Escola Secundária da Portela

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Transcrição da apresentação:

Escola Secundária da Portela Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade Área de Projecto 2007/2008 Grupo de Trabalho: Gonçalo Sousa, Ricardo Vale de Andrade e Rita Guerra 12.ºA 1.º Período

Sumário da Apresentação Introdução A formação do grupo de trabalho A escolha do tema P1: Alergias P2: DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica P3: A Ciência Na Nossa Vida Objectivos relativos ao projecto O que fizemos O que vamos fazer Conclusão

Introdução No que ao projecto diz respeito, o primeiro período ficou essencialmente marcado pelas seguintes actividades: definição do tema do trabalho; actividades de pesquisa; contactos com instituições; definição dos objectivos do nosso projecto; elaboração dos três planos de projecto; criação do blog. Nesta apresentação vamos abordar os seguintes aspectos: A formação do grupo de trabalho. O processo de escolha do tema. Os vários projectos em que trabalhámos. O trabalho realizado neste período. Objectivos do nosso trabalho. O que pretendemos fazer no âmbito do nosso projecto.

A formação do grupo de trabalho A escolha do grupo foi a primeira actividade deste período relativa ao projecto. Os factores que nos juntaram foram: os mesmos interesses profissionais as afinidades entre os elementos do grupo. a vontade que todos demonstram em participar na execução de um projecto sério, criativo e inovador

A escolha do tema A escolha do tema foi a nossa segunda tarefa. Definimos critérios que confeririam ao projecto três dimensões que considerámos fundamentais: uma vertente prática, por não querermos o nosso trabalho limitado a um horizonte teórico; um verdadeiro interesse para a comunidade em que nos encontramos inseridos; a relação com os nossos horizontes profissionais e com o nosso plano de estudos.

P1: Alergias e Reacções Alérgicas Escolha do tema: Alergias e Reacções Alérgicas enquadrava-se nos três parâmetros que considerámos essenciais para qualquer tema de trabalho. Além disso, estava intimamente relacionado com uma das matérias do programa da disciplina de Biologia do 12.º ano, o que permitiria uma interdisciplinaridade muito interessante Actividades desenvolvidas: Contactámos várias instituições, através de e-mails e de uma conversa presencial Realizámos pesquisas Elaborámos a planificação do projecto Produtos esperados: Estudo estatístico do resultado do rastreio Site Blog/Espaço de debate Suporte teórico (trabalho escrito)

P2: Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica Depois de abandonado o tema Alergias e Reacções Alérgicas decidimos manter os mesmos critérios, optando por um novo projecto mais exequível ao nível dos testes de rastreio. Actividades desenvolvidas: Contactos com instituições (conversa presencial e via e-mail) Pesquisas Realização de um plano de trabalho Produtos esperados: Análise estatística dos resultados do rastreio Posters e cartazes preventivos Website Blog/Espaço de reflexão Suporte teórico

P3: A Ciência Na Nossa Vida A mexer é que se aprende A escolha do tema definitivo Um novo critério: o sucesso do projecto não deveria estar dependente de terceiros. Um novo tema e um novo projecto: A Ciência Na Nossa Vida – A Mexer é que se aprende. Aspectos a salientar É um projecto cujo sucesso da execução não dependesse de terceiros; É um trabalho pelo qual todos se mostraram cativados; Visa a promoção da experimentação científica na escola; Contempla os 3 parâmetros que estabelecemos inicialmente.

Plano de Trabalho Tema/Problema: A Ciência na nossa vida – Como se explicam alguns dos fenómenos do dia-a-dia? Problemas Parcelares: Qual a importância da experimentação científica na escola? Qual a relação entre o trabalho experimental e o sucesso escolar? Qual a importância de conhecermos melhor os fenómenos do quotidiano? De que forma o senso comum nos impede de conhecê-los?

Plano de Trabalho Objectivos a atingir / Resultados esperados: Relativos à disciplina: Aplicação e aprofundamento dos saberes e dos saberes-fazer dos diferentes elementos do grupo à execução do trabalho de projecto; Fomento do espírito do trabalho em grupo; Promoção da discussão das ideias de cada um, tendo em vista a obtenção de um produto final que reflicta não só a unidade, mas também diversidade; Adopção de uma metodologia de trabalho definida pelo grupo que nos permita desenvolver o projecto; Aprender a encontrar soluções para ultrapassar obstáculos e adversidades que possam surgir no decurso do trabalho.

Plano de Trabalho Objectivos a atingir / Resultados esperados: Relativos ao projecto: Promover a experimentação científica na escola; Permitir a descoberta de explicações científica para os fenómenos, através da visualização prática dos mesmos; Cultivar, nos mais novos, o gosto pela Ciência; Desfazer mitos e preconceitos; Reflectir sobre a importância da experimentação científca como parte essencial da aprendizagem dos conceitos científicos. Interdisciplinaridade: Prevemos estabelecer pontes com as seguintes disciplinas: Biologia, Física e Química Português

Plano de Trabalho - Planificação 1.º Período Estudo e conhecimento dos propósitos e dos objectivos formais da Área de Projecto e da metodologia do trabalho grupo; Procura e avaliação de vários temas e determinação da exequibilidade do projecto; Escolha e justificação da escolha do tema; Panificação do trabalho de projecto para o longo do ano; Formulação e apresentação do plano de projecto e dos relatórios individual e de grupo. Esquematização da estrutura do website 2.º Período Planificação dos trabalhos de aula; Elaboração do website; Prossecução da fase de pesquisa e tratamento da informação; Elaboração dos procedimentos experimentais; Elaboração da explicação científica dos fenómenos.

Plano de Trabalho - Planificação 3º Período Publicação do website na Internet Montagem da exposição Afixação dos cartazes e distribuição dos folhetos Aperfeiçoamento do trabalho escrito Preparação e apresentação do Relatório Final Apresentação dos Produtos Finais Produtos Finais previstos: Website Blog – espaço de reflexão Exposição Suporte escrito/teórico Folhetos para promoção da exposição

Balanço das actividades Vistitámos , por duas vezes, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Elaborámos o Plano de Projecto Pesquisámos procedimentos experimentais interessantes e exequíveis na escola, que se relacionassem com situações do quotidiano, na Internet. Iniciámos a análise do livro “A Física No Dia-A-Dia”, do cientista português Rómulo de Carvalho. Criámos o blog.

Balanço das actividades O que pretendemos fazer durante o 2º Período Continuar com planificação organizada das aulas Elaborar os procedimentos experimentais das experiências Formular a explicação científica dos vários fenómenos Iniciar a elaboração do website durante o 3º Período Publicação do website na Internet Montagem da exposição Afixação dos cartazes e distribuição dos folhetos Aperfeiçoamento do trabalho escrito Preparação e apresentação do Relatório Final Apresentação dos Produtos Finais

Conclusão As expectativas em relação a completa finalização do projecto são as melhores. No 2º Período, vamos dar início à realização dos vários produtos anteriormente apresentados, tendo como principal objectivo terminar cada um deles. No 3º Período prevemos aperfeiçoar um ou outro aspecto relativos aos Produtos Finais e a preparar a Apresentação Final a realizar em Maio de 2008.