Projeto Processo Digital Treinamento de Usuários no Processo Digital Projeto Processo Digital Treinamento de Usuários no Processo Digital SECRETARIA DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITO.
SepNet - Sistema Eletrônico de Protocolo
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Aplicativo Emissor de NF-e 03/10/2007 ENCAT - AM Newton Oller de Mello
TEMA 08 – SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 12 – 03/05/2006.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PARAÍBA 23/01/2009 Assunto: Diário Eletrônico e Portal do Gestor.
Métodos Analíticos e Sistemas Aplicados na SCM
NOTA FISCAL ELETRÔNICA   Obrigatoriedade e Credenciamento Para emissão da NF-e o contribuinte deverá.
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
Orientações para encerramento do ano letivo
PROJETO.
Domicílio Eletrônico Habilitado É sua empresa conectada com a Sefaz
Principais Tecnologias – NF-e
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
Ministério de Minas e Energia
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Prestação de Contas de Viagens
CONTRATO CORPORATIVO N.º 018/2012/SEGER TELEFONIA MÓVEL
Gestão do SPED em Grandes Empresas
GERÊNCIA (Setor Solicitante)
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA – v. 24/06/09 GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
TELENCÉFALO DIVISÃO EM LOBOS Sulco Central Sulco Lateral.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
Fórum de Secretários Executivos
15 anos desenvolvendo soluções criativas
ABANDONO DE CARGO/FUNÇÃO.
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
Sistema de Cartão de Pagamento
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS AVULSA ELETRÔNICA **NFA-e
Par ou Impar Tenho 12 rebuçados. Será que consigo fazer 2 grupos com o mesmo número de rebuçados?
Solicitação de Autorização de Procedimento Aquisitivo Central de Aquisições e Contratações V1.2.
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
ANA DUARTE MIGR A ÇÕE S. MIGRAÇÃO Deslocação de indivíduos de uma área para outra de carácter temporário ou definitivo. MIGRAÇÃO Deslocação de indivíduos.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
Saiba como aumentar seus benefícios com a Solução NFC-e NDDigital.
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
01/13 APRESENTAÇÃO.
Unidade Gestora de Sistemas Departamentais - UGSD
SOLUÇÃO DE SOFTWARE TTI NF-e.
Secretaria Especial de Gestão Secretaria de Estado da Fazenda Implantação da NFC-e no Pará.
Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
VIA ÚNICA JUCEMG JUCEMG.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
VIRTUALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
Reunião Descentralizada do CNAS – São Paulo Automatização dos Processos de Trabalho e Fluxos do Controle Social O SICNASweb
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
C E R T I F I C A Ç Ã O D I G I T A L S E G U R A N Ç A I N D F A O R M A Ç A O.
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
Transcrição da apresentação:

Projeto Processo Digital Treinamento de Usuários no Processo Digital Projeto Processo Digital Treinamento de Usuários no Processo Digital SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL SUBSECRETARIA DE GESTÃO Fevereiro de 2013 SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL SUBSECRETARIA DE GESTÃO Fevereiro de 2013

2 2 Agenda 1.Processo Digital 2.Padronização de Processos e Gestão Documental 3.Benefícios 4.Suporte ao usuário 5.Interface do Usuário 6.Demonstração da Solução 7.Laboratório

3 3 Processo Digital É uma solução corporativa para implantação em todos os órgãos do estado que substituirá a tramitação do Processo Administrativo em papel pela Digital, ou seja, é o uso do meio eletrônico na gestão dos Processos Administrativos, possibilitando a geração, envio e recebimento de processos e documentos eletrônicos, agilizando a tramitação, reduzindo custos operacionais, burocracia e aumentando a colaboração entre as partes envolvidas. SERVIDOR ÓRGÃOS CIDADÃO TERCEIROS Gestão Documental ESTADO Fluxo de Trabalho Gestão Documental ESTADO Fluxo de Trabalho SEGURANÇA PADRONIZAÇÃO AGILIDADE CONTROLE

4 4 Processo Digital Arcabouço Legal Lei Estadual nº 5.427, de 01 de abril de 2009, que dispõe, inclusive, sobre a informatização de documentos e processos administrativos na administração pública estadual e dá outras providências, regulamentada pelo decreto nº , de 15 de março de A Autenticidade, integridade e validade jurídica do Processo Administrativo Digital são asseguradas por meio da assinatura digital com a utilização de Certificados Digitais padrão ICP-Brasil MP de 24 de Agosto de 2001).

