ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4° PARTE GOVERNO DE RESULTADO Prof. Eduardo Bezerra de Sousa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Delegação, centralização e descentralização
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Desenvolvimento organizacional
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Capítulo 12 Liderança, poder e política
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Profª: MS. JULIENE ROCHA BORGES
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
Governo Eletrônico.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Introdução à Teoria Geral da Administração
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA
ORGANIZAÇÃO.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Contingencial da Administração
Administração Pública e Desenvolvimento
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégia Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
Estratégia Organizacional
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Seminário Avançado - Eletiva A
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Perspectivas futuras da administração
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Teoria Geral da Administração
Capacitação e Reforma da Gestão Pública EVELYN LEVY 10/2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Como Administrar na Sociedade Moderna
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Abordagem Contingencial da Administração
As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4° PARTE GOVERNO DE RESULTADO Prof. Eduardo Bezerra de Sousa

DIMENSÕES DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL  EFICIÊNCIA – Esta associada à idéia de fazer as coisas bem feitas: com rapidez, baixo custo e melhor qualidade. Indica a melhor utilização dos recursos.  EFICÁCIA – Capacidade de consecução de um objetivo determinado. Traduz a idéia de alcance dos objetivos estabelecidos.  EFETIVIDADE – Mede a qualidade dos resultados obtidos. Atingir os objetivos almejados não é suficiente, terá de questioná-los quanto à sua relevância.

1- mudanças rápidas e inesperadas 2- crescimento do tamanho das organizações 3- atividades atuais que exigem pessoas com diversas competências.

 Tamanho das organizações  Concorrência mais acirrada  Sofisticação tecnológica  Taxas elevadas de inflação  Internacionalização dos negócios  Visibilidade maior das organizações

“O conceito clássico de organização baseado na hierarquia, na previsibilidade (programação), na gerência autocrática e na especialização funcional estão encontrando dificuldade para manter os mesmos níveis de eficiência que atingiam no passado. Surge, então, um novo modelo de gestão mais orgânico, como um ser vivo capaz de se adaptar ao ambiente em que vive”.

 Um novo conceito de homem, complexo e com múltiplas necessidades. Difere da visão simplificada do trabalhador como um ser padronizado e quase autômato.  Um novo conceito de poder, que motiva, apoia e aconselha. Difere da autoridade que fiscaliza, pune e exerce controle detalhado.  Um novo conceito de valores organizacionais, mais humanista e democrático. Difere do antigo sistema de valores despersonalizados e mecanicistas.

TRADICIONALMODERNO Centralização das decisõesDelegação de responsabilidades e decisões Trabalho individualizadoGrupos de trabalhos semi- autônomos Vários níveis hierárquicosMenor distância entre a cúpula e a base Trabalhadores especializadosTrabalhadores generalistas Normas e procedimentosMissão e resultados. Treinamento específico para tarefas Desenvolvimento abrangente Avaliação centrada nos errosTolerância ao erro CertezaRiscos

TRADICIONALMODERNO MecanicistaOrgânico BurocráticoEmpreendedor RepetiçãoInovação MeiosFins EficiênciaEficácia e Efetividade RígidoFlexível ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

I N S T R U M E N T O S À D I S P O S I Ç Ã O D O G O V E R N O TRADICIONAISINOVADORASDE VANGUARDA Criações de normas legais com sanções. Regulamentação e desregulamentaç ão. Monitoramento e investigação. Licenciamentos. Política tributária. Subsídios. Empréstimos. Garantia de empréstimos. Contratações. Franquias. Parcerias. Empresas quase públicas. Empresas públicas. Recompensas. Alterações na política de investimentos públicos. Assistência técnica. Informação. Voluntários. Recomendações. Catálise de esforços não- governamentais. Junção de esforços com líderes não governamentais. Discussão. Semeadura de dinheiro. Investimentos acionários. Associação de voluntários. Co-produção ou auto- ajuda. Gerenciamento da demanda.

“Representa a sensibilidade das autoridades públicas em relação ao que os cidadãos pensam, à existência de mecanismos institucionais efetivos, que permitam chamá- los a fala quando não cumprirem suas responsabilidades básicas. Reflete a preocupação já existente com a responsabilidade e a prestação de contas à sociedade”.

 Tradicionalmente, a responsabilidade do administrador público sempre foi voltada para dentro, principalmente para os órgãos de controle, mas não direcionada à sociedade, seu principal cliente.  A busca da accountability passa pela reforma da sociedade, que deve aprender a cobrar, assumindo a cidadania. Envolve, também, mudanças na administração pública e no conjunto de valores e hábitos praticados pelos servidores e a sociedade.

 Redução do tamanho do setor público  Maior autonomia e responsabilidade dos gestores  Empowerment (delegação e descentralização)  Empreendedorismo (reinventing government)  Ênfase nos resultados  Indicadores de avaliação de resultados  Equilíbrio financeiro  Orientação para clientes  Contratação de pessoal mais flexível  Qualidade na prestação dos serviços públicos  Transparência da informação (accountability)

 Identificado com o ideário neoliberal  Embasado na administração pública gerencial  Novo paradigma para o final do séc. XX  Voltado para a satisfação do cliente-cidadão  Ênfase na qualidade dos serviços públicos  Maior flexibilidade  Globalização e tecnologia da informação  Inspirado nas práticas do setor privado  Crença nos métodos do mercado

Participação popularRepresentatividade  A Governança decorre da capacidade financeira e administrativa do governo para realizar políticas públicas.  A Governabilidade é a capacidade política de governar. Reflete a relação de legitimidade do governo com a sociedade.