GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - UBQES
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Gestão do Conhecimento
CAPÍTULO 8: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
Evolução da Administração
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gerenciando Conhecimento SBGC
Gestão do Conhecimento
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Gestão do Conhecimento na prática
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Gestão do Conhecimento e Capital Humano nas Organizações
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Modelo de Excelência em Gestão
Talentos para Inovação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Cadeia de Valor.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Agenda da Apresentação
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO

Instituição de Ensino São Francisco
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO GRUPO JOANA LINARA ROGÉRIO VANESSA.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
INTERNAL USE ONLY Gestão de Riscos Estratégicos Outubro 21, 2013 Carlos Cortés Superintendente de Engenharia de Riscos Zurich Brasil Seguros.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Uma onda de reorganizações
Universidade Corporativa Procenge
Gestão do Conhecimento GC
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Contabilidade Gerencial
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação Anna da Soledade Vieira II Oficina de Educação Corporativa Brasília, 2004

GC - Conceitos Função organizacional responsável pela ambiência interna apropriada e processos para criação / obtenção e socialização do conhecimento. Arte da criação de valor, alavancando os ativos intangíveis da organização. (Sveiby)

MOTIVAÇÃO PARA GC Globalização e economia de rede Complexidade do ambiente de negócios Mobilidade da força de trabalho Velocidade do processo de inovação Necessidade de educação continuada

MARCOS HISTÓRICOS 1969 - Conhecimento como recurso crucial da economia (Drucker) 1973 - Conhecimento como eixo da sociedade pós-industrial (Bell) 1991 - Skandia cria Diretoria de Capital Intelectual e desenvolve indicadores 1995 - 97 Publicações e congressos 2000 - Criação da SBGC, no Brasil

Momento Atual Há consciência de que as organizações dependem de conhecimento para serem inovadoras e competitivas

GC - Propósitos Comuns Aprender e absorver conhecimento Criar novo conhecimento e inovar Obter melhores resultados Ser competitivo “If only we knew what we know!”

GC na Prática das Organizações Redes de colaboração Tecnologias e processos colaborativos Desenvolvimento e educação corporativa Gestão de conteúdo e sistemas de busca Análise e monitoração de informações

Obstáculos à GC Privatização do conhecimento Relações institucionais Hipervalorização da TI sobre os fatores humano e social

Abordagens Metodológicas Mecanicista: TI busca eficiência ⇒ reuso Cultural: gestão de mudança ⇒ inovação Racionalista: métodos analíticos ⇒ mensuração de resultados

Dimensões a considerar Ontológica: indivíduo - grupo - organização - sociedade Epistemológica: o conhecimento (tácito e explícito) resulta da prática refletida

MODELOS I. Nonaka - SECI ⇒ Foco na relação de confiança entre empresa / empregado L.. Edvinsson - Cap. Intelectual ⇒ Foco no resultado financeiro E. Carayannis - OK Net (Organizational K. Network) ⇒ Visão holística Nonaka: o K é produto da conversão entre os 4 modos (SECI) que ocorrem na interação social. Edvinsson: criação de valor a partir dos ativos intangíveis: competências individuais + estrutura interna + estrutura externa Carayannis: o conhecimento organizacional nasce da relação entre conhecimento individual e metaconhecimento, gerando 4 estados: ignora a própria ignorância, ignora o proprio conhecimento, sabe que ignora, sabe que sabe.

Empresas - GC para quê? Evitar erros e omissões Não duplicar esforços, ‘reinventando’ o que alguém sabe Solucionar problemas com rapidez Melhorar soluções para clientes Compartilhar idéias e melhores práticas Encurtar o ciclo de inovação (P, D & I).

GC EMPRESARIAL - TENDÊNCIAS Interseção de GC e e-Learning. Discussão sobre GC move-se do campo operacional para o estratégico. GC vista como solução orgânica essencialmente humanista. Soluções de GC passam da gestão de insumos operacionais para apoio à inovação.

GC e Teoria da Firma ( Penrose, Nelson e Winter) O conhecimento organizacional é mais que a soma do conhecimento dos indivíduos. a vantagem competitiva de uma organização resulta da conjunção de diferentes recursos, a partir do conhecimento singular da firma. Individ. Social. Natureza. Consci. Objeti vado Teorica Expl. Automat Coleti vo Pratica Tacito

GC e Governo - Aplicações Assegurar serviço público competente e eficaz Preparar parceiros de política pública Construir e alavancar capital intelectual público e privado Apoiar sistema de GC na / para a sociedade

GC e Governo Políticas Necessárias Educação: programas, infra-estrutura, recursos Pesquisa: infra-estrutura, recursos Comunicação: infra-estrutura Propriedade intelectual: infra-estrutura, recursos, divulgação.

CONCLUSÕES Firmas são auto-suficientes para equacionarem sua GC interna, segundo sua cultura e singularidade. O serviço público deve buscar seu modelo de GC, que envolva a sociedade civil. Trabalhar na capacitação e orientação dos que estão à margem do sistema é espaço que clama pela liderança do Governo.

Enfim, cabe essencialmente ao Estado Apontar caminhos e agregar forças. Criar e manter ambiente propício ao desenvolvimento do potencial dos indivíduos e à competitividade das organizações.

. . . “Knowledge management is not where you start, but where you end up.” Thomas Stewart

Anna da Soledade Vieira anna.soledade.vieira@terra.com.br 31-3281.6114 Muito obrigada. Anna da Soledade Vieira anna.soledade.vieira@terra.com.br 31-3281.6114