PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
PROJOVEM URBANO É uma das modalidades do ProJovem Foi construído tendo como referência o processo de avaliação do “ProJovem original” Sistema de Monitoramento.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Universidade – Tecnologias – Articulação
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Ministério da Educação
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
avaliação econômica do Ensino médio profissional
PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Outubro de 2008.
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar.
Sistema UAB Universidade Aberta do Brasil
Cristina Helena Almeida de Carvalho
Mapa Estratégico da Indústria
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
08/02/2013 FAMURS.
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
“Qualificação Profissional: construindo
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
TransFormação: Habilidades para Produtividade
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Educação básica de qualidade para todos
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Ministério da Educação
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
Associação Brasileira
A importância do Ensino Técnico na formação da mão de obra brasileira, a oferta de EaD e a demanda do mercado. George Bento Secretaria.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
BOLSA-FORMAÇÃO E SISUTEC NA REDE FEDERAL Nilva Schroeder Maceio / AL, agosto 2013.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.
Transcrição da apresentação:

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES ZITA Castro Machado

DEMANDA – TÉCNICOS QUALIFICADOS Estudo do IPEA de 2009 aponta: a mobilização do Governo e Empresas para elevação do número de técnicos de nível médio qualificados; Necessidade da ampliação na oferta de cursos técnicos Mudanças no ensino técnico; Oferta de vagas no ensino técnico em 2009 – 900 mil estudantes matriculados; e Meta – oferta de vagas no ensino técnico em 2013 – 200 milhões

POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO Escola Técnica Aberta do Brasil Instituições da Rede Federal de Ensino Financiamento Estudantil – Técnico e Empresa Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – Sisutec. Programa Brasil Profissionalizado Bolsa Formação

ESCOLA ABERTA DO BRASIL Oferta - Institutos Federais, Escola Técnicas Federais e Escolas Técnicas Estaduais Vagas – 30 mil Número de Cursos – 40 Aulas Teórica – Metodologia EAD Aulas Práticas e Estágios - Presenciais

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO 38 Institutos Federais de Educação 75 Unidades de Educação Profissional 02 Centros Federais de Educação 08 Escolas Técnica Vinculadas às Universidades Federais

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - TÉCNICO Oferta – Escola Técnicas da Rede Privada e do Sistema S – SENAC = 3 mil escolas Financiamento direto para o estudante Carência – 18 meses Taxa de juros – 3,4% ao ano Quitação da dívida = 6 X o período de curso + 12 meses Curso de 02 anos = 13 anos para quitação

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - EMPRESA Financiamento – empresário - investir na formação técnica do trabalhador Trabalhador – não tem custo ou ressarcimento Ressarcimento – empresário

SISTEMA UNIFICADO DE SELEÇÃO Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica Oferta de Vagas – Escolas Técnicas Públicas e Privadas Requisito de Acesso – ENEM

SISTEMA UNIFICADO DE SELEÇÃO Cotas – 85% das vagas – egressos de escolas públicas e de escolas privadas com bolsa integral Assistência Estudantil – Escolas Federais e Estaduais – ajuda de custo para alimentação e transporte

BRASIL PROFISSIONALIZADO Oferta de vagas – Escolas Técnicas Estaduais União – repasse de recurso para: construção da escola + equipamento para laboratórios + acervo bibliográfico Estado – contratação pessoal + manutenção Município – doação do terreno e infraestrutura de acesso

BOLSA FORMAÇÃO - ESTUDANTE Oferta de Vagas – públicas, privadas e SENAC Curso Técnicos – subseqüentes, concomitantes e integrados ao ensino médio Escolas privadas – habilitadas pelos Institutos Federais Centro Universitários – graduação IGC = 3,0

BOLSA FORMAÇÃO - TRABALHADOR Oferta de Vagas – públicas e SENAC Curso de qualificação profissional – no mínimo 160h – acréscimo de no máximo 50% da CH Saúde Bucal Mínimo – 300 h – acréscimo de no máximo 50% da CH

BOLSA FORMAÇÃO Estudante ou Trabalhador – ajuda de custo para transporte e alimentação Recurso repassado – docência, supervisão, orientação educacional, material didático e consumo

CONSIDERAÇÕES FINAIS Ampliação na oferta de cursos Acesso a profissionalização de trabalhadores de Saúde Bucal do setor privado CFO em articulação com as Associações TSB e ASB – buscar da oferta de cursos nos Estados e Municípios

CONTATOS zita@ifpr.edu.br Telefone – (41) 3595-7646 Celular – (41) 8804-9148

AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE ESTAR COM VOCÊS