CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Planejamento Estratégico com BSC
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Sustentabilidade nos Projetos Techint Engenharia e Construção
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
GTI Claudia Salles Haddad
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Teorias Modernas de Gestão
PESQUISA COM ASSOCIADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Gestão por Competências
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
Excelência na Gestão Pública
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
RETROSPECTIVAHISTÓRICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DIREX/Dequali 26, 27 e 28-jun-13

GESTÃO DA QUALIDADE NO CFC o caminho para a melhoria contínua

Gestão da Qualidade no CFC O Conselho Federal de Contabilidade, como entidade certificada pela ISO 9001:2008, desde 2007, desenvolveu o seu Sistema de Gestão da Qualidade para assegurar: utilização eficiente de recursos; tomada de decisões com base em evidência factual; foco na satisfação do cliente (Conselhos Regionais de Contabilidade, profissionais da contabilidade, escritórios de contabilidade e organizações contábeis, e sociedade)

O que é um Sistema de Gestão? Mas, antes de falarmos sobre Sistema de Gestão da Qualidade, vamos apresentar a vocês uma maneira interessante de se entender o que é um SISTEMA DE GESTÃO?

Gestão da Qualidade no CFC Mas para que o CFC alcance o sucesso, foram estabelecidos e são mantidos uma missão, uma visão e os valores. MISSÃO VISÃO VALORES

Gestão da Qualidade no CFC VISÃO MISSÃO VALORES Ampliando nosso entendimento: A Visão é o por que existimos. A Missão é o que queremos ser. E os valores são a marca registrada da nossa entidade e norteiam o nosso movimento em direção ao nosso sucesso. O que queremos ser Por que existimos Definem o nosso sucesso

Gestão da Qualidade no CFC MISSÃO A MISSÃO, como falamos, é o motivo pelo qual existimos, é o nosso propósito. No nosso caso, a Missão do CFC é Promover o desenvolvimento da Profissão Contábil, primando pela ética e qualidade na prestação de serviços, realizando o registro e a fiscalização de profissionais e organizações contábeis, atuando como fator de proteção da sociedade. Promover o desenvolvimento da Profissão Contábil, primando pela ética e qualidade na prestação de serviços, realizando o registro e a fiscalização de profissionais e organizações contábeis, atuando como fator de proteção da sociedade.

Gestão da Qualidade no CFC VISÃO A Visão é o que queremos ser, é o que esperamos para o nosso futuro. O CFC quer no futuro Ser referência nacional e internacional como órgão de profissão regulamentada, politicamente articulado e formador de opinião em questões sócio-econômicas, tributárias, técnicas e organizacionais, consolidando a profissão contábil como fator de proteção da sociedade Ser referência nacional e internacional como órgão de profissão regulamentada, politicamente articulado e formador de opinião em questões socioeconômicas, tributárias, técnicas e organizacionais, consolidando a profissão contábil como fator de proteção da sociedade.

Gestão da Qualidade no CFC VALORES E os valores cultivados no CFC são: ética no trabalho; companheirismo; responsabilidade profissional e social; compromisso; confiança; transparência, respeito e trabalho perseverante. Transparência Ética no trabalho Compromisso Companheirismo Confiança Respeito Responsabilidade profissional e social Trabalho perseverante

Gestão da Qualidade no CFC Política e Objetivos Missão Visão Valores Também foram definidos objetivos estratégicos, objetivos da qualidade e uma política da qualidade – os quais são sustentados pela missão, pela visão e pelos valores do CFC

Gestão da Qualidade no CFC POLÍTICA DA QUALIDADE Estabelecer padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao registro e à fiscalização do exercício da profissão contábil, primando pelo desenvolvimento profissional, e visando à melhoria contínua e à eficácia do Sistema Contábil Brasileiro. Aí está a nossa política da qualidade. Vocês também podem encontrá-la nesse folder institucional que foi distribuído a vocês.

Gestão da Qualidade no CFC OBJETIVOS DA QUALIDADE Promover a capacitação e a valorização dos colaboradores, estimulando o crescimento pessoal e profissional, visando habilitá-los ao desenvolvimento de suas atividades. Assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade. Aprimorar canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento, visando atender às necessidades da instituição, do profissional contábil e da sociedade. Apoiar, assessorar e acompanhar os Conselhos Regionais no cumprimento das suas atividades institucionais. Promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da Profissão Contábil. Da mesma forma que a Política da Qualidade, os Objetivos da Qualidade também estão nesse folder institucional. Vocês também podem encontrar esses objetivos no desktop (área de trabalho) dos seus monitores. Uma observação importante e que eu gostaria de deixar para reflexão de cada um de vocês é: onde você, em qual desses objetivos da qualidade, o que você faz, na sua rotina, no seu processo, está inserido?

