Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos José Luiz Lins dos Santos Presidente da ABAR – 28 de agosto de 2013 O PAPEL DAS.
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
APL – Arranjos Produtivos Locais
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
PNEDH e compromisso do Estado
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG
2° Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento Florianópolis, 03 à 05 de outubro de 2001 Estruturas de produção, difusão e.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
Governança e Desenvolvimento
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
Contexto e desafios da institucionalidade regulatória em Latino América Sebastian Lopez Azumendi Consultor em Governo e Regulação Nota: As opiniões desenvolvidas.
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Fortalecendo a governança para o Crescimento: A OCDE e a possibilidade de aprendizado em políticas públicas Francisco Gaetani Secretário-Executivo Adjunto.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Seminário Regulação, Infraestrutura e o Futuro do Brasil Painel I – International Experiences on Regulation.
Percurso universitário Programa de educação tutorial
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Defesa Civil, Proteção Civil
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Produtividade, Crescimento e Reformas: Algumas Histórias e uma Proposta de Princípios Marcos de Barros Lisboa Vice Presidente do Insper Com base em trabalhos.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
Desenho de uma estratégia de implantação e institucionalização da AIR Alketa Peci EBAPE/FGV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Grupo de Trabalho Parceria com o Banco Mundial Estruturas de Controle Interno Estaduais.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA A BOA GOVERNANÇA DO CONTROLE
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Perspectivas sobre Coerência Regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
“Agências Reguladoras: Avaliação de Performance e Perspectivas” Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Luiz Guilherme Schymura de Oliveira Brasília,
Transcrição da apresentação:

Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq

O projeto: AIR e sua potencialidade de adoção no Brasil Surge de uma parceria com a Casa Civil da Presidência da República – PRO-REG O projeto reflete uma nova onda de reforma - melhoria regulatória que parte da premissa do governo como um todo; Este processo redimensiona o próprio conceito de regulação, demanda novas concepções acerca do papel de outros órgãos com poder normativo e sua relação com as agências reguladoras; Apresentação da Pesquisa

fragmentação de instituições e do marco regulatório, resultando na ausência de um sistema coerente regulatório; fraca vinculação com o processo de formulação de políticas públicas, especialmente, devido à falta de atuação dos órgãos responsáveis nesta fase do processo; confusão de atribuições referentes às agências reguladoras vis a vis ministérios supervisores; relativa complexidade das instituições regulatórias, em comparação com os modelos internacionais; multiplicidade de modelos organizacionais e institucionais, que diferem de um setor para outro e dificultam uma abordagem intersetorial; multiplicidade de uso de instrumentos regulatórios que dificultam o intercâmbio de experiências e ganhos de aprendizagem; baixa cultura de accontability e uso precário de instrumentos que aumentam a transparência. Diagnóstico do marco regulatório

Diagnosticar e debater as principais características do atual marco regulatório brasileiro; Analisar as reformas regulatórias que partem da perspectiva do governo como um todo: Projetos de Melhoria Regulatória; O Novo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; Aproximar as contribuições acadêmicas com prática de gestão pública, incentivando a inclusão na agenda de pesquisa dos principais projetos de reformas regulatórias Objetivo do seminário

Pesquisa sobre percepções dos analistas das Instituições Superiores de Fiscalização (TCU e CGU chileno) com relação ao controle da regulação; Analisar os processos de difusão das agências reguladoras e de diversos instrumentos regulatórios no contexto brasileiro e latino-americano; Compreender os processos de transferência, focando, particularmente: o papel desempenhado por organismos internacionais (OCDE, Banco Mundial, entre outros), características político-institucionais dos contextos de origem e de adoção e fatores conjunturais; Pesquisas em andamento