Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008.

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Roteiro 1.Contexto 2.Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor público? 3.Qual gestão de pessoas? 4.O que se espera dos servidores públicos? Qual o perfil desejado? 5.Principais desafios 6.Como formar? Helena Kerr do Amaral

Contexto  Intensas transformações no mundo do trabalho  Descrição rígida de atribuições X novas necessidades  Desconhecimento e desperdício de saberes e competências  Cerca de 550 mil servidores federais civis ativos  Cerca de 9 milhões de servidores estaduais e municipais, atuando nos três poderes (RAIS) Helena Kerr do Amaral

Desafios contemporâneos  Problemas públicos complexos (tanto do ponto de vista tecnológico como conceitual ou ideológico), como: •Crise financeira global •Aquecimento global •Produção de alimentos e transgênicos •Recursos hídricos e seus múltiplos usos •Desenvolvimento econômico e redução de desigualdades •Fundamentalismos e democracia •Combate ao crime e soberania nacional Helena Kerr do Amaral

Expectativas da sociedade  Criação de Valor Público • Serviços • Resultados • Confiança (coração da relação estado- cidadão) •Nas lideranças •Nas instituições •Nos políticos Helena Kerr do Amaral

Confiança Como formar quadros na administração pública que aumentem a confiança da sociedade no Estado? Helena Kerr do Amaral

Confiança e Liderança Helena Kerr do Amaral

Liderança  Liderança é um processo consciente que depende de • Clareza dos objetivos pessoais • Adequação dos objetivos pessoais às missões da organização • Reconhecimento da importância do trabalho coletivo  Fatores estratégicos para a gestão efetiva e liderança : • Auto-consciência • Auto-gestão • Consciência social • Habilidades de relacionamento  O que cabe às lideranças? • Construir relações de confiança • Mobilizar a energia das pessoas • Incentivar a autonomia e a iniciativa • Criar formas de participação que conduzam a compromissos Helena Kerr do Amaral

Por que desenvolver competências de servidores públicos?  Para contribuirem com desafios do país como • Inclusão social e redução das desigualdades sociais • Crescimento com geração de trabalho, emprego e renda, ambientalmente sustentável • Promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia • Aceleração do Crescimento Helena Kerr do Amaral

O que é desenvolvimento de capacidades  É a habilidade das pessoas, das instituições e das sociedades de desempenhar funções, resolver problemas, estabelecer e atingir objetivos, ancorada no protagonismo, guiada pela liderança e informada pela confiança e pela auto estima. Fonte: Carlos Lopes e Thomas Theisohn Desenvolvimento para Céticos Helena Kerr do Amaral

Diretrizes gerais para o desenvolvimento de pessoas  Ampliar a capacidade de governo (gestão das políticas públicas)  Fortalecer a implementação de políticas adequadas à diversidade política, econômica, social, cultural e ambiental do país  Ampliar a coordenação de ações intergovernamentais (pacto federativo) Helena Kerr do Amaral

Estratégia geral de gestão pública  Seleção de servidores para aumentar a capacidade de governo  Melhoria da alocação e dos mecanismos de gestão de desempenho  Democratização das relações de trabalho  Melhoria de processos  Investimento em tecnologia de informação  Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal Helena Kerr do Amaral

Resultados esperados de política inovadora de gestão de pessoas  Pessoas certas nos lugares certos  Profissionais mais bem preparados e motivados, atentos à dinâmica da sociedade brasileira e de seus conflitos  Decisões ancoradas em informações (análise quantitativa e qualitativa)  Melhor dimensionamento de necessidades  Direitos de servidores assegurados  Incentivo à participação social para melhorar as decisões, com foco na inclusão Helena Kerr do Amaral

Desafios para a capacitação de servidores  Definição do foco da aprendizagem • Capacitar para o que? Capacitar quem? Quais as prioridades? • Qual o perfil necessário de servidores hoje?  Colocar a capacitação na agenda estratégica dos governos  Atrair os servidores para a formação continuada • Métodos adequados • Formas adequadas de oferta  Formação para carreiras estratégicas • Formação inicial • Aperfeiçoamento Helena Kerr do Amaral

