A Filosofia no ensino médio: algumas questões

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Transcrição da apresentação:

A Filosofia no ensino médio: algumas questões Marcos Fábio A. Nicolau Professor Assistente do Curso de Filosofia CENFLE/UEVA. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia do ICA/UFC. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFC.

Parecer do MEC nº. 38/200, homologado em 11 de Agosto de 2006 Em um ano, professores de escolas públicas e privadas terão que ensinar mais de nove milhões de alunos a refletir sobre as situações cotidianas. O ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou [...] o parecer nº 38/2006 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que torna obrigatório o ensino de sociologia e filosofia no ensino médio. Os estabelecimentos terão um ano para se adaptarem à nova exigência.

Parecer do MEC nº. 38/200, homologado em 11 de Agosto de 2006 Preliminarmente, reitera-se a importância e o valor da Filosofia e da Sociologia para um processo educacional consistente e de qualidade na formação humanística de jovens que se deseja sejam cidadãos éticos, críticos, sujeitos e protagonistas. Esta relevância é reconhecida não só pela argumentação dos proponentes, como por pesquisadores e educadores em geral, inclusive não filósofos ou não sociólogos.

Questões impostas ao ensino de filosofia Assim sendo, o que ensinar para que o adolescente se sinta seduzido pela Filosofia? Que paradigmas se devem seguir? Devem-se priorizar conteúdos de História da Filosofia ou temas trabalhados numa perspectiva filosófica? Ou, ainda, pode-se adotar uma terceira alternativa, unindo o conhecimento histórico da Filosofia com a atividade do filosofar?

Questões impostas ao ensino de filosofia Como ensinar, para que se consiga atingir o objetivo de proporcionar ao adolescente o pensar correto e autônomo? O ensino de Filosofia pode ser submetido a uma Didática Geral ou precisa ser criada uma Didática própria da Filosofia? Como ensinar Filosofia no Ensino Médio em uma sociedade que só valoriza o imediatamente útil, na qual qualquer tentativa de reflexão é tomada como perda de tempo ou como comportamento anacrônico e desnecessário?

Questões impostas ao ensino de filosofia A seleção de conteúdos é, sem dúvida, um dos principais desafios, atualmente, quanto ao ensino de Filosofia no nível médio. Há uma tendência muito forte entre os professores, de acordo com pesquisas realizadas, de priorizar na escolha da programação temas filosóficos (ou nem tão filosóficos, muitas vezes) para com esses promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento, indispensáveis ao filosofar.

Questões impostas ao ensino de filosofia É bem sabido que Kant, em citadíssima passagem, afirma que não se pode ensinar filosofia, mas apenas ensinar a filosofar. O Filósofo de Königsberg quer dizer outra coisa do que geralmente se lhe atribui; assim, por exemplo, ele jamais entenderia por filosofia “história da filosofia” (algo que hoje seria para nós uma primeira identificação). A oposição que lhe interessa é entre uma ciência constituída como um conjunto de verdades e uma atividade da razão. Como a filosofia não é a primeira, mas propriamente a segunda, não há aqui o que ensinar no sentido de uma transmissão de conteúdos.

Questões impostas ao ensino de filosofia Já para Hegel “[...] é necessário que se faça novamente da filosofia uma tarefa séria. Para que se possa possuir qualquer ciência, arte, habilidade, ofício, prevalece a convicção de que seja necessário um multifacetado esforço de aprendizagem e exercício. Se alguém tem olhos e dedos, recebe o couro e o instrumento, nem por isso é capaz de fabricar sapatos. Ao contrário, no que diz respeito à filosofia parece dominar presentemente o preconceito de que qualquer um saiba imediatamente filosofar e julgar a filosofia, já que para isso possui a medida na sua razão natural[...].

Questões impostas ao ensino de filosofia A Filosofia no nível médio deveria procurar conciliar o pensamento de Kant e Hegel, na medida em que a Filosofia e a sua História não se separam, porque, ao mesmo tempo em que se estuda Filosofia, se produz-se o filosofar. Mas volta-se novamente à pergunta: que conteúdos são adequados ao aluno de Ensino Médio, que paradigma deve orientar a seleção de conteúdos? Devem ser selecionados a partir das programações dos vestibulares? Das necessidades e interesses do aluno que está buscando nesta etapa construir a sua identidade? Da preparação para a cidadania como indica a LDBEN/96?