Gestão da Qualidade no CFC MAPA ESTRATÉGICO

Gestão da Qualidade no CFC Mapa Estratégico Objetivos Estratégicos Resultados Institucionais Fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade. Atuar como fator de proteção da sociedade. Público-Alvo Influenciar na formação das competências e das habilidades do profissional e fomentar projetos de educação continuada. Promover a satisfação da classe contábil com o Sistema CFC/CRCs. Fortalecer a participação sociopolítico-institucional perante as instituições públicas, privadas, sociedades civil e entidades representativas da classe contábil. Processos Firmar parcerias estratégicas. Inovar, integrar e otimizar a gestão do Sistema CFC/CRCs. Elaborar, acompanhar e aperfeiçoar normas de interesse do Sistema CFC/CRCs, da profissão e da Ciência Contábil. Garantir qualidade e confiabilidade nos processos e nos procedimentos. Aperfeiçoar, ampliar e difundir ações de Registro e Fiscalização como fator de proteção da sociedade. Eu não poderia deixar de mostrar para vocês o Mapa Estratégico do Sistema CFC/CRCs, pois nossos objetivos da qualidade aí estão inseridos. O Mapa Estratégico é composto de 15 objetivos estratégicos e, a título de observação, gostaria de salientar que CADA UM DOS PROJETOS DO PLANO DE TRABALHO são inseridos em uma desses 15 objetivos estratégicos. Pessoas e Tecnologia Recursos e Logística Fortalecer conhecimentos técnicos e habilidades pessoais dos conselheiros e dos colaboradores do Sistema CFC/CRCs. Atrair e reter talentos. Ampliar e integrar o uso da tecnologia da informação no Sistema CFC/CRCs. Garantir sustentabilidade orçamentária e financeira do Sistema CFC/CRCs. Assegurar adequada infraestrutura e suporte logístico às necessidades do Sistema CFC/CRCs.

Gestão da Qualidade no CFC Mapa Estratégico Objetivos Estratégicos Resultados Institucionais Fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade. Atuar como fator de proteção da sociedade. Público-Alvo Influenciar na formação das competências e das habilidades do profissional e fomentar projetos de educação continuada. Promover a satisfação da classe contábil com o Sistema CFC/CRCs. Fortalecer a participação sociopolítico-institucional perante as instituições públicas, privadas, sociedades civil e entidades representativas da classe contábil. Processos Firmar parcerias estratégicas. Inovar, integrar e otimizar a gestão do Sistema CFC/CRCs. Elaborar, acompanhar e aperfeiçoar normas de interesse do Sistema CFC/CRCs, da profissão e da Ciência Contábil. Garantir qualidade e confiabilidade nos processos e nos procedimentos. Aperfeiçoar, ampliar e difundir ações de Registro e Fiscalização como fator de proteção da sociedade. Peço que vocês observem que a base do nosso mapa estratégico estão PESSOAS E TECNOLOGIA, RECURSOS E LOGÍSTICA. Desta forma, nosso objetivo sempre será fortalecer essa base (ou seja, pessoas e tecnologia), para trabalharmos os nossos processos, a fim de atender aos requisitos do nosso público alvo e alcançar os resultados institucionais que são: FORTALECER A IMAGEM DO SISTEMA CFC/CRCs E DA PROFISSÃO CONTÁBIL PERANTE A SOCIEDADE e ATUAR COMO FATOR DE PROTEÇÃO DA SOCIEDADE. Pessoas e Tecnologia Recursos e Logística Fortalecer conhecimentos técnicos e habilidades pessoais dos conselheiros e dos colaboradores do Sistema CFC/CRCs. Atrair e reter talentos. Ampliar e integrar o uso da tecnologia da informação no Sistema CFC/CRCs. Garantir sustentabilidade orçamentária e financeira do Sistema CFC/CRCs. Assegurar adequada infraestrutura e suporte logístico às necessidades do Sistema CFC/CRCs.

Gestão da Qualidade no CFC Resultados Institucionais Público Alvo Processos Pessoas e Tecnologia Recursos e Logística Nessa pirâmide vocês pode perceber como essa conexão se apresenta.

Gestão da Qualidade no CFC Política Gestão da Qualidade no CFC Objetivos Missão Visão Apenas para ilustrar, que tudo isso que falamos até agora são engrenagens para o funcionamento do CFC. Valores

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Gestão da Qualidade no CFC SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Gestão da Qualidade no CFC Para implementar uma estratégia e políticas para o sucesso, é importante estabelecer e manter processos e práticas que: traduzam sua estratégia e sua política em objetivos mensuráveis para todos os níveis pertinentes da organização; estabeleçam prazos para cada objetivo; atribuam responsabilidades e autoridade para alcançar o objetivo; avaliem os riscos estratégicos e definam as contramedidas adequadas; proporcionem os recursos necessários para desdobrar as atividades necessárias; executem as atividades necessárias para alcançar estes objetivos. O CFC adotou o Sistema de Gestão da Qualidade em 2007, e, para implementar uma estratégias e políticas para o sucesso, é importante estabelecer e manter processos e práticas que:

