Gestão Estratégica na Política Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
PLANO DE GESTÃO.
Orçamento na CF/88 Princípios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Conferência das Cidades Mato Grosso
1.
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Conferência das Cidades Mato Grosso
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Integração - Modernização - Descentralização
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Politicas publicas de Educação em Saúde
Lei Orçamentária Anual - LOA
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
Plano de Bacia do Rio Caí
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Lei orçamentária anual - loa
4ª Conferência das Cidades 2009
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
ATIVIDADE URBANISTICA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
APRESENTAÇÃO NA REGIÃO DO CASQUEIRO. CICLO ORÇAMENTÁRIO PLANO PLURIANUAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PPA CUBATÃO 2010/2013.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Processos de incidência política em moradia e habitat.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica na Política Pública 5ª CONFERÊNCIA DA CIDADE EMBU DAS ARTES

Um pouco da história Nas últimas décadas – podemos afirmar que é o período que marca a fase embrionária de aplicação e aprimoramento dos instrumentos de planejamento de uma cidade.

Instrumentos de Planejamento Governamental artigo 165 da Constituição Federal: A União, os Estados, Distrito Federal e os Municípios devem instituir os seguintes instrumentos de planejamento governamental •Plano Plurianual •Lei de Diretrizes Orçamentárias •Lei Orçamentária Anual

PPA Deve direcionar o planejamento a partir do tripé

TRÊS PODERES E REPRESENTATIVIDADE POPULAR Opções metodológicas para um alcance das metas num horizonte de tempo Execução das políticas públicas de forma integrada Estrutura Administrativa

LOA – Lei Orçamentária Anual Elaborada pelo Poder Executivo estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

CONSTITUIÇÃO Determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano Estima as receitas e autoriza as despesas do Governo de acordo com a previsão de arrecadação

LDO LEIS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS é instrumento de planejamento e tem como funções básicas: estabelecer as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte; orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA; alteração da legislação tributária

Governo Local Modelo de Gestão Participativa que: Rompe a partir de 2001 com a apropriação e /ou privilégios de um grupo em relação ao espaço urbano.

Espaço urbano Construído socialmente e esta intimamente ligado ao jogo de interesses entre os mais variados agentes ou atores:

Espaço Urbano Proprietários fundiários Proprietários dos meios de produção Especuladores Grupos sociais excluídos

Compreender o espaço urbano para além de sua forma como cidade, mas fundamentalmente como um MODO DE VIVER.

Não somente como modo de produção econômica Esta indissociavelmente ligado as esferas: cultural – simbólica – psicológica –ambiental – educacional – socioassistencial

Articulação A medida que o modelo de gestão articula esses elementos surge a cidade como: POLO DE ATRAÇÃO/REGIONAL

Polo de atração Consiste em estruturar a indústria, o comercio e os serviços de modo que seus fluxos de produção e renda alavanquem o crescimento das demais empresas ligadas a esses setores tecnologicamente. Criando progressiva expansão nas mais variadas áreas – mono e multi

Passos Fundamentais Criar Leis de Incentivo Desburocratizar a máquina pública Modernizar e profissionalizar a gestão de recursos materiais e humanos Aplicar os recursos de modo racional, com controle, eficácia e transparência.

Orçamentariamente Recomenda-se gestão orçamentária por programas e/ou projetos A interação entre - planejamento político, econômico e técnico

Obrigatório para municípios com mais de 20.000 habitantes Outros instrumentos Plano Diretor Municipal – PDM Obrigatório para municípios com mais de 20.000 habitantes Seus princípios estão contidos no Estatuto da Cidade.

Ordenador Instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.  Distribuindo seus avanços e ganhos de forma equitativa Visando garantir um futuro de desenvolvimento equilibrado

Principais desafios do ponto de vista macro de Embu das Artes Reabilitação de áreas centrais e sítios históricos Regularização fundiária Transporte e mobilidade Estudos de impactos de vizinhança Instrumentos tributários e indutores de desenvolvimento Uso e ocupação do solo

Fontes de financiamento e mecanismos de controle Fontes de financiamentos estáveis Deve ser elaborado de modo participativo Conselhos fortes Movimentos sociais organizados Força regional por meio de consórcio

CONSELHO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Construir e promover coletivamente uma gestão de co-responsabilidade frente aos grandes desafios nas mais variadas áreas do desenvolvimento urbano de Embu das Artes, garantindo como órgão colegiado a representatividade de todos os setores da sociedade local.

ESTRUTURA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO CONSELHO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO CONSELHOS SETORIAIS ÓRGÃO CONSULTIVO PARA A DEFINIÇÃO E MONITORAMENTO DAS POLÍTICAS ESTRATÉGICAS E SUA INTEGRAÇÃO. MONITORAM A IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO DOS PLANOS ESPECÍFICOS. PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE PLANO DIRETOR PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE EDUCAÇÃO PLANO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS ORIENTA P.P.A PLANO DE TURISMO PLANOS DE MOBILIDADE, HABITAÇÃO, SANEAMENTO E RESÍDUOS