Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
Equivalente à média dos países da OCDE
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Desafio Como fortalecer e concretizar políticas públicas na área da criança e do adolescente? Organizações de atendimento (governamentais e não-governamentais)
Educação Escolar Indígena
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SÉCULO XX.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
O desafio do trabalho em “rede”
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Ministério da Cultura.
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Educação
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Atenção Básica em Saúde
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Contexto de atuação do CME
Governo do Estado de Alagoas
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AVALIAR e PLANEJAR.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Comissão de EJA de Alagoas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
ABRIL 2010.
Plano de Ação Participativo - PAP
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Atuação dos agentes de Controle Social
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Plano Nacional de Cultura
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
MAIO 2010.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
O papel pedagógico do órgão gestor
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação

EFG Escola de Formação de Governantes Fundada em Nov/2001 Entidade da sociedade civil que atua como rede construtora de novas tecnologias sociais promotoras do desenvolvimento harmônico, com ênfase nas políticas públicas, nos direitos de cidadania e na promoção dos direitos humanos.

Experiência Anterior Equipe atuando no PROFORTI - 2007 Selo UNICEF Programa de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação da Região do Semi-árido SEB / MEC Selo UNICEF Sistema de orientação, monitoramento e avaliação de plano de ação municipal Selo Unicef na Amazônia Legal – 2009/2012 09 (nove) estados e respectivos municípios Apoio a secretarias municipais de educação na sua estruturação e gestão

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense”.

Objetivo Promover e garantir direitos das crianças e dos adolescentes com ações desenvolvidas na área de educação em todo Estado do Maranhão

EIXOS DE ATUAÇÃO Transporte escolar Alimentação escolar Educação infantil Qualidade no ensino

Proposta da EFG Desenvolvimento de tecnologias sociais adequadas ao planejamento, acompanhamento e monitoramento de ações no âmbito do projeto proposto, dando suporte à função do MP-MA no âmbito do projeto proposto

Tecnologias Sociais Diagnóstico situacional dos municípios Planejamento institucional municipal Plataforma de Orientação, Monitoramento, Avaliação e Gestão Estratégica do Projeto

Diagnóstico situacional dos municípios Oficinas com atores municipais visando Identificação dos problemas Levantamento de possíveis causas Baseado nas dimensões definidas pelo MPE Diagnósticos subsidiados com: Dados secundários ( IBGE e INEP ) Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas firmados pelo MPE Utilizando o método da estimativa rápida, que envolve a população na identificação de seus problemas e necessidades

Planejamento institucional municipal Identificados os problemas cruciais e suas consequências, Definem-se as causas que explicam o comportamento de cada problema Definidas as ações necessárias para a solução de cada causa apontada e, portanto, do referido problema. Diagnóstico não se esgota em si mesmo. Elaboração do Plano Institucional Municipal - PIM

Planejamento institucional municipal Plano Institucional Municipal – PIM Etapas ligadas ao diagnóstico e ao PIM Registradas Monitoradas Necessidade Plataforma de monitoramento e avaliação das ações programadas. Ambiente de compartilhamento de documentos e experiências

Plataforma de Orientação, Monitoramento, Avaliação e Gestão Estratégica do Projeto Sistema de Informação para Cadastro, Monitoramento e Avaliação do Planejamento Institucional Municipal Ambiente de Interação, Informação e Documentação Equipes de execução, orientação e acompanhamento do projeto

Sistema de informação simples e de fácil manuseio Sistema de Informação para Cadastro, Monitoramento e Avaliação do Planejamento Institucional Municipal Sistema de informação simples e de fácil manuseio Objetivo: cadastramento conforme metodologia definida das ações previstas no PIM, de modo a permitir a orientação, o monitoramento e a avaliação da sua execução

Ambiente de Interação, Informação e Documentação Ferramentas de interação entre: municípios e os grupos de apoio (MPE e EFG) municípios, formando uma rede social composta pelos gestores e técnicos municipais e atores locais; Repositório de Documentos gerado no âmbito das atividades do Projeto: relatórios, avaliações e estudos, que permita a apuração de alguns tipos de formulários de pesquisa; Biblioteca de Fotos e Vídeos gerados no âmbito das atividades do Projeto.

Equipes de execução, orientação e acompanhamento do projeto Grupo técnico de trabalho municipal capacitação do GTTM/Educação, inclusive para utilizara Plataforma do Projeto inserção do Planejamento Institucional Municipal atualização das informações sobre as ações desenvolvidas; Envio de documentos Participação de capacitações e de reuniões técnicas a distância Realização de pesquisas de avaliação; Realização de fóruns para apresentação dos resultados. Help Desk Equipe capacitada e experiente capaz de orientar e assessorar tecnicamente os municípios na implementação do Projeto, dentro dos prazos previstos e com qualidade