Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.

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Transcrição da apresentação:

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013

Atualmente, o bairro rural de Peirópolis é considerado como um verdadeiro Complexo Científico Cultural, contendo como principal atração científica e turística um sítio paleontológico com um centro de pesquisas e um rico museu abrangendo réplicas de dinossauros em tamanho real. Em seu acervo paleontológico há fósseis de 80 milhões de anos e outros vertebrados pré-históricos, painéis explicativos sobre a evolução da vida dos animais e vegetais que habitaram a região há milhões de anos e uma paisagem caracterizada pela beleza e tranquilidade (MUSSIO, 2008).

Antes da visita... Pesquisa sobre o bairro na sala de informática: imagens, curiosidades, história sobre o distrito de Peirópolis. Sites: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706 http://www.peiropolisturismo.com.br

 Saída da escola “ ... os modos de realizar as atividades, os recursos mobilizados pelos participantes, os materiais utilizados serão diferentes segundo as características da situação da atividade desenvolvida” (KLEYMAN, 2005, p.25). Chegada a Peirópolis

Visita monitorada ao museu do Dinossauro

Visita monitorada ao museu do Dinossauro

Visita monitorada ao museu do Dinossauro

Visita monitorada ao museu do Dinossauro Lanche coletivo após a visita ao interior dos museus Visita monitorada ao museu do Dinossauro

Trabalhando em sala de aula após a visita ... Discussão oral sobre a visita à Peirópolis; Produção de texto: “Um dia em Peirópolis”.   Pintura rupestre na praça (com papel pardo e giz de quadro negro). 

Pintura rupestre na praça

Pintura rupestre na praça

Apresentações dos trabalhos em sala de aula Pintura rupestre na praça

Entusiasmo e alegria na apresentação dos trabalhos...

Trabalhos de expressão artística realizados

Expressão artística...

Expressão artística...

Expressão artística...

Expressão artística...

Depoimento das pibidianas. Percebemos que a alfabetização é muito mais do que decodificar códigos verbais e não verbais. Constitui-se como uma das armas mais poderosa que se tem para a transformação social. É a mais abrangente e compreensível forma de comunicação; assim, ao possibilitar o domínio da escrita, pela prática que tiveram na visita em Peirópolis e nas demais visitas realizadas, os alunos desenvolveram, consideravelmente, sua autonomia, sua socialização e o respeito aos seus valores pessoais, aos do outro e aos valores culturais da cidade de Uberaba. Depoimento das pibidianas.

REFERÊNCIAS BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf Acesso em: 01mai.2012. KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Universidade de Campinas. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2013. FREIRE, Paulo & MACEDO, Donaldo (1990). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1990. MUSSIO, A. C. PEIRÓPOLIS (antiga CAMBARÁ) Município de Uberaba, MG. Estações Ferroviárias do Brasil. Uberaba, 2008. Disponível em: <http://www.estacoesferroviarias.com.br/mogiana_triangulo/peiropolis.htm>. Acesso em: 10 jun. 2013.   TAVARES, Maria Tereza Goudard. A cidade e a alfabetização das crianças das classes populares: algumas considerações. [200?]. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/25/mariaterezatavarest06.rtf‎ Acesso em: 02 mai.2012. Música: Camaleão / Grupo Paramgolè