Departamento Jurídico-Financeiro

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Departamento Jurídico-Financeiro Diretor: Victor Emmanuel da C Cirilo

Como estabelecer o preço?

Como calcular o preço certo? Para ter a certeza do preço, devem ser observadas duas questões, ao menos: o valor propriamente dito, relacionado com o cálculo; a competitividade em relação aos seus concorrentes. Para o valor, em tempo de calcular o preço de venda, você deverá definir uma margem que cubra tanto o custo de aquisição/fabricação, como também todas as despesas da empresa e, principalmente, que possibilite obter lucro.

Como calcular o preço certo? Quanto à competitividade em função do preço de venda, é essencial que você saiba mais sobre o perfil dos seus clientes e, principalmente, quem são os seus concorrentes diretos. O preço bem calculado, porém oferecido ao cliente de maneira errada, poderá não surtir em venda alguma. Cada empresa, em seu segmento, tem uma realidade de custos e despesas. Para que o preço seja calculado corretamente, deve-se ter o domínio sobre esses valores, sobre sua capacidade de venda e ter definidas as metas de lucratividade. O valor do preço de venda é uma conseqüência desse conhecimento sobre a empresa.

Formular preços Os quatro fatores para se chegar a um preço: Estratégia de Preço Indicadores Financeiros Concorrência Demanda Análise de Mercado

Estratégia de Preço Produtos novos Produtos estabelecidos Estratégia de Desnatação de Mercado (skimming) – Preço alto durante fase inicial Estratégia de Penetração - Preço baixo durante fase inicial, grandes promoções Produtos estabelecidos Manutenção de preço: consolida a imagem com público Redução de preço: igualar a concorrencia ou ser mais barato Aumento de preço: segmentar o mercado e obter vantagem da diferença de produto com concorrente Estratégia de flexibiliade de preço Inflexivel: baseado em condições e quantidade Flexivel: preços diferentes para clientes diferentes

Indicadores Financeiros Os principais indicadores financeiros são: Lucratividade sobre as vendas Rentabilidade dos negócios Poder de pagamento da empresa Nível de endividamento da empresa Margem de Contribuição Ponto de Equilíbrio (descritos nos slides sobre “A administração de Finanças - Indicadores Financeiros”

Qual é a margem de lucro médio para as atividades da minha empresa? A finalidade do lucro líquido da empresa é remunerar o capital investido. A rentabilidade esperada sobre o capital investido na empresa deverá ser superior ao custo de oportunidade no mercado, em função dos riscos inerentes ao negócio. O custo de oportunidade são as taxas de remuneração que o investidor teria para aplicação de seu capital, como por exemplo, aplicação do mercado financeiro. Como o custo de oportunidade está sendo em torno de 1,5% a 2,0% ao mês, então, a rentabilidade esperada pelo empresário deverá se situar entre 2,5% a 4,0% ao mês, o que daria o retorno do capital investido no prazo de 25 a 40 meses.

O que o gestor financeiro precisa saber sobre o mercado? Concorrentes quantidade de concorrentes, por região e por tipo de produto; preço médio por tipo de produto; prazo médio e forma de pagamento das vendas. O que vai lançar, o que está fazendo, onde podemos ampliar/melhorar? Clientes (Demanda) quantidade de clientes, por região e geral; perfil econômico e potencial de mercado; prazo médio e forma de pagamento das vendas;

Tipos de Produtos que podem ser fornecidos pela MD Jr Palestras, Seminários e Cursos Processos internos de treinamento Atendimento Preferencial e Acessibilidade Diagnóstico situacional e implantação de melhorias Elaboração de manuais, protocolos e rotinas técnicas Administração e gerenciamento do serviço hospitalar Motivação Controle de infecção em serviços de saúde Custos da assistência Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS) Gerenciamento de Riscos Gestão de Equipes Indicadores de Qualidade Assistencial Curso CIPA Curso de NR-10 Palestra de Controle de Insalubridade