COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

OS PROFESSORES NO MEU OLHAR…
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
DANÇA NA ESCOLA E.E.B. HÉLIO WASUM SUL BRASIL – SC. PROF. ARI.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atendimento Educacional Especializado
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Currículo e Formação Docente
Secretaria da Educação e Cultura
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Essa é minha escola.
PERCURSOS NA NATUREZA 1ºCICLO
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
Quando falamos em aprender...
Progressão Continuada
FREI LUÍS DE SOUSA AS PERSONAGENS QUEM SÃO? O QUE RECEIAM? COMO SÃO?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações - SARA
DANÇA PEZINHO VELHO Não se sabe ao certo a sua origem, apenas que é bailado em diversas freguesias de S. Miguel. Balho de roda com balhadores à direita.
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Didática: organização do trabalho pedagógico
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Matriz de Avaliação de Educação Musical
Escola Municipal Rio Negro
Hino 194 – “Ano Novo” João Gomes da Rocha
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
O sujeito e suas singularidade
REGISTRO DIGITAL Um passeio no Nordeste.
Memoriais e o fortalecimento das identidades
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche Encontros de Outubro.
Professora Míria Gomes
ÁFRICA UM PAÍS OU UM CONTINENTE: Pluralidade Cultural e Geografia
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MÓDULO – GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIDADE 4 – ATIVIDADE 1 FÓRUM CLÁUDIO ROBERTO URBANSKI PRUDENTOPOLIS 08/10/2013.
DANÇA PEZINHO DA VILA Nasceu em Vila Franca do Campo, Ilha de S. Miguel e foi divulgado por toda a Ilha. Balho alegre, movimentado e cheio de vida. Normalmente.
“Eu quero ser professor de Educação Física”
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Projeto – Eu quero ser Professor de Educação Física
HISTÓRIA Professoras Selma Medeiros do Nascimento Gomes E Maria Aparecida Galvão Araújo.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Currículos e Programas
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR DANÇAS TRADICIONAIS COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR Conhecer e valorizar a prática da dança como fator de desenvolvimento pessoal e de melhor qualidade de vida; Conhecer a origem histórica da dança; Saber identificar a dança; Apresentar projetos coreográficos individuais em pares ou em grupo; Estimular a relação escola-meio.

DANÇAS TRADICIONAIS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÍVEL INTRODUTÓRIO   0 aluno: 1 - O aluno coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas; 2 - O aluno conhece a origem cultural e histórica das Danças Tradicionais selecionadas e identifica as suas características bem como as zonas geográficas a que pertencem. Dança, por exemplo, o Pezinho Velho ou outras danças com as mesmas características, selecionadas pelo professor, respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música.

DANÇAS TRADICIONAIS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÍVEL ELEMENTAR   0 aluno: 1 - O aluno coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado as propostas que lhe são dirigidas; 2 - O aluno analisa a sua ação e dos companheiros nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento; 3 - O aluno conhece a origem cultural e histórica das Danças Tradicionais selecionadas e identifica as suas características bem como as zonas geográficas a que pertencem. Dança, por exemplo, o Pezinho da Vila ou o Balho de Santa Maria ou outras danças com as mesmas características selecionadas pelo professor, respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música.

DANÇAS TRADICIONAIS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÍVEL AVANÇADO   0 aluno: 1 - O aluno coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas; 2 - O aluno analisa a sua ação e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento; 3 - O aluno conhece a origem cultural e histórica das Danças Tradicionais selecionadas e identifica as suas características bem como as zonas geográficas a que pertencem. Dança, por exemplo, o Irró ou Bela Aurora ou outras danças com as mesmas características, selecionadas pelo professor, respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música.

DANÇAS TRADICIONAIS AVALIAÇÃO   Avaliação prática sobre as aprendizagens de acordo com os objetivos do plano de turma Realização de trabalhos individuais e de grupo (exemplo: pesquisa sobre danças típicas da região)

DANÇAS TRADICIONAIS FIM

DANÇAS TRADICIONAIS BIBLIOGRAFIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (reajustamento) - ENSINO BÁSICO, 3º CICLO (2001). Revisão efetuada por Jacinto, João; Comédias, João; Mira, Jorge; Carvalho, Lídia sobre os programas elaborados por Bom, Luís; Costa, Francisco Carreiro da; Jacinto, João; Cruz, Sebastião; Pedreira, Manuel; Rocha, Leonardo; Mira, Jorge; Carvalho, Lídia. (Matérias alternativas – Danças Tradicionais) Imagens retiradas de [clicar na imagem e seguir a hiperligação]