6 FÓRUM MULHER CONTABILISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA São Paulo, 06 de outubro de 2006 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Dr. Wellington Bega
Wellington C. B. Bega www.qualidadepropar.com Palestrante, psicanalista e consultor empresarial. Soluções Empresariais em Gestão de alta performance. Atuação em Motivação, Vendas, Marketing e Cultura Empresarial.
ESTILO DE COMUNICAÇÃO! “A falta de sinceridade se infiltra em todos os níveis da vida empresarial por uma simples razão: é mais fácil não dizer o que se pensa. Se a pessoa é franca, pode causar desconforto”. Jack Welch
CASE
e Consolidação da Marca FERRAMENTA UTILIZADA OBJETIVOS DO PROJETO Inteligência Competitiva Expansão da Carteira e Consolidação da Marca
1 CONHECENDO A EMPRESA etapa Diagnósticos Análise de Mercado Identificação Matriz SWOT Zona de Conforto Restrições Qualidade Adequada ao Uso Indicadores
2 PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO etapa Apresentação do Mkt -R Plano de Redução e Contenção das Despesas Marketing de relacionamento com os Clientes Internos e com os Clientes Externos
3 AÇÕES ESTRATÉGICAS etapa Central de Relacionamento Sistema de Comunicação Rápida e de Baixo Custo Análise de perfil (Headcount) Criação do Time de Relacionamento (Board)
CRONOGRAMA DO PROJETO 1 2 3 4 etapas agosto junho maio abril março Capitalização dos Resultados junho maio Ações Estratégicas abril Processo de Sensibilização março Conhecendo a empresa 1 2 3 4 etapas
RESULTADOS DO PROJETO Produtividade Anual 587 587 587 587 587 319 206 número de clientes 587 587 587 587 587 319 206 138 2003 2004 2005 2006 (até agosto)
Gestão – Sistemas da Qualidade – Desenvolvimento Organizacional PLACCIR... Gestão – Sistemas da Qualidade – Desenvolvimento Organizacional Planejamento Estratégico Liderança & Coaching Atitude Comportamental Comunicação Integrada Controle de Indicadores Inteligência Competitiva Relacionamento
Estratégias Atuais Estratégias Atuais Inteligência Competitiva Marketing de relacionamento Comunicação Integrada de Marketing Oceano Azul Blink Métricas (ROC)
Qual é o melhor C A M I N H O? C A M I N H O?
A cultura de escritório PASSADO PRESENTE A cultura de empresa especializada em soluções contábeis e empresariais A cultura de escritório de Contabilidade
O PERFIL DO CONTABILISTA! “O mercado altamente competitivo, a voracidade do Estado e a necessidade da atualização constante, mudou o perfil do contabilista”. Prof. Antonio Lopes de Sá
O PERFIL DO CONTABILISTA! “O profissional da contabilidade é o primeiro homem de uma estrutura organizacional, pois é ele quem acompanha todo o crescimento da organização”. Prof. Ynel Alves de Camargo
O PERFIL DO CONTABILISTA! “Devemos buscar transformar o contabilista brasileiro em um dos profissionais mais completos para o mercado de trabalho”. Maria Clara Cavalcanti Bugarim Presidente do C.F.C
Bentley College Empresário da contabilidade Istituto M. Tanari Oxford, EUA Istituto M. Tanari Bologna, Itália
O Grande Diferencial Cenário mundial e brasileiro TALENTO Dom HABILIDADE Dom + conhecimento COMPETÊNCIA Dom + conhecimento + prática METACOMPETÊNCIA Capacidade de ir além
EMPRESÁRIO DA CONTABILIDADE CONSULTORIA CONTÁBIL
A FORMAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS 5% 9% 7% 11% 43% 25% Fonte: Instituto Pró Marketing
PERSONALIDADES Edson de Godoy Bueno – Amil Samuel klein – Casas Bahia em VENDAS Edson de Godoy Bueno – Amil Samuel klein – Casas Bahia Edemar Cid Ferreira – Brasil Connects Ivan Zurita - Nestlé Antonino Cirrincione – Sodexho Pass Fonte ADVB
SUPREMACIA Alphaville Urbanismo S/A em VENDAS de 2006 Alphaville Urbanismo S/A Amil Assistência Médica Internacional American Express do Brasil S/A Banco Panamericano S/A Bradesco Vida e Previdência Fonte ADVB
MESTRES EM COLA ADMINISTRAÇÃO 56% ENGENHARIA 54% FÍSICA E QUÍMICA 50% Alunos campeões em fraudes MEDICINA 49% DIREITO 45% ARTES 43% Fonte: Academy of Management Learning & Education
MERCADO
OS DESAFIOS DA ATUALIDADE... Tempo Real – “Fast” Bio-tecnologia e nano-tecnologia NF - e , e - CPF, e - CNPJ, e - assinatura Gestão Eletrônica de Documentos Escrituração Cont / Fiscal Eletrônica Certificação Digital Sped Contábil e Fiscal Alvará on-line Consultoria Contábil B 2 B CONTABILIDADE EM TEMPO REAL
