Questão Fundiária em Terras Quilombolas no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Advertisements

Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
“A Previdência Social e a População Negra”
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992.
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
A QUESTÃO DOMINIAL NA FAIXA DE FRONTEIRA LUIZ ALFEU MOOJEN RAMOS
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Inclusão na Educação Superior
Lucas do Rio Verde Legal
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
DESEMPREGO.
Uma questão mal resolvida...
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Conceito e medidas da pobreza
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
INCRA - PR SERVIÇO DE REGULARIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS JUL.2010.
Proteção Social Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Brasília, 04 de setembro de 2011.
“Contra a fome e a violência sexista”
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2006 BRASÍLIA,
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste Setembro de 2013 Políticas E Programas Públicos relacionados aos determinantes sociais de saúde no Nordeste.
FETAG-PB.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
Rio Verde - Goiás - Brasil
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Lei de Terras Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850: foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Até então,
Não Sou: Nem Negro...Nem Índio...Nem Gay...Nem Assaltante...Nem Guerrilheiro...Nem Invasor De Terras. Na Verdade Eu Sou Branco... E Tudo Isso Para quê?
UMA ESTIMATIVA DAS DEMANDAS ADICIONAIS POR TERRAS NO BRASIL
Quais alternativas legais para a inclusão socio-ambiental dos atores das cadeias madeireiras do interior do Amazonas ? Proposta Floresta Viva a SDS /
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
Redemocratização Expectativa, decepção e participação popular na Assembleia Constituinte.
QUILOMBOLAS.
Objetivos Específicos:
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
1.
Reforma Agrária no Brasil Equilíbrio ou Expansão? Roberto Kiel.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
DIREITO DOS QUILOMBOLAS E AS ALTERNATIVAS LEGAIS
B r a s i l Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Comunidades Quilombolas Bom Conselho – Pernambuco
A partir do Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, sancionado pelo então Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, as comunidades remanescentes.
Comunidades Tradicionais
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
A posse da terra. Considerações 18,3 milhões de pessoas são empregadas pela agricultura. Cerca de 20% da PEA. Características comuns no campo, a subnutrição.
DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Questão Fundiária em Terras Quilombolas no Brasil.

Comunidades obtêm reconhecimento oficial, mas ficam sem posse legal da terra e apresentam índices baixíssimos de desenvolvimento social

Lembrando que: A titulação das terras é uma das partes mais importantes na solução dos problemas dos quilombolas, mas não a única. Trata-se de um dos grupos populacionais mais vulneráveis do País.

De um total de comunidades legalmente reconhecidas no País, só 138 conquistaram o título definitivo de suas terras - de acordo com os dispositivos da Constituição de 1988.

Nos dois anos de governo Dilma, foram expedidos 18 títulos, segundo informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

De acordo com números oficiais, existem 214 mil famílias vivendo em localidades remanescentes de antigos quilombos, com quase 1 milhão de pessoas.

Desse total, 92% se declaram pretos e pardos e, diz o Ministério do Desenvolvimento Social, 75% vivem em situação de extrema pobreza. Um número alto diante da média nacional, de 8,5%.

Patamar inferior. Nenhum indicador é favorável a eles. Ao cruzar dados do Desenvolvimento Social, do Censo 2010 e de outras instituições do governo, a Fundação Cultural Palmares, responsável pelo reconhecimento oficial dessas comunidades, constatou que 76% não dispõem de coleta de esgoto, 63% vivem em casas com piso de terra batida, 62% não têm acesso a água encanada e 24% não sabem ler e escrever.

Pode-se contrapor essas informações o fato de 83% dos quilombolas sobreviverem de atividades rurais, incluindo o extrativismo e a pesca artesanal.

Em 2006, pesquisa nutricional do Desenvolvimento Social nas comunidades quilombolas constatou que a proporção de crianças desnutridas é 76,1% maior do que na média brasileira e 44,6% maior do que na população rural.

A incidência de meninos e meninas com déficit de peso para a idade nessas comunidades é 8,1%, maior do que o índice de 6,1% registrado entre crianças do semiárido - uma das regiões mais devastadas do País.

Algumas comunidades não foram alcançadas até hoje por programas como o Bolsa Família. Diante dessa realidade, o governo Dilma tem dado prioridade à extensão de programas de transferência de renda e de inclusão produtiva às comunidades. Cerca de 75% das famílias já recebem o Bolsa Família.

Fonte: O Estado de S.Paulo 06 de janeiro de 2013 | 2h 05 Fonte: O Estado de S.Paulo 06 de janeiro de 2013 | 2h 05

O Governo não tem cumprido o que diz a Constituição.

Você sabe qual e lei federal que garante o título da terra aos remanescentes de Quilombo?

O artigo 68

Você sabe o que diz o Artº. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias?

“Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulosrespectivos" “Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos"

O governo tem enganado os quilombos até agora para não dar os títulos de suas Terras.

Sabe como o Governo tem enganado os quilombos?

Com projetos de geração de renda Infindáveis reuniões em hotéis de luxo Passeio de Avião Cestas básicas T ela para fazer galinheiro Criação de parques e unidades de preservação em terras quilombolas

Com todos essas propostas as comunidades quilombolas ficam ocupadas com projetos e correm o risco de esquecer mais importante: O título e o registro de suas terras.

A obrigação do GOVERNO é dar o TÍTULO REGISTRADO para os QUILOMBOLAS

Notícia recente da CONAQ: Diretrizes do INCRA aos técnicos nos Estados: trabalhar somente nos territórios que as comunidades estiverem ocupando, isso significa que os terceiros que ocupam as terras quilombolas não serão indenizados, portanto continuarão ocupando a terra e as comunidades não terão direito sobre estas áreas.

 Bancada Ruralista pede CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação da FUNAI - Fundação Nacional do Índio e do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na demarcação de terras indígenas e de remanescentes de quilombos.

Fundação Cultural Palmares apóia o projeto de construção de Tijuco Alto

DEFENSORANDO  DATAS:  13 de abril – 2013 (inicio as 08:30 horas)  25 de maio – 2013 (inicio as 08:30 horas)  13 de julho – 2013 (inicio as 08:30 horas)  21 de setembro – 2013 (inicio as 08:30 horas)  Transporte é por conta de cada associação.

EAACONE Eaacone Vale Do Secretaria da EAACONE 13 –