O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

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Transcrição da apresentação:

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PLANEJAR é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados. PLANO: é o resultado do planejamento, instrumento dirigido para orientar a ação. O planejamento termina quando começa sua implementação. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

O trabalho planejado é importante e necessário porque: Evita a improvisação; Ajuda a prever e superar dificuldades; Contribui para a consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficiência na ação. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

O plano reflete nossas idéias na forma de: Concepção de homem, mundo e sociedade. Interação da teoria com a prática Princípios éticos – políticos Metas projetadas Conteúdos assumidos Metodologias/estratégias de ação Sistema de avaliação (resultado da meta, o conteúdo em si, o processo) PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

As características de um bom plano são: Coerência e unidade; Continuidade e sequência; Flexibilidade; Objetividade e funcionalidade; Clareza e precisão. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI No campo da educação e do ensino há vários tipos de planejamento, que variam de acordo com o seu grau de abrangência: Planejamento de um sistema educacional; Planejamento da escola; Planejamento de currículo; Planejamento didático ou de ensino: Planejamento de curso; Planejamento de unidade; Planejamento de aula. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

ESTRUTURA DE UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO RESULTADO SATISFATÓRIO PLANO Processo RESULTADO INSATISFATÓRIO Dificuldades Empecilhos Contigências PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

Antes de fazer o planejamento preciso perguntar: Que aluno quero formar? Em que tipo de sociedade quero viver? Com que valores éticos, estéticos e morais? Como devem ser as relações políticas? PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

O que devemos desenvolver nos alunos? Segundo Habermas, as competências humanas: Instrumental Social Comunicativa PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI INSTRUMENTAL: é a internalização teórico-prática de conhecimento e experiência necessários para agir no mundo. Utiliza-se de habilidades físicas, técnicas, táticas, administrativas e organizacionais. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI SOCIAL: é adquirida em processos de ensino – aprendizagem e de reflexão critica da realidade em diferentes momentos da vida simbólica, política e econômica do sujeito, mediante a utilização de conhecimentos que permitem analisar e interpretar as relações socioculturais, os problemas e as contradições existentes na realidade/meio. A sua finalidade crítica é “contribuir para um agir solidário e cooperativo.” PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI COMUNICATIVA: promove a materialização do pensamento do aluno pela linguagem nos diversos tipos de manifestações culturais de caráter verbal, escrita e/ou teleológicas, nos níveis filosófico e corpóreo-motor, característicos no seu contexto histórico – cultural. Teleológico= argumento, conhecimento ou explicação que relaciona um fato com sua causa final. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI OBRIGADA ! EMAIL: fnasciutti@hotmail.com PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI