SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPITAL SOCIAL DA S.A. E POSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO
Advertisements

AUDITORIA.
Visão Geral da Administração Financeira
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
Direito Empresarial I Aula 16
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Investimentos – Parte 2 ”
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
5. Ações Ações: Definições SAs
Iniciando um negócio... A organização do negócio
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Profº André Augusto.
Demonstrações Contábeis
Contabilidade Geral Celso Mesquita Celso Mesquita.
INVESTIMENTOS Gabriela Repke Letícia Gonçalves Fernando
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Direito Empresarial – Comandita por Ações
SOCIEDADE ANONIMA.
Direito Empresarial 4ª Aula
Análise Fundamentalista
Demonstrações Contábeis
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Trabalho: Comandita por Ações
Dividendo Obrigatório
SOCIEDADE ANÔNIMA PROF. WILIAM CARVALHO. -C.S. DIVIDIDO EM AÇÕES -SOCIE// CAPITAL NÃO DE PESSOAS -RESPONSABILIDADE LIMITADA À SUBSCRIÇÃO OU AQUISIÇÃO.
6 - Mercado de Capitais: Componentes, processos e negociações.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Constituição da sociedade anônima
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
TIPOS DE EMPRESAS.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Mercado de Capitais.
SOCIEDADE ANONIMA.
Administração Financeira
SOCIEDADE ANÔNIMA.
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
R E S E R V A S.
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos TÍTULOS do MERCADO de CAPITAIS 1.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
O ciclo de vida de uma empresa A maioria das empresas começa suas atividades como uma sociedade limitada. Na sequência, conforme cresce, pode tornar-se.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade V Mercado de Capitais e Bolsa de Valores.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
Ponto 8 A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. “O EMPRESÁRIO E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA SÃO OBRIGADOS A SEGUIR UM SISTEMA DE CONTABILIDADE, MECANIZADO.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
SOCIEDADE ANÔNIMA RESERVAS E DIVIDENDOS PROF. WILIAM CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Integrantes: Marcilio Sarcinelli Jr Alex dos Santos

CONCEITO Sociedade empresarial constituída por capital social dividido em ações, aos quais os sócios, chamados acionistas, respondem pelas obrigações sociais até o limite do preço de emissão das ações que possuem. (Lei 6404 de 15/12/1976)

HISTÓRICO Consideram-se que as primeiras sociedades anônimas foram formadas dentro das famílias, que constituíam seu próprio negócio para a obtenção de capital. No Século XVII essas empresas passaram a permitir que pessoas que não fossem da família também fizessem parte do negócio

HISTÓRICO Com a exploração do Novo Mundo, a necessidade da exploração de novas terras e altos investimentos, levou à união do capital social com o capital privado, e divisão do capital em frações. Cada contribuinte ganhava um comprovante de participação, que gerava direito de ação contra a companhia (lucros e capital investido)

CARACTERÍSTICAS É considerada uma sociedade de capitais, ou seja, nela o que importa é a aglutinação de capitais, e não a pessoa dos acionistas A divisão do capital é feita em partes iguais chamadas de ações A responsabilidade dos acionistas se restringe ao valor das ações adquiridas. Livre cessibilidade das ações (ações podem ser livremente cedidas)

CARACTERÍSTICAS Uso exclusivo de denominação social ou nome fantasia (não utiliza firma ou razão social) Pode ser companhia aberta ou fechada Formada por no mínimo dois sócios (acionistas) Para constituir uma Sociedade Anônima, o faturamento anual da empresa deve ser superior a R$ 120.000.000

CARACTERÍSTICAS Uma parte dos lucros deve obrigatoriamente ser dividida entre os acionistas, sendo a outra parte dividida para compor a reserva legal e a reserva de contingência O valor da porcentagem do lucro a ser dividido entre os acionistas deverá ser decidida em Estatuto ou Assembléia, não podendo ser inferior a 25% do lucro líquido.

SOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA Conhecidas como empresas de capital aberto, onde a idéia é liberar a venda de títulos (ações) para o público em geral. Necessita de registro de emissões de títulos na Comissão de Valores Imobiliários (bolsas de valores, corretoras, instituições financeiras) Necessita de intermediação de uma instituição financeira

SOCIEDADE ANÔNIMA FECHADA Conhecidas como empresas de capital fechado, sendo o capital social também dividido em ações, mas que são negociadas internamente Para a negociação das ações, necessitam da aprovação dos acionistas, através de assembléia geral ou por escritura pública.

VANTAGENS PARA A EMPRESA Ampliação da base de captação de recursos financeiros e de seu potencial de crescimento Maior flexibilidade estratégica - liquidez patrimonial Imagem institucional - maior exposição ao mercado Restruturação societária Gestão profissional  Relacionamento com funcionários

DESVANTAGENS PARA A EMPRESA Custos para a mudança (Legais e Institucionais, Publicidade, etc) Qualidade da informação (maior rigidez na fiscalização, princípios contábeis, divulgação de resultados, etc)