Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Ações Estratégicas na Atenção Básica
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Deputado Francisco Caminha Presidente da UNIPACE
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
CeFACS Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
XXII Encontro Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas/UPE
GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Princípios - Complexo Hospitalar.
CÂMARA DE SAÚDE.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Conselho Universitário
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
EXCELÊNCIA NA GESTÃO – COMO? UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
TRANSFORMAÇÃO EM HOSPITAL DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Programa Saúde da Família
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano Centro Paulista de Economia da Saúde Curso de Capacitação e Gestão em Saúde Gestão Estratégica – Prof. Eliezer Costa Planejamento Estratégico Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) EQUIPE Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano Guilherme Benjamin Brandão Pitta Luiz Carlos de Almeida Valquíria de Lima Soares UNCISAL

Planejamento Estratégico Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) / Escola de Ciências de Alagoas (ECMAL) Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia Governo do Estado de Alagoas UNCISAL

Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Planejamento Estratégico 1.CENÁRIO UNCISAL Faculdades ------- Medicina ------- Fisioterapia ------- Terapia Ocupacional ------- Fonoaudiologia

Planejamento Estratégico -UNCISAL 1.CENÁRIO UNCISAL Hospitais Escolas – “Dr. José Carneiro” - “Dr. Hélvio Farias Auto - “Dr. Portugal Ramalho” - “Maternidade Santa Mônica”

Planejamento Estratégico - UNCISAL 2.NEGÓCIO O que fazemos ? ENSINO, ASSISTÊNCIA E EXTENSÃO EM SAÚDE Clientes ? ALUNOS e COMUNIDADE EM GERAL

Planejamento Estratégico - UNCISAL 2.NEGÓCIO Razão da existência ? Contribuir para manutenção e promoção da saúde no estado de Alagoas, através da formação de profissionais de saúde e da assistência a comunidade.

Planejamento Estratégico - UNCISAL VISÃO “Sermos reconhecidos pela comunidade alagoana como centro de excelência de formação profissional e assistência em saúde”

Planejamento Estratégico - UNCISAL MISSÃO “Desenvolver ações de formação de profissionais na área de saúde, atividades de pesquisa aplicada a nossa realidade social e assistência de saúde integrada ao sistema único de saúde, buscando a melhoria da qualidade de vida da população”

Planejamento Estratégico - UNCISAL 3.ESTRATÉGIAS INTITUCIONAIS 3.1.Estratégias corporativas Política de saúde; Transformação da Fundação em Universidade; Estatuto da UNCISAL; Regimento das unidades.

Planejamento Estratégico - UNCISAL 3.ESTRATÉGIAS INTITUCIONAIS 3.2.Estratégias competitivas Formação integral dos profissionais na área de saúde; Unidade assistenciais com corpo de docência; Atendimento integral do SUS; Atendimento a alta complexidade hospitalar; Capacitação do Programa de Saúde da Família.

Planejamento Estratégico - UNCISAL 3.ESTRATÉGIAS INTITUCIONAIS 3.3.Estratégias funcionais Viabilizar projetos de saúde integral do estado de Alagoas; Desenvolvimento de parcerias visando a qualificação de discente e docentes; Bom uso de recursos; Desenvolvimento de chefias; Profissionalização docente; Reforma curricular obedecendo as novas diretrizes curriculares.

Estratégia Objetivo Metas Viabilizar a política de saúde na Universidade 1.Manter os programas de atendimento a população Avaliação dos programas: - Saúde da mulher - Saúde da criança - Saúde mental Implementação dos programas - Doenças crônico-degenerativas - Doenças oncológicas - Saúde do idoso Desenvolvimento de programas científicos e parcerias 2. Manter e ampliar os programas os programas de iniciação científica e residências médicas - Ampliação do programa de iniciação científica (ProBic) e programas de mestrados fora de sede - Implementação de convênios com secretarias estadual e municipais - Criação de programas de residência médica nas áreas de cirurgia, clínica médica, anestesiologia, infectologia e programa de saúde da família

ESTRATÉGIA OBJETIVO METAS Bom uso dos Recursos Públicos 3. Atualizar o orçamento da UNCISAL - Implementar o plano de cargo e salário - Implementar o plano de metas do ministério de saúde em hospitais escolares - Aumento do orçamento de custeio do Governo do estado Desenvolvimento de Chefias 4.Recursos humanos - Qualificação dos recursos humanos ao nível gerencial Política de ensino na Graduação 5.Adequar o ensino as novas diretrizes curriculares para a área de saúde - Formar profissionais de saúde generalista, éticos e humanistas Formulação das regras institucionais 6.Criação do estatuto da UNCISAL e regimentos das unidades - Adequar a instituição aos novos estatuto e regimento

Análise do ambiente externo - Baixa resolutividade do atendimento do sistema único de saúde Falta de recursos públicos Deficiência do programa de saúde da família Maior número de profissionais especializados Menor número de profissionais generalistas

Análise do ambiente interno Pontos fortes Maior número de unidades assistenciais; Campos universitário com área física concentrada; Universidade por campo do saber; Número adequado de alunos por curso; Relação docente/discente adequada; Maternidade escola Santa Mônica referência do estado; Hospital de doenças tropicais Hélvio Farias Auto referência para doenças infecto-contagiosas.

Análise do ambiente interno Pontos fracos Ausência de política institucional e definição de prioridades pela direção da instituição; Falta de integração entre as unidades; Baixa titulação dos docentes; Pouca atividade de pesquisa; Integração docente-assistencial comprometida; Falta de programas de residências médicas nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, infectologia e programa de saúde da família; Baixa qualificação dos recursos humanos.

Análise do ambiente interno Pontos a melhorar Avaliação dos trabalhos realizados; Recursos financeiros; Organização dos processos de trabalho; Infra-estrutura; Relacionamento e integração das áreas; Ações e promoções da saúde; Hospital Escola Dr. José Carneiro; Graduação.

Planejamento Estratégico Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) Ana Raquel de Carvalho Mourão – raquelmourao@ofm.com.br Cláudio Fernando Rodrigues Soriano – soriano@ofm.com.br Guilherme Benjamin Brandão Pitta – guilhermepitta@lava.med.br Luiz Carlos de Almeida – lzcal@terra.com.br Valquíria de Lima Soares – valquiria_s@yahoo.com.br

Alagoas