A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Advertisements

AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
Assistência Farmacêutica no SUS.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Jacqueline de Aguiar Barros
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Assistência Farmacêutica
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
Atribuições do Farmacêutico
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Os Programas de Provimento:
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ CURITIBA 2012 Suzan Mirian do P. Alves.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
Enfermagem em Trauma e Emergência
Assistência Farmacêutica
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
PORTARIA Nº 1.073, DE 23 DE JULHO DE 2015 FLEXIBILIDADE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR

Rede pública de farmácias no PR No SUS-PR há 509 farmácias/CAF de serviço público com farmacêutico em 392 dos 399_ municípios no Paraná registradas no CRF-PR.* Em dezembro de 1999 eram 62!. No CNES constam apenas 41 Serviços Farmacêuticos Básicos e 28 Farmácias Especiais no Paraná. A fiscalização do CRF-PR constatou 1299 unidades de Saúde que dispensavam medicamentos sem inscrição no CRF-PR em 2011 Todos os municípios possuem pelo menos uma farmácia cadastrada no CRF-PR e apenas 07 estão com sua farmácias em situação irregular perante o CRF-PR. * Dados de julho de 2012 excluído Farmácias hospitalares

Evolução do nº de Farmácias/CAF de Serviço Público Registradas no CRF-PR Inclui CAF, centros de orientação, etc. Farmácias da União, Estado e Municípios Por isso há diferença entre o número de Farmácias Fonte: CRF-PR * Até julho 2012

Evolução do nº de municípios com pelo menos uma farmácia com farmacêutico Fonte: CRF-PR * Até julho de 2012

Situação da A.F. no Paraná (Julho de 2012) Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Contribuíram para este Avanço Política Nacional de Medicamentos em 1998 Controle Social, reivindicações nas várias conferências municipais, estaduais e nacionais de saúde, com destaque para a I Conferência Nacional de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica em 2002; Política Nacional de Assistência Farmacêutica em 2004 Exigências do Consórcio Paraná Saúde; Implantação do Programa Farmácia do Paraná Implantação do programa QualifarSUS

Isto seria de 8 a 10 horas/farmacêutico por 10.000 habitantes Carga horária recomendada para Farmacêutico na Assistência Farmacêutica pública (para atendimento aos pacientes) A Comissão considera que a carga horária mínima recomendada seria de 8 a 10 horas para cada 10.000 habitantes; O CFF, nas oficinas regionais está adotando 8 horas para cada 7.000 habitantes. Isto seria de 8 a 10 horas/farmacêutico por 10.000 habitantes

O que esta C.H. Permite: Supervisão de atividades. Carga horária recomendada para Farmacêutico na Assistência Farmacêutica Pública O que esta C.H. Permite: Supervisão de atividades. Gestão do Ciclo (seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição) Promoção do Uso Racional de Medicamentos Atendimento individualizado em casos específicos.

Esta C.H. Não permite: Acompanhamento de todos os pacientes; Carga horária recomendada para Farmacêutico na Assistência Farmacêutica pública Esta C.H. Não permite: Acompanhamento de todos os pacientes; Dispensação individualizada pelo farmacêuticos aos pacientes. Implantar um Programa de Atenção Farmacêutica.

Média Horas farmacêutico por 10 Média Horas farmacêutico por 10.000 habitantes nos 392 municípios com farmacêutico no CRF-PR * Dados junho de 2011 Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

População residente nos municípios do Paraná Fonte: DataSUS

Hora/farmacêutico nos municípios do Paraná Todas, inclui as Regionais Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Hora/farmacêutico nos municípios do Paraná na atenção básica Somente municípios Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Somente Regionais de Saúde / Estado Hora/farmacêutico por 100.000 habitantes na Regionais de Saúde do Paraná na ALTA COMPLEXIDADE/CUSTO Somente Regionais de Saúde / Estado Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Número de farmacêuticos nos municípios do Paraná Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Número de farmacêuticos nos municípios do Paraná Atualmente há 607 farmacêuticos com responsabilidade técnica (Diretor ou Assistente) em farmácias públicas do Sistema Único de Saúde. Fonte: CRF-PR

