A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL RIO DE JANEIRO (RJ), 21 de Setembro de 2011 SENADOR EDUARDO BRAGA COMISSÃO DE CIÊNCIA,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
F ÓRUM N ACIONAL DE S ECRETARIAS DO T RABALHO C URITIBA, 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 A Câmara Federal em Defesa da Rede SINE.
Advertisements

Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos Relatório da 1ª Sessão Legislativa 54ª Legislatura CAE EM NÚMEROS.
Brasília– DF 20 de maio de 2013 Brasília– DF 20 de maio de 2013 Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Diretrizes estratégicas.
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
Avaliação do Plano Plurianual
Informática na Educação
Antonio Carlos F Galvão
ª CNCT Debate, Bolsas, Áreas Estratégicas e RH ª CNCTI Inovação, Fundos Setoriais, CGEE, Livro Branco.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Educação Escolar Indígena
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Propriedade Intelectual
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
Movimento Brasil Competitivo
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Pesquisa , Desenvolvimento e Inovação no Setor Energético
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Um Banco da Amazônia.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Comitê de Tecnologia e Inovação
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
1 III Jornada de Trabalhos Lei Maria da Penha Conselheira Andréa Pachá.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
REDE PETRO BRASIL A Rede das Redes Petro Eng. Ana Maria Mendonça Rede PETROGÁS Sergipe Presidente da PENSE.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Regulação de fito e toxiterápicos e o uso da biodiversidade brasileira.
Engenharia Naval.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
Aulas 11 e 12 - Anglo A Amazônia Azul..
Ciência sem Fronteiras
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Projetos de Lei que regulamentam profissões Arquivados141 Em tramitação74 Transformados em Lei96 TOTAL311.
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Regional Nordeste "OS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DA UFRN E O SEU PAPEL NA INOVAÇÃO" MINISTÉRIO.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf)
Transcrição da apresentação:

A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL RIO DE JANEIRO (RJ), 21 de Setembro de 2011 SENADOR EDUARDO BRAGA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA – CCT

SENADO FEDERAL A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I ZEE + PC = km2 AMAZÔNIA LEGAL = km2 AMAZÔNIA AZULAMAZÔNIA VERDE

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA – CCT • 14 % de graduandos em cursos ligados às ciências e engenharia; • De um total de concluintes, esse percentual representa apenas novos formandos; FONTE: Indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação • De 1968 a 2008, um total de estudantes graduaram-se em cursos das Ciências do Mar. CONCLUINTES NO ENSINO SUPERIOR POR ÁREA – 2008 A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA – CCT AÇÕES DE GOVERNO RELEVANTES (CT & I) A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA – CCT ALGUMAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS NA EXPLORAÇÃO DA AMAZÔNIA AZUL ELEMENTOS DE TERRAS RARAS PETRÓLEO E GÁS BIODIVERSIDADE MARINHA A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA – CCT A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I PROPOSTAS • Criação, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, de uma Subcomissão Permanente para os recursos do mar; • Promover Audiências Públicas para debater o tema; • Acompanhamento permanente da execução da Política Nacional para os Recursos do Mar e dos Planos Setoriais; • Integração entre os Poderes Legislativo e Executivo, com o Senado Federal e a Comissão Interministerial para Recursos do mar para assegurar a melhor execução da Política Nacional para os Recursos do Mar e dos Planos Setoriais; SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA – CCT A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I MUITO OBRIGADO ! Senador Eduardo Braga SENADO FEDERAL