Criação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal  Decreto nº 5.707/06, regulamentado pela Portaria nº 208/06  Principais objetivos • Política de desenvolvimento permanente do servidor público que valoriza as diversas formas de aprendizagem; • Melhoria da eficiência e da eficácia do serviço público; • Adequação das competências requeridas aos objetivos das instituições  Estratégias de implementação • gestão por competência como referência da política • priorização de capacitação das áreas de RH e de DAS • reconhecimento do papel das escolas de governo • criação de Comitê Gestor da Política, que acompanha e orienta as ações de capacitação • incentivo às iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições e ampla divulgação das oportunidades Helena Kerr do Amaral

Estratégias da oferta de capacitação  Combinação de educação continuada, cursos de formação, visitas técnicas, debates, seminários e educação a distância  Ênfase na formação de dirigentes  Construção da Rede Nacional de Escolas de Governo  Prioridade para temas como cooperação intergovernamental, construção de consensos, planejamento estratégico, negociação e gestão de conflitos Helena Kerr do Amaral

Temas prioritários  Coordenação intergovernamental e intersetorial  Liderança / Negociação / Comunicação  Avaliação de políticas públicas  Planejamento Estratégico  Análise de Cenários  Tomada de decisão governamental  Inovação em gestão pública  Gestão por competências  PPP  Gestão de risco  Governo Eletrônico  Contratualização Helena Kerr do Amaral

Desafios para a formação de dirigentes públicos  Oferta de programas com metodologia e duração adequadas a dirigentes públicos  Métodos de aprendizagem  Constante análise de necessidades futuras de competências na administração pública para a realidade nacional • riqueza da diversidade • grandes desigualdades Helena Kerr do Amaral

Missão da ENAP Desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas Helena Kerr do Amaral

Realizando a missão Helena Kerr do Amaral

Formação de dirigentes (lideranças)  Cursos com metodologias adequadas aos tempos reduzidos de dirigentes e em temas como: • Liderança: reflexão e ação • Gestão integrada no serviço público • Desenvolvimento de políticas públicas • Avaliação de políticas públicas • O papel do gerente • Liderança e gestão • Negociação e gestão de crise  Projetos especiais • Sob medida para organizações como ANVISA, INMETRO • Oficinas de planejamento estratégico ou de formação de consensos • Formação para a implementação do SUAS  Eventos internacionais  Café com Debate Helena Kerr do Amaral

Formação e qualificação de servidores  Formação e aperfeiçoamento de carreiras • Analista de Planejamento e Orçamento – APO • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG • Aperfeiçoamento de EPPGG (programa modular)  Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: • Especialização em Gestão Pública • Especializações sob medida – MS, MJ, MEC, UFAM  Cursos de desenvolvimento técnico gerencial • Catálogo – turmas abertas – presenciais e a distância • Turmas fechadas – presenciais e a distância • Programas de capacitação regulares e sob medida Helena Kerr do Amaral

Desenvolvimento técnico gerencial  Compreende um conjunto de programas e cursos voltados para a capacitação de gestores e técnicos das organizações públicas.  Busca criar uma visão coerente do gerenciamento e otimizar o desempenho dos servidores nas várias etapas dos processos de trabalho.  Áreas de concentração dos Programas de Capacitação: • Gestão de Pessoas • Logística Pública e Tecnologia da Informação • Planejamento e Gestão • Orçamento e Finanças • Desenvolvimento de Gerentes Operacionais e Supervisores – DGOS  Programas sob medida – exemplos: • Programas de Desenvolvimento Gerencial para organizações como a ANVISA, INMETRO, DEST e etc. Helena Kerr do Amaral

Rede Nacional de Escolas de Governo  Criada em 2003, visa aumentar a eficácia das instituições que trabalham com a formação e o aperfeiçoamento de servidores públicos, por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos entre seus membros.  Compartilha conhecimentos e experiências sobre boas práticas das Escolas de Governo, incentivando trabalhos em parceria.  Visão de que para melhorar a implementação de políticas públicas em nível nacional é estratégica a articulação das escolas de governo da federação. Helena Kerr do Amaral

Publicações  Revista do Serviço Público – RSP(desde 1937)  Cadernos ENAP  Textos para discussão ENAP  Livros – últimos lançamentos: • Coletânea “Políticas Públicas” • Coletânea “Planejamento e Orçamento” • Governar em Rede • Educação a distância em organizações públicas • Ações Premiadas 12º Concurso Inovação na Gestão Pública • Gestão social: como obter eficiência e impacto nas políticas sociais? Helena Kerr do Amaral