Imagem Pública.

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Transcrição da apresentação:

Imagem Pública

Introdução Em Rotary “Imagem Pública” é, na verdade, Relações Públicas. No mundo inteiro usa-se esta termologia. No Brasil a profissão de Relações Pública é regulamentada por Lei, e em função disto apenas pessoas formadas na área podem utilizar-se da termologia. Assim sendo, no Brasil usamos “Imagem Pública”. Quando falamos em imagem, necessariamente remetemos a esta profissão e todas as ferramentas das quais ela se utiliza para gerar relacionamento entre pessoas/empresas/ONGs/marca, construir imagem, gerar reputação, promover produtos, serviços e tudo mais. Diferentemente de “Assessoria de Imprensa”, que é uma das funções das Relações Públicas, o cuidar da Imagem Pública de um clube é bem mais amplo. Beneficia o seu clube, sócios, agrega valor aos projetos, funciona como DQA e muito mais !

Públicos Para se trabalhar a imagem de um clube de Interact, precisamos primeiro saber quem são os públicos com quais nos relacionamos. O exercício é bem simples, basta elencar cada grupo com os quais o seu clube se relaciona, vejamos um exemplo: Rotary padrinho Interact do Distrito Governadoria Colégios da região (para DQA) Governo (para uso do espaços públicos) Rotaract do Distrito Demais Interact do mundo Imprensa (jornais, sites do município) Empresários da região Comunidade na qual se está inserido Lideres da comunidade Responsável pelo espaço onde o Interact se reúne

Trabalhando a “Imagem Pública” Como já definimos, a imagem pública é a comunicação que um clube desenvolve, como um todo e em seu sentido mais amplo. O uso do PIN, por exemplo, é uma forma de se comunicar. Um evento realizado pelo clube é uma forma de comunicação, um simples encontro com um rotariano é uma forma de construir a “Imagem Pública” de seu clube. As principais funções deste trabalho são: Atrair sócios / Manter Sócios Desmistificar que Interact é “chato” e apenas um trabalho social Prestar contas para a comunidade, padrinhos, família rotária e sócios Captar recursos Engajar líderes, instituições e doadores/voluntários Valorizar o Interact

E dentro destas principais funções estão ações como: Usar o PIN Usar a camiseta do Club Logotipo do club Postura em reuniões e eventos onde estamos como “Interact” E-mails dentro e fora do clube Festivas Reuniões Marco Rotário

Para se comunicar bem, temos que: Ter o nosso objetivo muito claro: Se pretendemos prospectar sócios, se queremos prestar contas, se queremos chamar pessoas para um evento, se queremos pautar a imprensa Definir muito bem o público que iremos interagir/queremos atingir para, assim, adequar o como faremos a nossa ação Ter um discurso alinhado. Mais do que falar do seu club, fale do Interact como um todo, como instituição GLOBAL, isto valoriza e beneficia a todos! Conheça o tema que você irá falar, se é sobre a sua comunidade, sobre um projeto, ou sobre uma ação do Rotary (Pólio,etc)

Trabalhando com a Imprensa A imprensa, seja ela do seu bairro, de uma escola ou a grande imprensa, não publica qualquer coisa. O que é interessante para você, muito provavelmente não será para eles! O trabalho da Imagem Publica do club é justamente este, deixar uma notícia interessante para o jornalista. E do que eles gostam? É fácil: Fotos, muitas fotos diferentes, que contem histórias e que sejam bem tiradas Números; pessoas que participaram da ação, pessoas que foram beneficiadas pela ação, quantidade de alimentos/roupas/qualquer coisa doados, etc... Histórias de pessoas que foram beneficiadas, como a ação mudou a realidade delas. De maneira genérica podemos trabalhar os demais públicos de maneira conjunta dentro de pequenas ações. Quando uma aproximação maior se faz necessária, é preciso definir e criar ações especificas para o objetivo que se pretende atingir.

blog Ter e MANTER um site é um ótimo passo para um Interact. Apresentar o Club (membros/ações) Aproximar o Club da comunidade Manter e contar a história do club Divulgar iniciativas e obter voluntários Compartilhar fotos e conquistas do club Manter os demais clubes e a comunidade informados sobre o andamento do seu club.

Algumas dicas para escrever bem: Fale dos outros e não apenas vocês. Valorize e elogie o outro ou os membros dos outros clubs Traga conteúdo relevante e diferente, mas que se relacione ao Interact como um todo (amizade, companheirismo, viagens, culturas diferentes, culinária, trabalho voluntário, etc) Conte histórias – Pessoas adoram histórias Evite Adjetivos – eles empobrecem o texto e o torna cansativo Escreva corretamente – abreviações são aceitáveis mas NÃO ERROS DE PORTUGUÊS “Call to action” – convide as pessoas a participar, comentar ou compartilha o que leram Desmistifique que Interact é apenas trabalho social. É muito mais do que isso é amizade, desenvolvimento pessoal, companheirismo, diversão...

Além do blog ou homepage o clube pode criar uma fã page no facebook, ou um twitter, conta no Flickr, Picasa, YouTube ou até um podcast. Na mídia moderna tudo é válido, mas, tenha em mente: são mídias sociais, ou seja, precisam ser sistematicamente atualizadas, do contrário, perde a finalidade. Não adianta criar e abandonar. É preferível adotar uma ou duas delas do que ter várias mídias abandonadas, desatualizadas, largadas.

Conclusão

PARA VENCERMOS COMO INTERACT, temos que:

COMO PROMOVER A IMAGEM DO SEU CLUBE

1º - Escolha alguém do meio ou alguém com bom trânsito na mídia, 2º - Divulgue tudo de bom que o clube faz ou está por fazer. * Jornais * Rádio * Televisão * Internet * Outdoors * Blogs * Sítios eletrônicos * Redes sociais (facebook, YouTube, etc) * Boletim do clube ou corporativos * Mídias especializadas em determinados assuntos, como saúde ou educação.

O que quer a mídia? Quer notícias interessantes, com apelo popular Quer receber o material organizado e bem explicado Quer tratar com um interlocutor direto, objetivo e conhecedor do assunto a ser divulgado Quer objetividade e não futilidades

COMO ESCREVER UM RELEASE À MÍDIA? Escolha uma razão forte pela qual o artigo deve ser veiculado, e use-a para dar direcionamento ao resto do texto. Não deixe de informar sobre a importância que o Rotary exerce no mundo, sendo uma rede global de voluntários. - Envie por e-mail e coloque-se à disposição da mídia para maiores detalhes sobre a matéria.

O QUE DEVE CONTER O RELEASE QUEM? O enfoque principal. A pessoa ou grupo de pessoas principal do caso relatado. - O QUÊ? O evento ou projeto no qual o clube está envolvido. - ONDE? Endereço completo do local do evento. - QUANDO? Horário e data do evento ou o período de tempo envolvendo a pessoa ou projeto (seja ele a realizar ou já realizado). - POR QUÊ? Motivo que faz o evento, pessoa ou projeto relevante o suficiente para que o público tome conhecimento.

PARA QUEM ENVIAR OS RELEASES: Todos os órgãos de imprensa da sua cidade e região - Crie uma Mala Direta de e-mails Envie para o SITE DO DISTRITO e para a CARTA MENSAL!!! - Endereço: Envie também para a revista BRASIL ROTÁRIO - Endereço: redacao@brasilrotario.com.br

Adaptado para o Interact Club. Créditos Treinamento feito pelo Chairman (Geraldo Bertolucci Júnior) da comissão de imagem pública do Rotaract do Distrito 4560 oferecido na ADIRC da gestão 2013/2014. Adaptado para o Interact Club.