DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
LETRAMENTO.
Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de Pós-graduação em Letras
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
CRITICAL LITERACY.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Santiago Alves de Siqueira
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Docente: Edson Alencar Silva
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Universidade Federal do Amapá
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Orientação Técnico-Pedagógica
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Faculdade de Educação de Costa Rica
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
LETRAMENTO E O FORTALECIMENTO DAS VIRTUDES CRUZ ALTA 2014
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Alfabetização e Letramento
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Projeto de pesquisa apresentado
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Trabalho de Conclusão de Curso
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Projeto de Pesquisa: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Letícia Bastos Mendes Disciplina: Pesquisa em Educação

Problemática Problemática: Alfabetização e Letramento Problema: A partir de análise da produção teórica entre 1990 e 2010 nas áreas de pedagogia e linguagem, em especial das contribuições dos “Novos Estudos do Letramento”, diagnosticar quais aspectos são apontados como fator de aproximação e distanciamento entre os conceitos de Letramento e Alfabetização, e as consequentes implicações pedagógicas levantadas pelos autores.

Justificativa Investigação surge de: Experiência pedagógicas proporcionadas pelo Curso de Pedagogia. Observação da prática pedagógica quanto ao ensino da língua escrita e falada em turmas de 1º ano dos Anos Iniciais. Estudos realizados nas disciplinas de Linguagem e Educação. A fim de realizar pesquisa posterior relacionado a métodos de alfabetização, essas pesquisa possibilita identificar as principais concepções filosóficas e pedagógicas intrínsecas a estes.

Objetivos específicos Identificar as aproximações e distanciamentos entre os conceitos de alfabetização e letramento. Investigar as elaborações teóricas e práticas pedagógicas ligadas aos conceitos de alfabetização e letramento. Levantar o histórico do debate teórico quanto à área de alfabetização, letramento, e conceitos afins como: alfabetismo, alfabetização, métodos.

Metodologia Pesquisa qualitativa - bibliográfica. Entrevistas semi-estruturadas com professores da área linguagem e pedagogia. Levantamento de obras produzidas entre 1990 e 2010 com foco na conceitualização quanto à Letramento e Alfabetização (e afins, como: alfabetismo, analfabetismo). Seleção de obras a serem fichadas e analisadas. Organização de esquema em que se apresente as concepções que embasam as formulações dos autores, pontos centrais, em especial, relação feita entre os conceitos abordados na pesquisa. Relacionar e contrapor informações, organizando em texto dissertativo com foco nos distanciamentos e aproximações levantados pelo autores investigados quanto aos conceitos centrais da pesquisa Escrita do texto final, com análise crítica construindo questões a serem aprofundadas em pesquisas posteriores.

Estado da Arte

Referências SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008. KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Kleiman, Angela (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. P. 15-61 PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações. Dissertação de mestrado. UFRGS. 2008