Uma Experiência Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO
Advertisements

Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Maio / 2006.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
Para não morrer na praia:
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade de Aveiro
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
Universidade – Tecnologias – Articulação
Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB
Contexto de Educação a Distância
Estudos Orientados TI Aula 1
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SISTEMAS DE ENSINO.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
/ / Década de SAIR.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Questionário do Estudante Enade
Curso Online A influência do computador na educação infantil
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Uma Experiência Brasileira TC F3A1 - 064 Ensinando Anatomia Humana utilizando um Curso Baseado na Rede Mundial de Computadores: Uma Experiência Brasileira

Disciplina de Anatomia Humana Básica oferecida aos alunos dos seguintes cursos da UNIARARAS: Biologia Fisioterapia Biomedicina Educação Física Estética Cosmética

Conteúdo pedagógico desenvolvido pelos professores de Anatomia Humana da UNIARARAS. O mesmo conteúdo foi disponibilizado em PHP e Flash pelo CETEC (Centro de Tecnologia) - Webdesigner Imagens utilizadas referentes ao conteúdo básico “Atlas de Anatomia Humana do Sobotta” Imagens específicas utilizadas “The Visible Human Project” http://vhp.uniararas.br Plataforma EAD “Teleduc” UNICAMP.

Iniciando o curso “Plataforma Teleduc”

Janela Pop-up

Animações em Flash

Animações em Flash

Animações em Flash

Avaliação prática Paramediano Mediano Frontal Transversal Sagital Latero-lateral Longitudinal

Avaliação prática Sagital mediano Sagital Transversal

Avaliação prática Flexão e extensão Adução e abdução Rotação

Avaliação teórica

Avaliação teórica

Avaliação teórica

Atividades específicas Tronco do corpo caloso

Atividades específicas

Atividades específicas Esplenio do corpo caloso

Atividades específicas

Resultados: A implantação experimental do curso ocorreu em 2006 para 82 alunos dependentes, participantes de todos os módulos e que responderam integralmente às atividades e ao questionário de auto-avaliação

Conclusão: Os resultados obtidos com o processo pedagógico e as ferramentas Tecnológicas de educação a distância, empregadas na implantação do Curso de Anatomia Humana foram amplamente positivos. Consideramos que o sucesso deste projeto foi devido a forte interação e pró-atividade dos profissionais envolvidos e à escolha adequada dos recursos tecnológicos disponíveis.

UNIARARAS Fundação Hermínio Ometto Av. Dr. Maximiliano Baruto Nº. 500 Jardim Universitário Tel. (19) 3543-1474 CEP: 13607-339 Araras - SP PROPESQ – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa CETEC – Centro de Tecnologia NUTEC – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Prof. Antonio Carlos Magagnini Jr. magal@uniararas.br