Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
HOMEOPATIA NO SUS.
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Cooperação Técnica para
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Panorama da Saúde no Brasil
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
FARMACOPEIA BRASILEIRA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
3ª Fase de Revisão RE 893/03 PROPOSTA FEBRAFARMA Reunião Febrafarma/Anvisa 01/11/07 Modificação de Excipientes.
Comissão de EJA de Alagoas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Ajudando os prescritores a construir sua lista individualizada de medicamentos Davi Rumel Eugênio Zimmer Agência Nacional de Vigilância Sanitária
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS BULAS DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO STF ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO SUS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.

Forum 5 anos da ANVISA (05/2004) Grupo Temático de Vigilância Sanitária da ABRASCO Conferencia Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica –2003 I Conferencia Nacional de Vigilancia Sanitária Documentos Consultados

Alguns pressupostos •Medicamento com bem social e de saúde. •Farmácia como estabelecimento de saúde.(alteração de legislação). •Acorde com a Política Nacional de Medicamentos do Brasil. •Ação de regulação sanitária sob a égide da Administração Pública com base em seus princípios, especialmente o “principio da transparência”.

Construção de uma Política de Vigilância Sanitária de Medicamentos, articulada com a Política Nacional de Medicamentos. •que garanta a oferta terapêutica de qualidade. •por meio de ampla discussão com os atores do sub-sistema de Vigilância Sanitária. ( comunidade científica, entidades de classe, trabalhadores-consumidores, legislativo …)

Definir uma Política Nacional de Laboratórios Oficiais de Vigilância Sanitária no ambito do SNVS e integrada a SUS. • Melhoria do processo de trabalho do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária quando envolve a apreensão de amostra para a verificação de qualidade. (Denúncias ; Programas de Monitoramento - Proveme ; Programas de inspeção-novo PNIFF) • Definir o modelo, as potencialidades e os limites de uso da Farmacopéia brasileira tendo em vista as necessidades de avaliação sanitária, no Brasil. (monografias e outros ensaios ; material de referência)

•Elaborar diretrizes, orientações, critérios para formulação de normas sujeitas à consulta pública; •Ampliar a divulgação e a participação da sociedade nos processos de discussão e preparação das consultas públicas; •Ter a transparência como princípio, seja nas Consultas Públicas ou no alerta de risco. •Implementação de procedimentos que visem acompanhar os processos administrativos da Vigilância Sanitária de forma a verificar a finalização do processo a bem da saúde coletiva e comunicar a sociedade quando seus resultados implicam em risco a saúde (Programas de monitoramento e os processos avulsos)

Ter como princípio a responsabilização da informação. •Realizar parceria com a sociedade e entidades para divulgação de informações claras sobre vigilância sanitária. •Criar mecanismos e estratégias de comunicação do risco sanitário, não apenas na abrangência do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, mas também para todos os interessados.

•Implementar o Sistema Nacional de Informação de Vigilância Sanitária – SINAVISA •Centro de Informações de Medicamentos no nível federal (proposta colocada na CSMEd). •Fomentar e facilitar o acesso as informações e bases de dados aos pesquisadores de instituições cientificas

Desenvolver mecanismos para o fortalecimento da consciência sanitária. Educação Informação Rádio Televisão Internet

•Consubstanciar uma política de concessão e revisão de registro que garanta oferta terapêutica nacional de qualidade, respeitando as dimensões de segurança e eficácia dos medicamentos no País. •Revisão de registro com retirada do mercado dos que não possuam relação beneficio-risco favorável. •Padronização das informações das bulas de medicamentos, a começar pelos que constam nas listas de medicamentos do Ministério da Saúde. (RENAME, Excepcionais e Programas do MS)

Promover as mudanças legais necessárias à implantação da Proposta Aprovada no CNS, por 20 votos a cinco, recomendando o “ fim da publicidade de medicamentos de venda livre nos órgãos de comunicação social em todo o território nacional”

•Avançar no sistema de captação, investigação e publicizacão dos eventos adversos no Brasil •Criar um sistema de farmacovigilância focalizado nos fitoterápicos (Política Nacional de Praticas Alternativas e Complementares-Port.MS 971/06 e Pol.Nac.Plantas Medicinais e Fitoterápicos-Dec.4385/94). •Discutir a alocação do controle de preços de medicamentos em outro órgão, com a participação intersetorial, incluindo a ANVISA;

Ajustar os mecanismos de financiamento e aporte de recursos para otimizar o trabalho no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Brasília Camara Setorial de Medicamentos Maio de 2007 Andre Gemal Obrigado pela atenção