Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Samir Silveira
Advertisements

Professor: Samir Silveira
Objetivos de aprendizagem
Risco e Retorno Módulo 7.
Risco e Retorno (Gitman cap. 5)
Medidas de Dispersão.
CONCEITOS ESTATÍSTICOS
Professor: Samir Silveira
Professor: Samir Silveira
ESTATÍSTICA APLICADA AULA 2 MEDIDAS DE POSIÇÃO X MEDIDAS DE DISPERSÃO.
Planejamento do gerenciamento de riscos
FINANÇAS CORPORATIVAS: CURTO E LONGO PRAZOS
O BETA E O MODELO CAPM CONCEITOS BÁSICOS, REGRESSÃO ESTATÍSTICA E O MODELO CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL PROF. BENEDITO CABRAL.
Risco e Retorno Retorno (%) = (Δ Valor Mercado + Dividendos) Valor Inicial de Mercado A primeira parte é o ganho de capital A segunda é a lucratividade.
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA
Microeconomia A III Prof
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.
Mercado Financeiro Prof Samir Silveira.
MERCADO DE CRÉDITO Prof Samir Silveira.
Desafios gerenciais Aula 4.
GESTÃO DE RISCOS Prof Samir Silveira
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Gerência Financeira das Reservas Técnicas
Metodologia do Valor Contábil
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOB CONDIÇÕES DE RISCO
Risco e Retorno Prof. Antonio Lopo Martinez.
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Prof. Henrique Pinese - UFU VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA.
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Concessão de Crédito:... O importante é lucrar mais Prof. Dr. Luiz Carlos Jacob Perera Universidade Presbiteriana Mackenzie S.P., 3 de novembro de 2014.
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Conceitos O gestor financeiro é o principal responsável pela criação de valor para o acionista ou proprietário da empresa. Para criar valor é preciso decidir.
Exemplo Vamos considerar que uma determinada empresa faça um investimento e apresente as seguintes informações referentes à expectativa de ganho futuro.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Risco, retorno e valor Aswath Damodaran – Risco e Retorno Capítulo 3
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Custos de capital Cristina Juliana Solange Valéria.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Administração
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
RISCOS DE UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTO
POUPAR Aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas Permite a satisfação de necessidades de longo prazo Prescindir de consumir no presente para.
Professor: Cezar A. P. Santos Introdução à Análise do Risco
Aspectos clínico e comportamental dos fatores de risco à saúde
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Análise de investimentos
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Investimento ONDE COMO QUANTO ATIVOS FÍSICOS : Máquinas, nova planta, novos produtos, sistemas de informação... TÍTULOS DE MERCADO.
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
Probabilidade – É a expressão na forma percentual de um determinado evento ocorrer  Em decisões de certeza, há 100% de probabilidade de que o resultado.
1 Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Mar 2016 Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University,
Gustavo F. Kaminski Marcelo V. Lazzaris Thomaz P. Meirelles
Risco e Retorno Retorno – total de ganhos ou prejuízos decorrentes de um investimento. Risco – é a quantificação da incerteza. Associado à probabilidade.
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
MODELO CAPM ● Desde a década de 1950 que existe uma preocupação por parte dos teóricos em finanças para identificar a relação existente entre risco e retorno.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração Administração Financeira e Orçamento Empresarial 2013.1

Risco e Retorno Risco e retorno são variáveis básicas da tomada de decisão de investimentos. Genericamente, o risco é uma medida de volatilidade ou incerteza dos retornos, e retorno é a expectativa de receitas de qualquer investimento. Segundo autores, risco é a possibilidade de prejuízo financeiro ou o risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos.

Retorno Retorno, é o total de ganhos ou de perdas de um proprietário ou aplicador sobre investimentos anteriormente realizados. Já para GITMAN (p.203), o retorno é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo.

Relação Risco x Retorno

Relação Risco x Retorno Em suma, pode-se definir Risco como o grau de incerteza associado a um investimento. Quanto maior a volatilidade dos retornos de um investimento, maior será o seu risco. Quando dois projetos têm os mesmos retornos esperados, escolhe-se o de menor risco.

Retorno Esperado ou Taxa de Retorno Esperada Retorno esperado ou Taxa de Retorno Esperada é, a remuneração que os investidores solicitam para manter suas aplicações no ativo considerado. Vale ressaltar que o retorno esperado difere-se do retorno efetivo apenas por se tratar ex-ante, enquanto que o retorno efetivo já foi efetivamente conhecido.

Retorno Esperado ou Taxa de Retorno Esperada A probabilidade será usada como forma de quantificar o nível de possibilidade de um projeto ter os seus valores projetados correspondidos efetivamente, levando sempre em consideração os cenários projetados para cada um deles.

Medidas de Risco Definido o retorno esperado de um projeto ou investimento, o que resta agora é conhecer o grau de risco envolvido. No exemplo anterior, percebe-se que a taxa de retorno esperada para o Investimento A e para o Investimento B é a mesma. Assim, torna-se necessário saber quais dos dois projetos apresentam o menor risco. Neste caso, as unidades de risco adotadas serão as medidas de dispersão tradicionalmente trabalhadas pela Estatística: variância, desvio-padrão e coeficiente de variação.

Análise de Sensibilidade ou Volatilidade É a abordagem comportamental que utiliza inúmeros valores possíveis para uma determinada variável, a fim de avaliar o seu impacto no retorno da empresa. Na verdade, preocupa-se em avaliar a discrepância entre os valores mínimos e máximos dos VPL's para os cenários projetados em questão.

Definição de Cenários Comumente, para fins de análise de risco, é costume traçar cenários através da ponderação das probabilidades dos mesmos ocorrerem. Por exemplo, pode-se definir que a probabilidade de crescimento econômico do país acima de 5% ao ano, para o próximo ano seja de 40%, e assim por diante.

Risco de Carteira RISCOS DE CARTEIRA: No risco de carteira, o que importa não é o risco inerente à cada ação ou investimento, mas sim o risco relativo à carteira de ações, ativos ou investimentos. RETORNOS DE CARTEIRA: O retorno esperado de uma carteira é simplesmente a média ponderada dos retornos esperados dos ativos individuais da carteira, sendo que os pesos são a fração do total investido em cada ativo.

Risco Diversificável e Risco de Mercado Risco diversificável: é ocasionado por eventos aleatórios, como processos judiciais, greves, programas de marketing mal sucedidos, ganho ou perda de grandes contratos e outros eventos específicos a uma empresa. Como os eventos são aleatórios, alguns eventos ruins de umas empresas serão compensados por eventos positivos de outras empresas.

Risco Diversificável e Risco de Mercado Risco de Mercado: Parcela do risco que não pode ser eliminada pela diversificação. O risco de mercado tem origens em fatores que afetam sistematicamente a maioria das empresas: guerra, inflação, recessões, taxas de juros altas entre outros.