AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS VISANDO QUE A AVALIAÇÃO INTERNA E A AVALIAÇÃO EXTERNA SEJAM REFLEXO UMA DA OUTRA.
O que costumamos ouvir sobre “avaliação” nas nossas Escolas?
Então, no final do bimestre, eu levo os alunos para o salão e aplico uma prova. É aí que eu vou saber quem é quem; é aí que eu vou saber quem o meu aluno é. Como eu não tive tempo para dar muitos trabalhos, dei uma prova com peso dois e ela acabou valendo por duas avaliações.
O aluno tirou 10,0 no primeiro bimestre, depois 6,5, 4,5 e finalmente, no último bimestre, tirou 3,0. Somando os valores temos vinte e quatro. A média para passar é seis; logo, o aluno está apto para a série seguinte.
E olha que a matéria era cumulativa, e a complexidade ia aumentando. A aluna não foi bem no primeiro bimestre: ficou com zero. Depois, passou a levar a sério, deu uma virada, foi crescendo: tirou 7,0, 7,5 e 8,5. E olha que a matéria era cumulativa, e a complexidade ia aumentando. Coitada, é uma pena que tenha que ficar de recuperação em janeiro. Ela se recuperou tanto, mas... não atingiu a média que era 7,0...
Com essa aluna, eu não sei qual é o problema: na hora da prova esquece tudo o que sabia. Porque eu sei que ela sabia. Mas... como é que eu vou dar uma nota?
MITOS POR TRÁS DESSAS FALAS A prova escrita é um instrumento objetivo e imparcial. A média do aluno representa fielmente a totalidade da aprendizagem de um período. O Professor sabe como e quando utilizar instrumentos e com que critérios fazer juízos de valor.
Linha de Raciocínio Pontos comuns LDB GESTÃO Pontos específicos GESTÃO
Professor e Aluno como PESSOAS Linha de Raciocínio Pessoas plenas Personalização em Relação pelo Trabalho Professor e Aluno como PESSOAS
A AVALIAÇÃO NA LDB EM 5 ASPECTOS 1 - Objetivo do Processo de Avaliação Artigo de Andréa Ramal 1 - Objetivo do Processo de Avaliação diagnóstico da realidade em função da qualidade que se deseja atingir.
Não é definitivo nem rotulador, e sim a superar as deficiências. não visa a estagnar, e sim a superar as deficiências.
Permite PLANEJAR e REPLANEJAR Onde estamos? Para onde queremos ir? Que passos daremos?
pode e deve aproveitar o que ele sabe. 2 - A avaliação pode definir o grau de desenvolvimento e experiência do aluno; pode e deve aproveitar o que ele sabe.
Mais um MITO a ser trabalhado na Escola... Apenas os saberes transmitidos no mundo escolar seriam dignos de serem considerados no registro do desempenho discente.
Levar em conta valores, visões de mundo, aptidões, habilidades e comportamentos que não são observáveis ou mensuráveis a partir dos instrumentos usuais ampliaria o conhecimento das potencialidades dos alunos e seu possível aproveitamento no mundo escolar.
deve ser voltada para a promoção, e não para a estagnação. 3 - A avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência do qualitativo sobre o quantitativo; deve ser voltada para a promoção, e não para a estagnação.
Voltada para a PROMOÇÃO Contínua ????? Cumulativa??? Qualitativo ??? Quantitativo ?? Voltada para a PROMOÇÃO e não para a ESTAGNAÇÃO ??
4 - A avaliação deve ter critérios definidos, dados a conhecer aos interessados.
Mais um MITO a ser trabalhado na Escola... O aluno seria o maior, talvez o único responsável, pelo sucesso escolar. Professor, que nota você me deu na redação? Não fui eu que dei; VOCÊ TIROU quatro !!!
5 - A avaliação é um direito que deve ser assegurado aos alunos, mas também às instituições e aos professores.
NESTA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO A AÇÃO GESTORA NESTA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO
NESTA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO A AÇÃO GESTORA NESTA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO O gestor atual, mais do que o domínio técnico de sua área, apresenta capacidades e conhecimentos que permitem caracterizá-lo como um especialista em resultados, em mudanças e em gente.
O papel social da escola se concretiza no trabalho da sala de aula, mediado por diferentes instâncias de gestão. Qual é o FOCO?
Conceito de AUTORIDADE LIDERANÇA NA GESTÃO Conceito de AUTORIDADE
Diferentes opções teórico-práticas LIDERANÇA NA GESTÃO Diferentes opções teórico-práticas Conceito de AUTORIDADE Dom pessoal Reconhecimento e Representação
Autoridade como SERVIÇO Augère = fazer crescer Para o crescimento do OUTRO Individual e comunitário
O TRABALHO NA SALA DE AULA Índices e Estatísticas Importância relativa A Escola que chega até o aluno é aquela da experiência vivida na sala de aula
E que experiência de vida a Escola pode fazer chegar aos Alunos? Como tudo isso se reflete na Gestão Escolar em seus diferentes níveis?
Diversas instâncias de governo Secretarias e suas instâncias NECESSIDADES Secretarias e suas instâncias Pessoal da Escola Gestores locais
Nossa própria experiência nos mostra A experiência vivida na sala de aula conteúdos metodologias de trabalho avaliação Grande parte dos valores e fundamentos do que somos hoje.
Valores propostos pela SEDUC/CE: qualidade, equidade, transparência, metodologias de trabalho avaliação conteúdos Valores propostos pela SEDUC/CE: qualidade, equidade, transparência, eficiência, ética e participação. Importância da Formação Docente
Habilidades Relacionais Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Planejar Articular Desenvolver Mediar Controlar Coordenar Avaliar Capacitar
(análise de instrumentos, processos e resultados) Por onde começar? Avaliação objetiva de como a Escola avalia (análise de instrumentos, processos e resultados)
Auto-avaliação de como cada Professor avalia Por onde começar? Auto-avaliação de como cada Professor avalia Como entendo avaliação? Como avalio? Que consequencias minha avaliação provoca em meu aluno e no meu trabalho?
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Inserir a Avaliação no Plano de Gestão da Equipe Técnico-Pedagógica Por onde começar? Inserir a Avaliação no Plano de Gestão da Equipe Técnico-Pedagógica O que nos indicam os levantamentos internos e externos? Que ações concretas devem ser encaminhadas em termos de ação e formação docente?
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