5 5 Processo Digital (Certificação) Certificação digital Certificação Digital é todo um conjunto de técnicas, processos e normas estabelecidas ou adotadas, que visam propiciar mais segurança às comunicações e transações eletrônicas, e permite também a garantia de Autenticidade e Integridade dos documentos e procedimentos eletrônicos. O Certificado Digital é um arquivo em formato eletrônico que contém um conjunto de informações (nome, , cpf, url), que identifica de forma única um servidor.

6 6 Padronização da Gestão Documental e Processos A implantação do Processo Digital no Estado do Rio de Janeiro, permitirá padronizar a Gestão Documental e Fluxos de Trabalhos comuns em todos os órgãos. A Gestão Documental visa padronizar os procedimentos dos Processos Administrativos por meio do levantamento de todos os requisitos dos documentos gerados pelos órgãos, visando obter subsídios para apoio a Gestão da Informação no Governo do Estado. Os Processos terão seus Fluxos de Trabalhos padronizados para que sejam executados da mesma maneira em todos os Órgãos. Os primeiros processos do Projeto são Cadastrar Veículos e Gerir Solicitação de Combustível.

7 7 Processo Administrativo Digital

8 8 Fluxo de Trabalho Mapeado e Padronizado

9 9 Benefícios Otimizar os recursos financeiros com a padronização das ferramentas de Gerenciamento de Processos e Documentos que serão utilizadas por todos órgãos. Classificar a Informação de maneira padronizada em todos os órgãos estaduais; Permitir a gestão do fluxo de informações em meio digital, em todo o estado; Diminuir o volume de documentos em mídias não digitais; Centralizar o repositório de processos administrativos do Estado visando obter informações estratégicas para apoio a gestão; e Promover mudança cultural, aferir resultados alcançados e garantir a melhoria contínua no uso dos processos digitais.

Suporte ao Usuário 1 - Central de Serviços Em casos de dúvidas de utilização da solução ou no processo você terá disponível uma central de serviço para esclarecimentos, acessível pelos telefones: Portal Processo Digital - Portal na intranet que disponibiliza manuais, guias e vídeos tutoriais com todas as informações sobre o processo digital. 3. Manual do usuário Descrição completa de todas as funcionalidades da solução e de cada processo.

11 Suporte ao Usuário 1 - Central de Serviços Em casos de dúvidas de utilização da solução ou no processo você terá disponível uma central de serviço para esclarecimentos, acessível pelos telefones e Portal Processo Digital - Portal na intranet que disponibiliza manuais, guias e vídeos tutoriais com todas as informações sobre o processo digital. 3 - Video-Tutorial Vídeo explicativo para cada atividade dos processos. 4 - Manual do usuário Descrição completa de todas as funcionalidades da solução e de cada processo. 5 - Guia rápido Fonte de consulta resumida com informações para acesso rápido para execução das principais atividades do processo.

Interface do Usuário do Processo Digital Identifica ç ão do usu á rio logado Caixa de Entrada Atividades do usu á rio Encerrar sessão

Demonstração da Solução

Objetivo LABORATÓRIO Visa estabelecer perante aos usuários um mecanismo guia para execução de treinamentos dos Processos Gerir Combustíveis e Receber Nota Fiscal.

Demonstração da Solução GERIR COMBUSTÍVEL

GERIR COMBUSTÍVEL CENÁRIO 01 Solicitação de Combustível sem Processo Autuado no Ano Corrente para o Órgão.

Passo 01: Preencher o formulário de Solicitação de Combustível Atividade: Preencher Formulário de Solicitação Perfil: Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 01:

Passo 02: Avaliar o Formulário de Solicitação de Combustível Atividade: Avaliar Formulário de Solicitação Perfil: DAF - Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.2 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 01:

Passo 03: Autuar Processo Administrativo Atividade: Autuar Processo Administrativo Perfil: Analista Protocolo Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.3 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 01:

Passo 04: Analisar Adiantamento/Disponibilidade de Crédito Atividade: Analisar Adiantamento/Disponibilidade de Crédito Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.9 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis.