Relação do nº de Farmácias de SP por 10.000 habitantes UF Brasil

Média de farmácias regulares por município - UF Brasil

Número de farmácias públicas regulares nos municípios do Paraná (todas) Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J. dados de julho de 2012

Número de farmácias públicas nos municípios do Paraná - somente municípios Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J. - dados de julho de 2012

Número de farmácias públicas nas Regionais de Saúde do Paraná – ALTA COMPLEXIDADE Regularizadas no CRF-PR Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J. - dados de julho de 2012

Número médio de farmácias públicas nos municípios do Paraná Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Demanda de Farmacêuticos para a Atenção Básica no SUS Na perspectiva de um farmacêutico a cada 10.0000 habitantes, haveria demanda no estado do Paraná de aproximadamente: Mais de 1.000 Farmacêuticos

Número de Centrais de Abastecimento Farmacêutico (distribuidoras Públicas) Dos 32 municípios com mais de 50.000 habitantes, apenas 15 possuem CAF regularizada no CRF-PR Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Número de CAF’s em Regionais de Saúde do ESTADO Regulares no CRF-PR (distribuidoras Públicas) Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Hora/farmacêutico por 100 Hora/farmacêutico por 100.000 habitantes nas CAF’s das RS Distribuidoras públicas do Estado Fonte: CRF-PR/CAFSUS – Gazzi, B.J.

Obstáculos à melhoria da Assistência Farmacêutica no SUS Muitos municípios com sérios problemas estruturais nas Farmácias e Centrais de Abastecimento Farmacêutico: Ausência de financiamento “específico” para estruturação da AF no SUS que contemple a exigência de Farmacêutico; Previsão de 15% para estruturação não é cumprida / utilizada na maioria dos municípios

PROBLEMAS ARMAZENAMENTO FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

IDEAL ARMAZENAMENTO FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

ARMAZENAMENTO IDEAL FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Ciclo da Assistência Farmacêutica DESENVOLVIMENTO VIGILÂNCIA SANITÁRIA REGISTRO PRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA ADMINISTRAÇÃO SELEÇÃO Gerenciamento Informação Uso Racional PROGRAMAÇÃO ATENÇÃO FARMACÊUTICA Explicar o ciclo da Assistência farmacêutica Ressaltar que a dispensação e o uso de medicamentos é apenas uma das etapas deste ciclo, que é complexo e interdependente. DISPENSAÇÃO PRESCRIÇÃO AQUISIÇÃO ARMAZENAMENTO DISTRIBUIÇÃO

Farmacêuticos acumulam várias atividades da AF nos municípios, principalmente nos de menor porte; Atividades gerenciais do ciclo da AF geram grande demanda aos farmacêuticos prejudicando a execução das atividades da gestão clínica dos medicamento a atenção farmacêutica; Desconhecimento dos gestores dos riscos relacionados à AF – “Qualquer um pode dispensar medicamentos!”; Dificuldade em cumprir a pactuação de promoção do uso racional de medicamentos

Obstáculos à melhoria da Assistência Farmacêutica no SUS Resistências de outros profissionais de saúde Medicamento ainda ligado a programas Resistência a tornar a AF no SUS mais organizada e transparente. Não há exigência de cadastro das farmácias e demais unidades de dispensação de medicamentos no CNES

Obstáculos à melhoria da Assistência Farmacêutica no SUS Falta visibilidade ao profissional farmacêutico Não há códigos no SIA/SUS para as atividades de dispensação, orientação farmacêutica, seguimento farmacoterapêutico, atenção farmacêutica, promoção do uso racional de medicamentos.... Farmacêutico profissional tímido

Contamos com o apoio do Conselho Estadual de Saúde para continuar melhorando a Assistência Farmacêutica no Estado do Paraná!

Você pode escolher um caminho fácil ou difícil, mas se não o percorrer não alcançara o seu objetivo. ‘ Muito obrigado! Comissão de Assistência Farmacêutica Benvenuto Juliano Gazzi no Serviço Público – CRF-PR