Biografia de Paulo Nassar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

COMUNICAÇÃO E IMAGEM: VISÃO INTEGRADA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS COM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING SOB A MESMA DIREÇÃO.
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Comunicação Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
Empresa Privada – Grandes empresas
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Endomarketing. O que veremos por aqui
Avaliação Institucional
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Administração Financeira & Orçamentária
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Comportamento Organizacional
Empresas têm alma.. Empresas têm alma. A alma mora no coração da identidade corporativa.
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder.
conceitos e categoria. Jorge Kleble 1PPN
Comunicação Empresarial
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Prof(a): Patrícia Braz
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
POLÍCIA MILITAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL
ENDOMARKETING.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
AULA 1 - Comunicação Organizacional
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Responsabilidade Social
ENDOMARKETING.
O que é Assessoria de Imprensa
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
Endomarketing e Comunicação Interna
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Sistema de Administração de Carreiras
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Gabriel Bastos Machado
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Abracom.
Laboratório de Comunicação Institucional
Gestão Estratégica de Pessoas
Administração Interdisciplinar
A importância da comunicação integrada
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Comunicação Organizacional Integrada
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
Comportamento Organizacional
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE PAULO NASSAR

Biografia de Paulo Nassar Nome Completo: Paulo Roberto Nassar de Oliveira Graduação: Comunicação social habilitação em jornalismo pela PUC-SP em 1982 Mestrado: Relações Públicas pela ECA-USP de1998 a 2001 Doutorado: Ciências da Comunicação pela ECA-USP de 2002 a 2006 Estudos: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Comunicação interna, Comunicação Empresarial e relações governamentais.

Papéis desempenhados Integrante da coordenação do curso de relações públicas e professor doutor da ECA-USP Diretor-geral da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) Vice-presidente da Associação de Comunicação Empresarial de Língua Portuguesa (ACELP) e da Associação de Comunicação Empresarial do Mercosul (Amerco) Diretor editorial da Revista Comunicação Empresarial (Organicom) e Colunista da Revista Imprensa Coordenador de pesquisa acadêmica (novas práticas comunicativas da era digital com enfoque nas áreas comunicativas, educativas, sociológicas e históricas). Participa de conselhos, comissões e consultorias.

Premiações e Bibliografia “Prêmio Personalidade da Comunicação” em 2002 “Prêmio Relações Públicas do Brasil”, na categoria Amigo das Relações Públicas em 2007.

Livros e artigos: “Tudo é Comunicação” “Relações Públicas na Construção da Responsabilidade Histórica e no Resgate da Memória Institucional das Organizações” “Comunicação interna: a força das empresas” (Aberje Editorial)

ABERJE Origens: Fundada em 8 de outubro de 1967 (Relações Públicas, Jornalismo e Administração) De 1967 a 1988 - Associação de Editores de Revistas e Jornais de Empresas A partir de 1989 - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Ideologia da Escola das Relações Humanas (Nilo Luchetti seguidor das idéias de Abraham H. Maslow) Comunicação: Construção de um mundo melhor, construtor e com menos conflitos. Comunicação desinibida = Colaboração dos públicos

A ABERJE dos anos 1960 e 1970 tinha como objetivo principal humanizar os processos de comunicação empresarial por meio da melhoria das publicações direcionadas aos funcionários […]. A ABERJE, dentro de seu propósito humanista, nasceu tendo como seu primeiro símbolo um circulo que tinha em seu centro um homem estilizado que lia um jornal, o operário-leitor. (NASSAR, p. 243, 2006) Margarida Künsch comenta (1997, p.57) que a Aberje é o “embrião da comunicação organizacional brasileira”.

A comunicação como parte intrínseca ao processo de gestão organizacional   Administração Humanizada  Bem Estar  Satisfação  Aumento da Produção. Comunicação Dirigida: Estratégia para o welfare state no ambiente de trabalho; Facilita a compreensão Funcionário x Empregador.

A comunicação pautada por sua contribuição à eficácia e eficiência organizacional Organização + Comunicação = Eficácia e Eficiência O fluxos de informação devem ser: Descendente Horizontal Ascendente A comunicação presente nos relacionamentos cotidianos

Informações transparentes que permitam a integração do grupo e o interesse homogêneo Resultados que vão além dos quantitativos Humanização das organizações Funcionário como um agente ativo

Aberje; Plano de comunicação Rhodia;   Jornal Clã, na Goodyear;

A APOLOGIA DO DISCURSO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA Integração entre relações públicas e comunicação organizacional a fim de obter : aumento de credibilidade da organização; criação de um ambiente de pertencimento entre os públicos organizacionais; desenvolvimento de um ambiente de comunicação e de confiança entre a organização e os seus públicos; prevenção e minimização de crises potenciais.

As organizações modernas não devem ser impulsionadas pela produtividade, mas pela qualidade do clima humano; Sendo assim, a comunicação excelente e integrada é cada vez mais valorizada pelo mercado; Cabe ao profissional de Relações Públicas possuir conhecimentos interdisciplinares. Nassar vê na exposição da memória Organizacional uma eficaz ferramenta de comunicação organizacional.

Maneiras de consolidar a memória organizacional: É necessário que as organizações possuam e mantenham um acervo de materiais que constantemente relembrem seus grandes feitos, sua cultura, seu relacionamento com a sociedade, bem como os projetos já realizados por ela; Utilizar-se de depoimentos dos integrantes da empresa; Papel de extrema relevância dos funcionários aposentados.

Enfoque das práticas profissionais para discorrer sobre o conceito de comunicação organizacional   “A comunicação era voltada para o funcionário, mas a redemocratização revelou a necessidade de a empresa se comunicar também com inúmeros públicos organizacionais. Hoje, o profissional é um gestor de comunicação, estrategista, analista de conteúdos e não mais um intermediário de contatos entre cliente e imprensa e produtor de releases […]. Diferentemente do que acontecia anos atrás, quando os jornalistas, relações públicas e publicitários trabalhavam cada um em sua área, hoje, a interação destes profissionais é condição sine qua non para o sucesso de uma política em comunicação”. (NASSAR, Paulo, p. 128, 2005)

Profissional de perfil mestiço. Comunicação Organizacional tem função: Administrativa; Política; Cultural; Simbólica. A Identidade Organizacional reflete-se nas ações organizacionais.

Ações errôneas: INTERNAS Aplicar instrumentos apenas para “figuração”; Não utilizar-se de resultados produzidos. EXTERNAS Green Wash; Falsas responsabilidades sociais. Consumidores compram a marca, e não o produto.

Conclusão Nassar e a Aberje; Reafirmação do conceito humanizador; A atitude atinge mais do que o simples discurso.

ALEXANDRE AKIO C. SUENAGA ALINE AYUMI KAWAHIRA AMANDA TURANO ANGELIERI CAROLINA IAMAMOTO DOS SANTOS FILIPE ALBUQUERQUE TERRA GUSTAVO ARAUJO COSTA VANESSA ACIOLI DE OLIVEIRA São Paulo, 2009