Gestão da Qualidade no CFC Conceito Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) constitui a definição dos meios e dos métodos sobre “como” executar os processos que geram os serviços, as responsabilidades de execução das atividades e que também sejam estabelecidos os registros que evidenciem que o processo foi realizado conforme estabelecido. Sistema de Gestão da Qualidade, cuja sigla é SGQ, constitui a definição dos meios e dos métodos sobre como executar os processos que, no caso do CFC, geram os serviços (registro, fiscalização, educação continuada), as responsabilidades de execução das atividades (quem faz o quê, quem é responsável pela atividade), e que também sejam estabelecidos os registros (as comprovações) que o processo foi realizado como estabelecido. Vocês viram que destacamos a palavra processo... Mas o que é processo? Como você está inserido nesse processo? Como a sua atividade, o que você faz diariamente, impacta esse processo. É importante que todos vocês saibam que, independentemente do seu setor, coordenadoria, gerência, ter procedimento certificado pela ISO 9001, TODOS FAZEMOS PARTE DO PROCESSO. Vejamos um vídeo que pode esclarecer bem isso para cada um.

Objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade: Gestão da Qualidade no CFC Objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade: Aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento das suas necessidades e das suas expectativas. Clientes do CFC: E qual é o objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade? Aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento das suas necessidades e das suas expectativas. É muito importante que nós tenhamos consciência de que, o CFC, como entidade fiscalizadora do exercício da profissão contábil tem como cliente os profissionais da contabilidade, escritórios e organizações contábeis, os CRCs e a sociedade. Profissionais da Contabilidade; Escritórios e organizações contábeis; Conselhos Regionais de Contabilidade; Sociedade.

Benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade: Gestão da Qualidade no CFC Benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade: 1 – melhoria nas operações; 2 – melhoria na motivação; 3 – melhoria na imagem (interna e externa); 4 – melhoria da performance produtiva; 5 – mais tempo para o gerenciamento. Agora que vocês podem identificar a sua atividade dentro do processo como um todo, precisamos falar quais são os benefícios da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade: Melhoria nas operações ou seja, melhoria nas nossas rotinas; Melhoria na motivação Melhoria na imagem do CFC (interna e externa) – está comprovado que as empresas e as entidades que possuem Sistemas de Gestão da Qualidade certificados pela ISO 9001 são vistas de maneira diferenciada. Melhoria da performance produtiva, com a eliminação do retrabalho; Mais tempo para o gerenciamento, e aí, nesse caso, esse gerenciamento é tanto para os gestores, como para os colaboradores, como por exemplo: gerenciamento do tempo.

Melhoria Contínua – atividades recorrentes: Gestão da Qualidade no CFC Melhoria Contínua – atividades recorrentes: controle e monitoramento dos trabalhos; reuniões de análise crítica; minimização de retrabalho aperfeiçoamento e melhoria contínua dos instrumentos utilizados; identificação de necessidade de mudanças estratégicas. E como fazemos isso? Controlando e monitorando os trabalhos. Como? Por meio dos indicadores que avaliam o desempenho de atividades importantes do CFC. Por meio dessa medição podemos identificar gargalos que impactam o desenvolvimento de alguma atividade e assim, corrigir pontualmente possíveis desvios ou erros de um determinado processo. reuniões de análise crítica. Essas reuniões são realizadas para avaliar o sistema de gestão da qualidade após a realização das auditorias interna e externa. Mas também podem ser realizadas para discussões que envolvam estratégias para melhoria contínua dos processos, ou inclusão de novos processos no escopo da certificação Minimização de retrabalho, por meio do mapeamento e redesenho de processos; Aperfeiçoamento e melhoria contínua dos instrumentos utilizados – as revisões que são feitas nos procedimentos dos processos certificados pela ISSO 9001, visando adequação à realidade das rotinas. Identificação de necessidade de mudanças estratégicas.

Gestão da Qualidade no CFC Melhoria Contínua - Atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender a necessidade ou a expectativa do nosso cliente. Paralelamente à implantação desse Sistema de Gestão da Qualidade, a implantação da melhoria contínua vem para auxiliar na concretização dos nossos objetivos, pois, como vemos aí no slide, é uma atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender a necessidade ou a expectativa do nosso cliente. Quais são??? Perguntar e ver se eles vão responder

ISO 9001:2008 Por fim, queremos apresentar a vocês um vídeo que explica o que é a certificação ISO 9001

Ao final do vídeo, falar que a partir de agosto de 2013, daremos continuidade a este treinamento, com o fim de mostrar a vocês como funciona o Sistema de Gestão da Qualidade do CFC. Finalidade, escopo, nossos macroprocessos, procedimentos, etc.

A QUALIDADE FAZ PARTE DA SUA ROTINA Gestão da Qualidade no CFC A QUALIDADE FAZ PARTE DA SUA ROTINA Aqui, apenas um recadinho para vocês.

Depto. de Planejamento e Qualidade Gestão da Qualidade no CFC Muito obrigada! Elys Tevania Carvalho Diretoria Executiva Apoio: Depto. de Planejamento e Qualidade dequali@cfc.org.br 3314-9601 ou 3314-9452