Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop “Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
4ª. REUNIÃO DE COORDENAÇÃO GERAL DA BVS RELATORIA DA REUNIÃO DO GT ODONTOLOGIA.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Reunião com Unidades Universitárias - Assuntos Gerais sobre a Avaliação Institucional UFRGS – 05/04/2011 Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Universidade.
Secretaria de Estado da Saúde
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Secretário Nacional de Juventude
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
I Simpósio de Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas – OFICINA DE TRABALHO Dizer que ficamos honrados com o convite do TCE/AM.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Propriedade Intelectual
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Workshop “Atuação Internacional da Embrapa”
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA (RCIpea)
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
Cooperação Técnica para
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Monitoramento e Avaliação
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Grupos temáticos e difusão do conhecimento. Antecedentes Primeira reunião de alinhamento estratégico com gestão atual da APEX – 2007 (workshop) Boa vontade.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
 .
Cooperação Técnica Internacional Alfredo A. C. Alves Coordenação de Cooperação Técnica Embrapa/SRI 09 Out 2013 Workshop sobre Atuação Internacional da.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
REUNIÕES REGIONAIS.
10/Setembro/2015 PROFISCO II (BR-X1039) Linha do Tempo.
Coordenadoria de Intercâmbio do Conhecimento (CIC) Secretaria de Relações Internacionais – SRI.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Brasília/DF Objetivo: Contratação de 6 consultores com a finalidade de atualizar o conteúdo dos manuais técnicos da SEDEC. Custo: US$ ,23.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
Programa de Capacitação para Atuação Internacional Departamento de Gestão de Pessoas 2013.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Transcrição da apresentação:

Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop “Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades”

Projeto Especial - Atividades realizadas e programadas em 2013 Comunicação às UDs: chefias e Articuladores internacionais sobre o conteúdo do Projeto: enviado 08/08/13. Realização videoconferência com UCs e UDs Chefias e articuladores – dia 21/08 Workshop com todos os Articuladores Internacionais em Brasília – 07 a 11 de outubro. Visita às UDs e consulta a articuladores internacionais Realização de missões internacionais.

Objetivos Workshop Atualização sobre os fundamentos da cooperação e negociação internacional brasileira e atuação da Embrapa – debater gargalos operacionais; Discutir o Projeto Especial – papel das UDs e articuladores internacionais na cooperação internacional; Levantar perfil, atribuições e necessidades de capacitação dos articuladores internacionais Debater uma proposta de formato institucional da articulação internacional nas UDs

Por quê? Necessidade de aproximação permanente entre UCs e UDs na temática internacional Debater as oportunidades que o Projeto Especial traz para fortalecer a participação das UDs na cooperação internacional – científica e técnica Embrapa 40 anos – oportunidade de avaliar avanços, oportunidades e inovações na gestão da área internacional

Estrutura proposta Painel 1: Cooperação Internacional: princípios gerais da cooperação brasileira e estrutura operacional da Embrapa; Painel 2: Projeto Especial de Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa; Painel 3: Perfil, Necessidades de Capacitação em Cooperação Internacional e Estrutura Operacional nas Unidades.

Painel 1 Princípios gerais da cooperação internacional brasileira; Cooperação internacional na Embrapa: Breve histórico e bases da cooperação internacional na Empresa; Estrutura da cooperação internacional: cooperação técnica e científica, SRI, UDs e articuladores internacionais. Processos operacionais Resultado: nivelamento conceitual e normativo.

Painel 2 Estrutura do Projeto Especial e resultados esperados; Discussão sobre Cooperação Científica – oportunidades e gargalos; Discussão sobre Cooperação Técnica, com ênfase no fortalecimento e reconhecimento da participação das UDs. Resultado: Documento com sugestões para o aperfeiçoamento da cooperação internacional.

Painel 3 Debate para constituição de programa de capacitação para articulação internacional; Discussão em grupos sobre capacitação específica para articuladores internacionais; Resultado: Perfil e necessidades de capacitação Prioridades de capacitação para os articuladores; Base para posterior validação com as chefias.

Painel 3 Debate de pré-proposta de estrutura para operação da cooperação internacional nas UDs; Discussão em grupos Resultado: Documento com sugestões e contribuições para estrutura de funcionamento nas UDs

Grupos de Trabalho 4 Momentos de Grupos de Trabalho Moderadora: Mônica Cortopassi da Passus

Ações prévias Levantamento de expectativas com os articuladores sobre o workshop; Levantamento do perfil dos articuladores; Análise dos principais problemas e gargalos enfrentados pelas UDs Análise preliminar das funções dos articuladores internacionais (normativas e efetivas)

Articuladores Internacionais Surgem em meados da década de 1990. São mencionados no Relatório de atividades do quadriênio 1995-1998; Em 1996 e 1998 são realizadas as primeiras reuniões gerais da SRI (então SCI) com articuladores. O Documento Orientador da cooperação internacional na Embrapa de dez./01 cita suas funções. Entre 2008 e 2009 são realizadas reuniões regionais, em Manaus, Petrolina, Bento Gonçalves e São Paulo. Ainda não institucionalizados como figura programática da Embrapa.

BOM TRABALHO A TODOS NÓS!! Obrigada pela atenção BOM TRABALHO A TODOS NÓS!!