CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Instituições Escolares
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Equivalente à média dos países da OCDE
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
A Escola e as Mudanças Sociais
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
Funções e Atribuições do Diretor
CONSELHO DE CLASSE CADEP
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
REGISTROS.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A Função do Professor Articulador
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Contexto de atuação do CME
Encontro Estadual de Formação
FÓRUM DOS CONSELHOS ESCOLARES - SER II
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
1. Ser ouvido sempre que apresentar dificuldades de aprendizagem, solicitando do professor um atendimento específico; 2. Solicitar, através dos.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
Gestão da Educação Escolar: Práticas e Desafios dos Gestores
O papel pedagógico do órgão gestor
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
1 DADOS EMPÍRICOS DO ENCCEJA LiSBOA. Coordenadora Pedagógica: Rejane Lima - Aplicação e Criação das Variáveis: Prof. Rita Maia 2  Foram aplicados 30.
Transcrição da apresentação:

CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO

Diretora Nascida e domiciliada em Mamborê - 43 anos - 2 filhos SUELI MARTINS CORDEIRO LITRON Nascida e domiciliada em Mamborê - 43 anos - 2 filhos Licenciada em Geografia pela FECILCAM Licenciada em História pela UNOESTE Pós graduada em : Pré escola e metodologia das séries iniciais Pós graduada em: Prática do Ensino de História/ Cultura, Sociedade e Meio Ambiente Professora das séries iniciais por 17 anos Professora da rede estadual atuando nas disciplinas de História e Geografia, com 42 horas semanais em sala de aula.

Zélia Aparecida Nascimento Trento Diretora auxiliar Zélia Aparecida Nascimento Trento Nascida e domiciliada em Mamborê – 40 anos – 1 filha Licenciada em Geografia pela FECILCAM Acadêmica em História Pós graduada em Geografia Professora da rede municipal de ensino há 21 anos Professora da rede particular de ensino há 11 anos Professora da rede estadual, atuando nas disciplinas de História e Geografia

PARA REFLETIR... Se é possível obter água cavando o chão, se é possível enfeitar a casa, se é possível crer desta ou daquela forma, se é possível nos defendermos do frio ou do calor, se é possível desviar leitos de rios, fazer barragens, se é possível mudar o mundo que não fizemos, ou da natureza, Por que não mudar o mundo que fazemos: o da cultura, o da história, o da política? (Paulo Freire, 2000)

Por que da nossa candidatura? Primeiro porque temos amor pela educação e em especial pela Escola Rui Barbosa. Outro motivo é por já ter experiência em direção escolar. Temos consciência que a escola hoje deve ser reflexiva, pensante que saiba para onde quer ir na sua missão social e na sua organização, que analise, desconstrua e refaça suas opções e ação curricular e que saiba criar e por em prática suas próprias regras, respeitando as leis, mas ciente de sua autonomia responsável, saiba prestar contas de sua atuação, justificar seus resultados e se auto-avaliar. Uma escola Democrática, onde todos tenham voz e vez e sejam responsáveis pelo seu sucesso.

NOSSO COMPROMISSO Uma gestão dinâmica, onde incentive a todos a encontrar caminhos e condições para realizar um bom trabalho; Uma gestão com capacidade de diálogo, de respeito e consideração com toda a comunidade escolar; que apoiará todos os projetos desenvolvidos na escola; Uma gestão democrática e participativa para que, junto com as instâncias colegiadas, estabeleça regras respeitando e valorizando a opinião de cada um; Uma gestão aberta e transparente, que preste contas de sua atuação, através da auto-avaliação e também pela avaliação do colegiado; Uma gestão à disposição da comunidade escolar, atendendo aos anseios de todos na construção de uma escola melhor, de qualidade e bem estruturada.

METAS QUE QUEREMOS ALCANÇAR INSTÂNCIAS COLEGIADAS Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil e Conselho de Classe

Conselho Escolar: Buscar conscientizar os membros do conselho de sua grande importância em atuar junto ao pedagógico da escola; Realizar reuniões mensais envolvendo os membros do conselho escolar, APMF e Grêmio Estudantil; Revisão do Estatuto do Conselho Escolar ; Fortalecer a participação do Conselho Escolar nos casos de resolução de problemas internos da escola.

APMF : Participação efetiva da APMF na escola, com reunião mensal, com calendário estabelecido no início do ano e colocado em edital visível a todos; Divulgação do balancete da Escola.

Grêmio Estudantil: Efetivar a participação do Grêmio Estudantil no contexto escolar; Promover momentos de reflexões com os alunos levando-os a perceberem a importância do Grêmio Estudantil; Organizar um espaço próprio ao Grêmio Estudantil.

Conselho de Classe: Buscar melhorias no ensino-aprendizagem do educando.

Profissionais da Educação: Melhorias nas condições de trabalho; Apoiar os profissionais da educação na busca de soluções para eventuais problemas do cotidiano escolar; Incentivá-los em seu crescimento profissional; Promover reuniões para atender a reivindicações e sugestões, respeitando as normas da Escola; Dar autonomia para desenvolver seu trabalho, de acordo com a legislação vigente.

Alunos: Propiciar ao educando um ambiente agradável, dentro e fora da sala de aula; Proporcionar atividades que motivem a auto-estima e o orgulho de estudar e participar da escola; Desenvolver projetos que resgatem os valores no ambiente escolar; Dar abertura para que os alunos contribuam para o crescimento da nossa escola.

Pais ou responsáveis: Incentivar a participação dos pais nas atividades desenvolvidas pela escola; Atender as reivindicações dos mesmos , respeitando as normas que regem a escola; Oportunizar aos pais o acompanhamento da vida escolar de seu filho.

Agenda 21 Escolar Dar total apoio aos profissionais da educação para que desenvolvam as ações que fazem parte da Agenda 21 Escolar ;

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire) Obrigada