Cidade Bilíngüe Desafios para implementar o Método Direto de ensino de línguas estrangeiras em Petrópolis
Emenda João Pedro Figueira
Oportunidades Curtíssimo prazo são: Curto prazo Contexto econômico Eleições mudanças Mitigar fractais sociais Curto prazo Estimular trocas entre novas gerações Tanto no coletivo quanto individual Contexto econômico Promover municípios e o entorno Imperial Comunicação extralingüística econômica
No Longo Prazo teremos... Copa Mundial de Futebol (2010 e 2014) Audiência maior do que as Olimpíadas Exemplos Asiáticos Jogos Olímpicos da Era Moderna Londres 2012 Se o Futebol ganhar ouro Olímpico... Destinos – hoje – do Turismo Regional Consolidar posição sem politizar o mérito Enaltecer a nobreza sem preconceitos
Destaques oportunistas Quanto ao Clima Olímpico Ambiental Quanto ao Analfabetismo Redução Mitigação Quanto a Sustentabilidade Econômica no curto e médio prazos Longo Prazo
Método Direto – 1/2 Fundamentos Estudos recentes sobre o cérebro Eram os deuses astronautas? 1968 Pirâmides no Egito e nas Américas Teotihucán (metrópole dos deuses) Estudos recentes sobre o cérebro Área das linguagens – um grande salão Retenção quando jovens e quando adultos Seqüenciamento do DNA, (1995) 2003
Método Direto – 2/2 Além de astronautas os deuses... Falam mais de uma língua e dialetos... Usam menos do que 9% do cérebro Mas quantos são 100%? São necessários dois componentes: Necessidade & Motivação Isoladamente o método não funciona Os benefícios do Projeto são:
Mas... antes do benefício... Responder 5 quesitos (Peter Drucker) Qual é nossa missão? Quem é nosso cliente? O que nosso cliente valoriza? Quais são nossos resultados? Qual é nosso plano? Mas a pergunta aos governantes é: Se a verba não “entrar”? Declinar? Nunca!
Missão é refletir sobre o futuro! Ou não existe futuro? Então, qual é a missão municipal? Qual é nossa missão atual? Quais são nossos desafios? Quais são nossas oportunidades? A missão precisa ser revista? Minha missão: repassar expertise 2016 chegou! Como 2007? Esperança só? Qualidade da missão de quem terá sete anos a mais é o meu foco!
Cliente ou carente? Será que o cliente realmente carece? Quem são nossos clientes primários e secundários? Como nossos clientes irão mudar? A pergunta então será: Como nossos clientes irão falar – comunicar-se numa segunda língua? Por que em inglês? O Perfil do Cliente
Valores humanos, naturais e Reais (R$) ao Município (*) Valorizam também a fome do saber? O que acreditamos que nossos clientes primários e secundários valorizam? Como será minha participação para a aquisição desses conhecimentos? Valores x Voluntários = Vencer Custo estimado R$12,50/hora (*) (*) Sem contabilizar com os investimentos dos parceiros do futuro
Resultados 2010, 11,..., 16... Sonhar com resultados numa segunda língua é o sinal de um retorno seguro! Como definimos os resultados? Estamos nos saindo bem? Como deveríamos definir os resultados? Tangíveis x Intangíveis = Importância Cultura (Intangível) aonde uma segunda língua é o resultado esperado e aprimora a primeira.
Planejamento 2010 a 2016... Planejar arestas colocadas num plano! A missão deve ser alterada? Quais são nossas metas? Marketing x Operacional = Negócios Acompanhamento Sistemático de Metas E quanto a implementação do Plano? Apoiar o município com expertise Voluntariado
Antes, implemente parceiros Metodologia requer disciplina Registro sistemático para acompanhar: Avaliação do desempenho Treinamento de instrutores Não chamamos de professores Feedback Parceiros LNCC, ONG, LAN’setctera Brasil do futuro é coisa do passado Invista no presente do futuro
Idéia é antecipar 2016 em 2010 (fim da 1ª parte)