia assinada da declaração apresentada, para fins de imposto de renda, ao órgão local da Receita Federal, no prazo de 15 (quinze) dias, no máximo, contado após a data fixada pela Receita Federal (art. 2º, caput, § 1º, Resolução TCE-PI nº 666/98)?  Sim  Não 7. Os montantes de cada um dos tributos arrecadados pelo Município e os recursos por ele recebidos são divulgados na home page intitulada “contas públicas” do Tribunal de Contas da União (www.contaspublicas.gov.br), até o último dia do segundo mês subseqüente ao da arrecadação (art. 1º, I e § 1º, Lei 9.755/98)? 8. Os relatórios resumidos da execução orçamentária são divulgados na home page intitulada “contas públicas” do Tribunal de Contas da União (www.contaspublicas.gov.br), até sessenta dias após o encerramento de cada bimestre (art.1º, II e § 2º, Lei 9.755/98)? 9. O balanço consolidado das contas do Município, suas autarquias e outras entidades, bem como um quadro estruturalmente idêntico, baseado em dados orçamentários (art. 111 da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964) é divulgado na home page intitulada “contas públicas” do Tribunal de Contas da União (www.contaspublicas.gov.br), até o último dia do terceiro mês do segundo semestre do exercício imediato àquele a que se referir, e o quadro baseado nos orçamentos, até o último dia do primeiro mês do segundo semestre do próprio exercício (art. 1º, III e § 3º, Lei 9.755/98)? José Carvalho da Silva Neto

O Teste da Transparência 10. O orçamento do exercício do Município e os respectivos balanços do exercício anterior (art. 112 da Lei nº 4.320, de 1964) são divulgados na home page intitulada “contas públicas” do Tribunal de Contas da União (www.contaspublicas.gov.br), sendo que os orçamentos até 31 de maio, e os balanços do exercício anterior, até 31 de julho de cada ano (art. 1º, IV e § 4º, Lei 9.755/98)?  Sim  Não 11. Os resumos dos instrumentos de contrato ou de seus aditivos e as comunicações ratificadas pela autoridade superior (caput do art. 26, parágrafo único do art. 61 § 3º do art. 62, arts. 116, 117, 119, 123 e 124 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993) são divulgadas na home page intitulada “contas públicas” do Tribunal de Contas da União (www.contaspublicas.gov.br), até o quinto dia útil do segundo mês seguinte ao da assinatura do contrato ou de seu aditivo, e as comunicações, até o trigésimo dia de sua ocorrência (art. 1º, V e § 5º, Lei 9.755/98)? 12. As relações mensais de todas as compras feitas pela Administração direta ou indireta (art. 16 da Lei nº 8.666, de 1993) são divulgadas na home page intitulada “contas públicas” do Tribunal de Contas da União (www.contaspublicas.gov.br), até o último dia do segundo mês seguinte àquele a que se referirem (art. 1º, VI e § 6º, Lei 9.755/98)? 13. São realizadas audiências públicas, durante os processos de elaboração e de discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos (art. 48, parágrafo único, LC 101/00)? José Carvalho da Silva Neto

O Teste da Transparência 14. As contas apresentadas pelo Prefeito ficam disponíveis, durante todo o exercício na Câmara Municipal e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e aprovação pelos cidadãos e instituições da sociedade (art. 49, LC 101/00)?  Sim  Não 15. O Relatório de Gestão Fiscal (quadrimestral ou semestral) é publicado até 30 (trinta) dias após o encerramento do período a que corresponde, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico (art. 55, § 2º, LC 101/00)? 16. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária é publicado até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre (art. 52, LC 101/00)? 17. São realizadas audiências públicas, obrigatórias para Município com mais de 50.000 (cinqüenta mil) habitantes, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, na comissão de orçamento e fiscalização ou equivalente da Câmara Municipal, sobre a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre (art. 9º, § 4º, LC 101/00)? José Carvalho da Silva Neto

Avaliação O Teste da Transparência 1. 17 questões corretas (questões de 1 a 17) – parabéns! A gestão é transparente e o gestor é consciente; 2. de 15 a 16 questões corretas (questões de 1 a 17) – representa o esforço na trajetória a gestão pública transparente; 3. até 14 questões corretas (questões de 1 a 17) – atenção! A gestão não é transparente e o gestor não é consciente. José Carvalho da Silva Neto

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA Processo de Gestão Sistema de Informações

CONTROLADORIA: INSTRUMENTOS

Processo de Gestão  PLANEJAMENTO  EXECUÇÃO  CONTROLE Contabilidade INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA Processo de Gestão  PLANEJAMENTO  EXECUÇÃO  CONTROLE Contabilidade Auditoria

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA PLANEJAMENTO

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA PLANEJAMENTO

SISTEMA ORÇAMENTÁRIO BRASILEIRO INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA PLANEJAMENTO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO BRASILEIRO Lei do Plano Plurianual Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei Orçamentária Anual

José Carvalho da Silva Neto INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA PLANEJAMENTO O que é o PPA? Planejamento Estratégico Desenvolvimento Sustentável Evolução da Gestão PPA Plano Plurianual Resultados Esperados Verificação da Efetividade Controle Social Possibilidade de Ajustes José Carvalho da Silva Neto

Diagrama de Identificação de Programa INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA PLANEJAMENTO Diagrama de Identificação de Programa Problema Objetivo + Indicador Causas C 1 C 2 C 3 Ações A 1 A 2 A 3 SOCIEDADE (Pessoas, Família, Empresas) José Carvalho da Silva Neto

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA EXECUÇÃO

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA EXECUÇÃO

Programação Financeira Limitação de Empenho Metas Fiscais INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA EXECUÇÃO Programação Financeira Limitação de Empenho Metas Fiscais Riscos Fiscais Resultado Primário Resultado Nominal Receita Corrente Líquida Reserva de Contingência

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA CONTROLE

INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA CONTROLE

CONTABILIDADE DE GESTÃO AUDITORIA DE GESTÃO INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA CONTROLE CONTABILIDADE DE GESTÃO C O E R Ê N I A AUDITORIA DE GESTÃO

Sistema de Informações INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA Sistema de Informações É o conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma seqüência lógica para o processamento de dados e tradução em informações, para com o seu produto, permitir à administração pública municipal o cumprimento de seus objetivos.