Marcelo P. Pardini e Arthur Pereira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Programa Universidade para Todos - ProUni
DADOS PESSOAIS Gênero Faixa Etária Deficiência Raça País 20/11/07.
O que são Ações Afirmativas? São medidas especiais e temporárias determinadas por Lei, seja no âmbito federal, estadual, municipal,ou estabelecido.
Desafios do Ensino Médio
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
numa perspectiva inclusiva
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
POLÊMICAS RACIAIS E LEGAIS SOBRE O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES
Inclusão Social – Políticas de Acesso e Políticas de Permanência Ivan Camargo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
DESEMPREGO.
“La discriminación por etnia o raza”
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
DEFICIENTES E DIREITOS SOCIAIS.
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
Simone Braz Ferreira Gontijo
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Quais os objetivos da discussão do PNE
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Autoavaliação Institucional e a CPA
IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior Importância da Coleta e do Tratamento do Quesito Cor ou Raça Brasília, 10/10/2014.
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Mapeamento das instalações esportivas da cidade do Rio de Janeiro.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS DO IBD
Vagas Especiais para Pessoas com Deficiência, Idosos e Gestantes
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.

INTRODUÇÃO ..
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
COTAS NA UEFS As cotas na UEFS tiveram as aprovações em outubro de 2004 depois de muitas lutas do Movimento Negro de Feira de Santana.
Discriminação Racial (cotas)
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Censo da Educação Superior 2015
Jardson brito| redação
O Impacto do Programa Universidade para Todos (Prouni) em Instituições sem Fins Lucrativos do Rio de Janeiro: o que dizem os gestores educacionais? Autores:
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Trabalho final Educação: desigualdades e percepções sobre escola
Transcrição da apresentação:

Marcelo P. Pardini e Arthur Pereira POLITICA DE COTAS Marcelo P. Pardini e Arthur Pereira

O que é? Política de Cotas Consiste na reserva de vagas para indivíduos menos favorecidos. No caso acadêmico são reservadas vagas escolares e universitárias, por exemplo para cidadãos de baixa renda e deficientes.

Por que usa-las? As cotas são usadas para corrigir a desigualdade presente na sociedade em vários ambitos, pode ser acadêmico, profissional ou social (Racial e gênero sexual).

Cotas raciais As cotas raciais existem em função das desigualdade raciais e sua implantação é justificada como para corrigir erros históricos (escravidão, etc.), são aplicadas em programas televisivos (aumentando o numero de autores e repórteres), escolas publicas e privadas e também comerciais de TV.

Cotas de gênero As cotas de gênero são voltadas para a política; consiste em obrigar cada partido ou chapa a ter um percentual de cada gênero sexual na candidatura.

Cotas universitárias As cotas universitárias tem o objetivo de é corrigir um problema de acesso ao ensino superior. A Implantação acontece algumas vezes com uma iniciativa do instituto mas na maioria delas são impostas por lei. No Brasil as cotas são variáveis, definidas pelas instituições que as aderiram por exemplo, as cotas de afrodescendentes são obrigatoriamente de 10% no mínimo porem algumas instituições elevam essa porcentagem por vontade própria. As cotas também são usadas nos casos de deficiência com a porcentagem mínima de 10% com o aumento opcional das instituições em questão.