Administração de Sistemas de Informação Professor: Ismar Kaufman
Equipe Emanuela Pinheiro Lins Lucy Valença Guedes
Análise de Propostas de Financiamento/Crédito BANDEPE X Banco GM
BANDEPE Unisys Outsourcing
Envolvidos no SI Envolvidos Todas as áreas, Agência que atua como órgão que recebe as solicitações de crédito do cliente/ usuário Diretoria Financeira/ Operacional ou Gerência Geral que tenha autonomia para análise e deferimento ou indeferimento do crédito solicitado
Funções do SI Funções Acompanhamento Análise Liberação Fornecimento de posições contábeis/ administrativas da Instituição
Cliente Dir. Fin. / Operacional Diretoria Administrativa Banco Central Recursos / Linhas de Fin./Emp. SPC/SERASA Contabilidade Geral Agências Solicita empréstimo/financiamento Inf. Cadastrais Solicita liberação de crédito Verifica disponibilidade Verifica legisla;cão Posições Gerenciais Demonstrações Contábeis
O SI deverá dotar os usuários de mecanismos de controle, acompanhamento e análise de crédito, tais como:
Na Agência Real situação do cliente SPC/ SERASA Acesso imediato às taxas de juros praticadas Acesso a planilhas de cálculo para avaliação do cliente Facilitar o rápido cadastramento do cliente no sistema
Na Agência Dotar os clientes de posições atualizadas de seus empréstimos/ financiamentos Fornecer posições contábeis de forma integrada com os demais sistemas da Instituição Efetuar de forma automática a liberação dos créditos deferidos em conta corrente do cliente
Na Dir. Financeira/ Operacional Emissão de posições contábeis atualizadas Dotar a direção de mecanismos eficazes de acompanhamento dos recursos liberados, bem como do retorno financeiro dos mesmos Possibilitar o acompanhamento permanente e tempestivo do fluxo financeiro da Instituição Possibilitar o acompanhamento da movimentação dos recursos liberados
Na Contabilidade Geral Gerar demonstrações financeiras/ contábeis exigidas pela legislação do Banco Central Possibilitar o acompanhamento dos saldos contábeis das agências Elaborar balancetes e balanços patrimoniais, bem como as demonstrações dos resultados dos exercícios
No que diz respeito à qualidade dos serviços ou produto oferecidos ao cliente deverão ser obedecidas as seguintes condições:
Condições Os sistemas deverão atuar de forma sempre integrada evitando o desperdício de tempo no atendimento ao cliente Deverão ser emitidas posições claras e objetivas aos clientes As informações deverão estar sempre atualizadas e disponíveis para o cliente
No que diz respeito aos custos da organização pode-se salientar:
Importante !!! Seriam racionalizados com o processo de integração dos sistemas. Não só referente ao armazenamento das informações (evitando redundâncias), mas também com a operacionalização dos mesmos
Custo desenvolvimento, evolução/ manutenção Custo estimado: R$ 1.500.000,00 (desenvolvimento) R$9.000,00 (mensais) Pessoal 6 analistas de sistemas 2 programadores
Sistema Desenvolvido em: DMS II Linc Banco de Dados
Rotatividade Normalmente possui um ciclo de vida estimado em 5 anos Sofre constantes mudanças Mudanças da legislação imposta pelo Banco Central Mais variadas solicitações das áreas operacionais
Banco General Motors (Banco GM)
Comprovante Quitação/ Concessionária fax CPF ou CGC Micro Cadastrado Igual a recusada, mas com entrada maior Verifica Proposta Anterior Não cadastrado diferente Nova Proposta Micro Gera um número Reanálise Consulta CPF ou CGC Sujo/Bobagem Recusa Sujo/Sério Pede para Quitar/Limpar Terminal SERASA Verifica Novamente Limpo/ Consulta CPF ou CGC Comprovante Quitação/ Consulta CPF ou CGC Terminal Banco de Dados Inadimplente Tudo Ok fax Analista Concessionária Confirmação Número da Proposta Dá Baixa na Proposta Micro
Antes Uma pessoa em cada concessionária Diferentes maneiras de analisar as propostas Propostas aprovadas só ficavam juntas na contabilidade
Hoje Serviço centralizado Padronização da análise A mesa tem conhecimento de todas as propostas de financiamento Resposta ao cliente mais rápida
Futuro Baseado num sistema de pontuação CPF ou CGC Micro Concessionária fax Recusado Analista Aprovado/fax Proposta Analisada/fax Baseado num sistema de pontuação que contém fatores relevantes para o negócio!!!
Estados Unidos - Hoje Concessionárias diretamente ligadas à financeira As propostas são cadastradas nas concessionárias São enviadas ao Banco, analisadas (baseado num Sistema de Pontuação) e devolvidas às concessionárias automaticamente Análise aprofundada
Equipamentos Três terminais Os servidores estão em São Paulo!!! Um para consultar SERASA Dois para consultar o Banco de Dados do Banco GM Os servidores estão em São Paulo!!! Um micro Cadastrar propostas Dá baixa depois da análise das propostas
Rotatividade O Sistema foi implantado em Janeiro de 1997 Terá um treinamento em Outubro 1998 para dois funcionários da Mesa
Diferenças BANDEPE Banco GM Mais um serviço Terceirização PE Unisys Custos conhecidos Processo mais burocrático Condição estática Banco GM Serviço principal Terceirização SP IDS Custos desconhecidos Procedimento mais simples Processo de transição
Semelhanças Consulta SPC e SERASA Análise interna de propostas de financiamento Base de dados Centralizada Preocupação com Backups Cadastramento dos dados do cliente na agência Manutenção de cadastro do cliente para acessos futuros