30 obrigações acessórias ao mês 200 a 300 Darfs ao mês 70 mil empresas autuadas por erro nas informações à Receita Federal De 1988 a 2006 foram editadas 3,5 milhões de normas
PROFISSIONAL CONTÁBIL Organização Resultados Identidade X Imagem ALTERIDADE Importante X Fundamental Passividade X Agressividade
GESTÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL Organizacionais Sistêmicas Comportamentais Marketing Marketing Marketing
ATRATIVIDADE – ASSERTIVIDADE Produto – Preço – Ponto de Venda – Promoção Competência – Confiabilidade – Confidencialidade COMPETITIVIDADE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
A SUA EMPRESA TÊM? QUALIDADE INSTITUCIONAL DIFERENCIAIS CONTABILIDADE EM TEMPO REAL INTELIGÊNCIA DIGITAL SOLUÇÕES EMPRESARIAIS INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
www.vpsa.com.br Contabilidade em Tempo Real
MARCAR PRESENÇA
PERFIL EM ALTA Formação de excelência Inovação consciente Receptividade à mudanças Planejamento contínuo Espírito empreendedor Relacionamento
OPINIÃO DE ESPECIALISTA O atributo “presença” pode ser desenvolvido
VALORES
AUTO-CONFIANÇA
O PROCESSO DA VENDA PESSOAS ATUAIS NECESSIDADES RENTABILIDADE
Foco no gerenciamento contábil e empresarial SOLUÇÕES GERENCIAIS Gestão Integrada (A-F-O) Controladoria Operacional Foco no gerenciamento contábil e empresarial Planejamento (T–E) Controles Gerenciais Formação de preços e custos Formatação de franquias Fonte: Bain & Company
SENSAÇÕES
Tecnologia Equilíbrio Relacionamento
Web marketing Inteligência Digital Board G E O NETWORKS
Relacionamento Cliente com a Solução
Níveis de relacionamento... Básico, sem acompanhamento posterior Reativo, incentiva o cliente a ligar quando precisa Confiável, acompanhamento posterior Pró-ativo, liga de tempos em tempos Parceria, mantém relacionamento intenso
VILÕES DO TEMPO Reunião sem planejamento E-mail, em média 3 horas Navegação sem foco Paradas no corredor Interrupções diárias Telefonemas Não entrar num acordo
Financeiro e Social Estrutural Financeiro e Social Oportunidade Consumidor Baixa personalização Foco no preço Baixa competitividade Fornecedor Cliente Média personalização Foco na comunicação Média competitividade Parceiro de sucesso Parceiro de negócios Elevada personalização Foco no relacionamento Alta competitividade
EMOÇÕES
INOVAÇÃO Lançamento em 2006: DVR
TEMPO... O rápido engole o lento...
Onde queremos CHEGAR? TENHA FOCO!!! 6
GESTÃO DO CONHECIMENTO
SETORES QUE ENCOLHERAM Período entre 1995 e 2006 Vestuário ................................ 51% Alimentação especializada .... 36% Fast food ................................ 23% Automotivo ............................. 15% Fotografia e gráfica ................ 12%
SETORES DE CRESCIMENTO Período entre 1995 e 2006 Saúde e beleza ............ 69% Educação...................... 57% Acessórios pessoais .... 32% Hotelaria e turismo ...... 19% Serviços ....................... 16%
Internet no Mundo 4,5 bilhões de usuários hoje 3,1 bilhões de páginas (cresce 9 milhões de páginas por dia) A largura da Banda triplica ano a ano O custo de armazenamento de dados cai ano a ano Os processadores dobram de potência a cada 18 meses Fonte: Cyvellane (USA)
WAP - Internet sem fio 14 milhões de aparelhos hoje 20 milhões em 2007 Fonte: International Data Corporation
(Avaliação do reajuste social) STRESS Escala de Holmes-Rahe (Avaliação do reajuste social)
DISPOSTO À APREENDER
CRIANÇA
* CRIATIVIDADE * Quebrar paradigma Sair do lugar comum Inovar
COMUNICAÇÃO Linguagem PALAVRA Verbal Não Verbal falada escrita Gestos, sons, luzes, cores, expressões faciais, expressões corporais, desenhos, vestimenta... falada escrita
A T I T U D E A T I T U D E
PLANEJAMENTO DE MARKETING
RAZÕES PARA O FRACASSO... Incompetência profissional; O não cumprimento de promessas; Comodismo; A dificuldade de se relacionar; A falta de agilidade; O MAU HUMOR...
RAZÕES PARA O SUCESSO ... Atitude e planejamento Receptividade à mudanças Cumprir com rapidez o que prometer Ter diferencial BOM HUMOR
O CRC - SP acredita em: consultoria contábil, tecnologia, contabilidade em tempo real, mundo digital, razão e sensibilidade juntas e na sua maior conquista...
Você... MULHER CONTABILISTA
Wellington C. B. Bega contatos: Técnico: (12) 8111-1133 www.qualidadepropar.com contatos: Técnico: (12) 8111-1133 Comercial: (12) 3941-6600 bega@qualidadepropar.com