COMUNICAÇÃO DE MARKETING

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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO DE MARKETING

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING A comunicação integrada de marketing, ou o composto de comunicação, é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing, o “P” de promoção.

COMPOSTO DE MARKETING

Objetivos da promoção Fixar o produto na mente do consumidor; Criar uma mensagem única, consistente, compreensível sobre o produto. Oferecer informações e incentivos para o consumidor adquirir o produto ou serviço da empresa;

Comunicação integrada de marketing Resulta do reconhecimento de que os objetivos da comunicação de MKT só poderão ser alcançados se todos os elementos do programa de comunicação forem coordenados e integrados, de modo a criarem uma posição, mensagem ou imagem únicas, diferenciadas e consistentes na mente do consumidor-alvo do produto.

MENTE DO CONSUMIDOR Um campo de batalha

Maior desafio para os profissionais de marketing Tornar usuário fiel dos produtos dos produtos e serviços da empresa fabricante.

Al Ries e Jack Trout (1981) “Diariamente milhares de mensagens publicitárias concorrem por um espaço na mente do consumidor. Portanto, não se engane. A mente é o campo de batalha.”

O efeito da comunicação de MKT só poderá ser medido com base na impressão causada na mente do consumidor.

Segundo Al Ries e Jack Trout (1981): “a propaganda é a psicologia na prática”, ressaltando a importância di estudo da psicologia para compreender como a mente humana funciona.

posicionamento É uma estratégia de criar uma posição única, isto é, uma imagem exclusiva para o produto na mente do consumidor, com base nas suas características diferenciadas e nas posições já ocupadas pelos concorrentes.

posicionamento Posicionamento não é aquilo que você faz com um produto. Posicionamento é aquilo que você provoca na mente do cliente. A empresa posiciona o produto na mente do consumidor potencial

Posicionamento Por Atributo: As empresas podem se posicionar com certos atributos (ou aspectos) como uma cervejaria – por exemplo – pode afirmar que seu produto é "o mais antigo do mercado" ou um hotel descrever-se como o mais alto da região. Mas, esse tipo de posicionamento é o mais fraco porque não divulga nenhum benefício real para os consumidores de seus produtos (ou serviços).

Posicionamento Por Uso e/ou Aplicação: Nesse caso, o produto é posicionado como o melhor para determinada finalidade. Exemplo: a NIKE descreve um de seus tênis como sendo o melhor para corrida e, outro tipo, como o melhor para jogar basquete.

EXEMPLO DE POSICIONAMENTo Posicionamento Por Benefício: Nesse posicionamento, o produto (ou serviço) promete certo benefício aos consumidores e os profissionais de marketing trabalham basicamente com esse tipo. Exemplo: "OMO lava mais branco"

Posicionamento Por Categoria: Nesse caso, a empresa pode se descrever como a líder na sua categoria. O melhor exemplo á a Gillette, a qual virou sinônimo de lâmina de barbear.

REFERENCIA Professores do Dep. FGV-EAESP – GESTÃO DE MARKETING. Ed. Saraiva, 2003