OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios Atuais decorrência do Envelhecimento Populacional
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Políticas Públicas e Álcool
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAP. 24 Prof. Carlos Magno
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Envelhecimento humano
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Campanha da Fraternidade 2012
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Componentes: Izabella – Hanna – Laura – Nara – Tamara
Economia e Gestão da Saúde
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
NME – Novos Modelos de Empresas
Grupo: Plano de Saúde Prof: Jose Miguel Sacramento NME – Novos Modelos de Empresas Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Público: Classes B e C Grupo.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Vigilância das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
NOAS.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Sistema de Saúde Suplementar
Enfermagem em Trauma e Emergência
Sistema de atenção suplementar no brasil
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
Epidemiologia e Profilaxia J.A.L.Marinho Sistema de Saúde.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Associação Brasileira
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Hiperdia Tarsila Cunha.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Prof. Me. Paulo Henrique de Souza Corrêa Saúde noBrasilSaúde noBrasilSaúde noBrasilSaúde noBrasil Direito do Cidadão e Dever do EstadoDireito do Cidadão.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE

Saúde no Brasil A Saúde no país mudou expressivamente nos últimos anos, com aumento da expectativa de vida, redução da mortalidade infantil, aumento da cobertura vacinal, erradicação de doenças e incorporação de tecnologias de ponta; As transformações evoluíram alterando os indicadores epidemiológicos e econômicos do país; Aumento das necessidades e demanda = Aumento dos custos com a saúde.

“Nas últimas décadas, tem havido uma crescente demanda científica, social e política na área de Saúde em busca de métodos mais eficazes de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças.”

SUS Universalizar o atendimento; Assegurar a toda a população o direito de atendimento médico, exames, internações e diversos tratamentos; Financiamento do SUS: recursos arrecadados por meio de impostos e contribuições sociais pagos pela população; Recursos Governo Federal, Estadual e Municipal;

Cenário da Saúde Crise no sistema de saúde; Insatisfação Usuários; Profissionais de Saúde; Hospitais. Planos privados de saúde;

"É necessário um reordenamento do destino dos atuais gastos, priorizando o investimento em setores que dinamizem o setor.” Lígia Bahia, professora de Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 "Os gestores do SUS são, em sua maioria, indicados por motivos políticos, mas a saúde é uma área que requer conhecimento técnico amplo em todas as etapas: planejamento, execução e avaliação dos resultados“ Não é uma coisa que qualquer profissional – que não de carreira – pode fazer". Newton Lemos, consultor em Serviços de Saúde da Organização Mundial da Saúde.

Cenário da Saúde O rápido crescimento da população de idosos vem produzindo grande impacto no sistema de saúde, com elevação dos custos e da utilização dos serviços; Tem maior susceptibilidade em adoecer em comparação com adultos e jovens; O maior fator de risco é a idade; Aumento do número de doenças crônicas; Prevenção das doenças.

Preocupações Quais os padrões das doenças? Custos crescentes; O modelo assistencial é adequado? As políticas são eficientes para suprir as demandas? Profissionais habilitados são o suficiente? Existe prevenção?

“ A partir da demanda, a utilização dos serviços irá se realizar na dependência da disponibilidade de serviços e recursos humanos, da facilidade de acesso, das formas de financiamento e remuneração aos prestadores.”

Paradoxo da Medicina Atual A medicina avança e adoecemos mais !

Avanços na Medicina: Medicamentos Tecnologia Educação Aumento das Doenças Crônicas: Câncer Doenças do coração Doenças articulares Doenças neurológicas 2000 1940

A Prevenção traz mais benefícios Tratamento Benefício Detecção precoce Benefício Prevenção Benefício

“O mundo desenvolvido se tornou rico antes de se tornar velho “O mundo desenvolvido se tornou rico antes de se tornar velho. Países em desenvolvimento estão se tornando velhos antes de se tornarem ricos.”