Governança de TI: A Experiência da RNP Ricardo Tulio Gandelman Escritório de Desenvolvimento Organizacional Governança de TI Outubro de 2012
Agenda: O que é e para que serve O que não é Preciso de Governança de TI? Por onde começo? Onde posso ter ajuda? A experiência da RNP
O que é e para que serve a Governança de TI Processo que busca garantir o uso eficaz e eficiente da TI, para permitir que a organização atinja seus objetivos. (Gartner) ou Garantir que a TI agregue valor ao negócio (TCU)
O que é e para que serve a Governança de TI (cont.) Controlar o que TI faz Eficiência e eficácia Definir quem participa das decisões de TI Alinhar TI à estratégia e negócios (missão, visão e valores)
O que é e para que serve a Governança de TI (cont.) Ajudar TI a gerar e agregar valor Conformidade, gestão de risco e de segurança da informação Fornecer diretrizes para a Gestão da TI
O que é e para que serve a Governança de TI (FIM) Trata-se de DECIDIR sobre TI O que: papéis e responsabilidades da TI, arquitetura de TI, infraestrutura, sistemas, investimentos e priorização Quem: decide, patrocina, é consultado e informado (RACI) Como: comitês
O Que Não é a Governança de TI Governança NÃO é gestão! Não cuida do dia a dia da TI: Projetos Serviços Soluções Decisões técnicas (calma!)
Preciso de Governança de TI? Se a alta direção não vê a TI como estratégica, não faça nada! Governança só funciona com patrocínio Viabiliza a gestão de TI TCU (questionário de perfil de Governança de TI)
Por onde começo? Levantamento de maturidade ajuda na visão da TI (como estamos) Onde quero chegar? Defina critérios de priorização Obtenha consenso (comitês) Alinhamento com a alta direção Trabalho de longo prazo
Onde posso ter ajuda? ISACA SISP: Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico de TI ESR: cursos de governança Outras organizações Consultorias especializadas
A experiência da RNP Instituição do EDO Apoio consultivo Levantamento de Maturidade Capacitação e Conscientização Priorização de processos Comitê de TI Desenho de processos transversais: PETI e gestão de mudanças
RICARDO TULIO GANDELMAN ricardo.tulio@rnp.br