IMPLANTAÇÃO DE PROJETO PILOTO

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Transcrição da apresentação:

IMPLANTAÇÃO DE PROJETO PILOTO “Trecho de Segurança Para Travessia de Pedestre” (TSP)

Introdução: Dia 31 de maio de 2005 o DER colocou em Operação um novo tipo de travessia em nível para pedestres que consiste em se preparar um trecho de rodovia onde existe travessia constante de pedestres, com sinalização diferenciada, inclusive com monitoramento da velocidade, utilizando-se para o controle lombada eletrônica educativa. Foi implantado na SP101 – Jornalista Francisco Aguirre de Proença – km 16 – Município de Monte-Mor, onde aconteceram em 2004 muitos acidentes e travessia de pedestres era dificultada pelo volume constante de veículos e por se tratar de pista simples.

Introdução: (Continuação) Conhecido como “Safety Box” esse tipo de sinalização já é utilizado em outros paises, agora em aplicação no DER/SP como “Projeto-Piloto”. Consiste em se preparar um trecho de rodovia onde existe travessia constante de pedestres, com sinalização diferenciada, inclusive com monitoramento da velocidade, utilizando-se para o controle lombada eletrônica educativa.

Introdução: (Continuação) Com esse modelo pretende-se criar um novo tipo de travessia de pedestres com segurança, evitando-se construir passarelas, principalmente em rodovia de pista simples, onde normalmente os pedestres não as utilizam, uma vez que a travessia em nível é muito mais curta, embora o risco seja maior. O local será monitorado para se verificar a eficiência do projeto quanto a segurança, o conforto, a redução de acidentes e para os eventuais ajustes necessários.

Introdução: (Continuação) Foram utilizados, além dos materiais de sinalização convencionais, alguns ainda não utilizados comercialmente, como é o caso da nova película amarela fosforescente nas placas de advertência, tachas com energia solar, sonorizador nas linhas de bordo e lombada eletrônica educativa.

Situação Atual dos Atropelamentos nas Rodovias Estaduais. Os atropelamentos de pedestres, nas rodovias estaduais do Estado de São Paulo correspondem a 21,6% dos acidentes envolvendo vitimas fatais, enquanto o número de vitimas fatais de atropelamento corresponde a 31,7% das vitimas fatais de todos os acidentes.

Objetivos: reduzir o número e a severidade dos acidentes; estabelecer o equilíbrio entre os automóveis e os pedestres.

Conceito Utilizado: “TRAFFIC CALMING”

O QUE É TRAFFIC CALMING ? É um conjunto de medidas educativas, de regulamentação, fiscalização e intervenções viárias, que visa minimizar os efeitos negativos do uso de veículos automotores em rodovias que cruzam sistemas urbanos e sensibilizar o comportamento dos motoristas, ciclistas e pedestres , no sentido de harmonizar o uso compartilhado das vias por usuários motorizados e não motorizados.

Estatística de Acidentes no Trecho do Projeto : (ANO 2003): Acidentes: -Vitimas Feridas: Vitimas Fatais: Atropelamentos não Fatais: 04; 03; 00; 01. (ANO 2004): Acidentes: -Vitimas Feridas: Vitimas Fatais: Atropelamentos: 06; 07; 01; 00.

Metas pretendidas com a implantação: Redução no nº.de Acidentes (Ano 2005): -Acidentes: Vitimas fatais: Atropelamentos: 80%; 100%; 100%.

Projeto:

Visualização do Local (antes):

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Visualização do Local (depois):

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