Passo 05: Finalizar Análise de Adiantamento/Disponibilidade de Crédito Atividade: Finalizar Análise de Adiantamento/Disponibilidade de Crédito Perfil: Titular da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.10 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 01:

22 GERIR COMBUSTÍVEL CENÁRIO 02 Encaminhamento de Nota de Crédito sem Processo Autuado no Ano Corrente para o Órgão.

Passo 01: Preencher o Formulário de Encaminhamento de Nota de Crédito. Atividade: Preencher Formulário de Solicitação Perfil: Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 02: Avaliar o Formulário de Encaminhamento de Nota de Crédito Atividade: Avaliar Formulário Perfil: DAF – Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.2 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 03: Autuar Processo Administrativo Atividade: Autuar Processo Administrativo Perfil: Analista de Protocolo Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.3 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 04: Analisar Conformidade da NC Atividade: Analisar Conformidade da NC Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.5 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 05: Finalizar Análise de Conformidade da NC Atividade: Finalizar Análise de Conformidade da NC Perfil: Titular da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.6 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 06: Anexar NAD (Nota de Autorização de Despesa) e NE (Nota de Empenho) Atividade: Anexar NAD e NE Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.7 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 07: Analisar Conformidade da NE Atividade : Analisar Conformidade da NE Perfil: Analista da ASCON Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.8 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

Passo 08: Finalizar Análise de Conformidade da NE Atividade: Finalizar Análise de Conformidade da NE Perfil: Titular da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.12 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 02:

GERIR COMBUSTÍVEL CENÁRIO 03 Solicitação de Combustível / Encaminhamento de Nota de Crédito com Processo Autuado no Ano Corrente para o Órgão com Revisão da Solicitação.

Passo 01: Preencher o Formulário de Solicitação Atividade: Preencher Formulário de Solicitação Perfil: Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.1 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 03:

33 Passo 02: Avaliar o Formulário de Solicitação Atividade: Avaliar Formulário de Solicitação Perfil: DAF - Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.2 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 03:

Passo 03: Ajustar Formulário de Solicitação Atividade: Ajustar Formulário de Solicitação Perfil: Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.11 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 03:

GERIR COMBUSTÍVEL CENÁRIO 04 Solicitação de Combustível / Encaminhamento de Nota de Crédito com Processo Encerrado para o Órgão.

Passo 01: Preencher Formulário de Solicitação. Atividade: Preencher Formulário de Solicitação Perfil: Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 04:

Passo 02: Avaliar Formulário de Solicitação Atividade: Avaliar Formulário de Solicitação Perfil: DAF – Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.2 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 04:

Passo 03: Reabrir Processo Administrativo Atividade: Reabrir Processo Administrativo Perfil: Analista de Protocolo Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.4 do Manual do Usuário do Processo Gerir Combustíveis. GERIR COMBUSTÍVEL - CENÁRIO 04:

Demonstração da Solução RECEBER NOTA FISCAL

RECEBER NOTA FISCAL CENÁRIO 01 Recebimento de Nota Fiscal/Nota de Débito.

Passo 01: Solicitar Emissão de DL Atividade: Solicitar Emissão de DL Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.1 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

Passo 02: Emitir DL Atividade: Emitir DL Perfil: Analista da ASCON Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.2 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

Passo 03: Verificar/Corrigir Solicitação Atividade: Verificar/Corrigir Solicitação Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.3 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

44 Passo 04: Analisar Solicitação para Emissão de PD Atividade: Analisar Solicitação para Emissão de PD Perfil: Ordenador de Despesas Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.4 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

Passo 05: Emitir PD Atividade: Emitir PD Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.5 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

Passo 06: Avaliar Encerramento do Processo Administrativo Atividade: Avaliar Encerramento do Processo Administrativo Perfil: Titular da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.6 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

Passo 07: Encerrar Processo Administrativo Atividade: Encerrar Processo Administrativo Perfil: Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.7 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 01:

RECEBER NOTA FISCAL CENÁRIO 02 Recebimento de Nota Fiscal/Nota de Débito. (Com Processo Encerrado)

Passo 01: Solicitar Emissão de DL Atividade: Solicitar Emissão de DL - Seleção de Processo Encerrado Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 02:

Passo 02: Solicitar Reabertura de Processo Administrativo Atividade: Emitir DL Perfil: Titular da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.8 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 02:

Passo 03: Reabrir Processo Administrativo Atividade: Reabrir Processo Administrativo Perfil: DAF - Solicitante Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.9 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 02:

Passo 04: Ajustar Solicitação para Emissão de DL Atividade: Ajustar Solicitação para Emissão de DL Perfil: Analista da Coordenadoria de Transportes Os passos desta atividade estão detalhados na Seção 2.10 do Manual do Usuário do Processo Receber Nota Fiscal. RECEBER NOTA FISCAL - CENÁRIO 02: