PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
OFICINA 3 PESQUISA EXPLORATÓRIA
Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Lev Semenovich VIGOTSKI
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Teorias de Desenvolvimento
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
Sócio interacionismo vygotsky.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE O OLHAR DOS TEORICOS
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. Educadora: Bárbara Coelho. Alunos: Daniela Bulcão, Erick Farias, Isabela Araújo, Rosieane Mercia e Valber Teixeira Data: 08/08/2012

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VYGOTSKY E AS TECNOLOGIAS

Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896,  viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos.

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO Vygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Ambos são construtivistas, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Vygotsky sócio-interacionista: destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Piaget interacionista: Dá valor a interação do homem sem a devida importância à situação social e ao meio.

Trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura e deficiência física e mental.

FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO HUMANO Cérebro: base biológica-limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Funções Psicológicas Superiores (linguagem, memória), construídas ao longo da história social do homem. As FPS. referem-se: processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Zona de desenvolvimento proximal: distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto; potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoas; ou seja, distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. Zona de desenvolvimento Potencial: a capacidade de aprender com outra pessoa. Zona de desenvolvimento real: já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria.

Tema para discussão É possível compreender o computador e a internet como instrumentos culturais de aprendizagem? “Como instrumento informático o computador é um operador simbólico, pois seu próprio funcionamento depende de símbolos.” VIGOTSKY não relaciona a tecnologia com as mídias digitais, porém, em suas obra apresenta o conceito de tecnologia a partir da critica aos jogos interativos simbólicos de Piaget.

Tema para discursão Instrumentalização: Os computadores poderiam ser considerados como mediador? Mediador simbólicos?

REFERÊNCIAS VYGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1987. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988. VYGOTSKY, Luria. Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, 1977. VYGOTSKY, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988. www.enscer.com.br/capacitacao/oficinas/portf2.php - 10k