Transposição informática e sistema cognitivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Abordagens Pedagógicas e o Design Instrucional
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Escola Superior de Educação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Epistemologia genética – Jean Piaget
2º encontro – Professores Maio de 2012
Formação Docente Aula 07.
PIAGET.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Problemática A(s) ciência(s) cognitiva(s) trata(m) da modelização do funcionamento o sistema cognitivo. Particularmente procura modelizar: a percepção,
1.Consciência (Chalmers,1997)
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
O desafio de ensinar matemática
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Concepções de Aprendizagem.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
3 Teorias da Aprendizagem Matemática
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Dez novas competências para Ensinar
Está sujeita a três elementos fundamentais:
INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO
Física.
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Matemática em Ambiente Computacional
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Gestaltismo ..
Cognição nas organizações
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
ITS: Intelligente Tutoring System. Sistemas especialistas No anos 70, um novo domínio de pesquisa e desenvolvimento inicia com o objetivo de desenvolver.
Sistemas de Aprendizagem
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Conhecimento e representação: o caso das funções
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Transposição informática e sistema cognitivo

Transposição Didática A comunicação de qualquer saber transforma esse saber. A transposição didática designa o conjunto de transformações de um saber para ser ensinado.

Transposição Didática Ela depende: epistemologia, hipóteses de aprendizagem, imposição do sistema de ensino, necessidades da sociedade.

Transposição Didática Objeto de saber e comunicação A comunicação de um objeto de saber tem três características: depersonalização: supressão das motivações, dos percursos decontextualização: supressão da ligação com situações detemporalização: supressão do tempo da pesquisa, produção de um discurso que resista ao tempo.

Transposição Didática Esse processo chega a criar uma distinção entre (exemplo de Arquimedes): método de exposição, método de descobrimento. Existe uma tendência do professor de dar a solução aos alunos; esquecendo os erros, dificuldades, etc...

Transposição Didática Fabricação do objeto de ensino, supõe: conhecimento do objeto de saber, uma hipótese de aprendizagem. Ela envolve uma repersonalização, recontextualização, retemporalização pelo professor dentro da situação de ensino. O sujeito fazendo o trabalho inverso para construir o objeto de saber.

Transposição Didática As condições do ensino: um controle social sempre age sobre a designação dos objetos de ensino: PCN Instituição PCN Livros didáticos Exames Computador? Anais Professor

Transposição Didática Vigilância epistemológica: garantir que a distância entre saber científico e saber a ensinar não desnaturasse o saber de origem. Saber científico Computador? Saber a ensinar Espaço de liberdade e criação do professor Saber ensinado

Transposição Didática Saber científico: depersonalizado, decontextualizado, detemporalizado, organizado em torno de problemas, organizado em rede de conceitos.

Transposição Didática Saber a ensinar: o tempo. Legal: idade e saber. Tem que saber ler a tal idade, saber calcular: quais são os conteúdos para que idade? Lógico: a estrutura do curso é linear: a sucessão de conteúdos é cronologia e eles são interligados.

Transposição Didática O ensino não explore os conteúdos como eles foram elaborados: em torno de problemas. A ordem dos conteúdos no ensino é diferente da ordem de elaboração histórica. Restruturação da rede de conceitos em cadeia. A estrutura lógica do curso conduz a misturar fundamentos e inícios.

Transposição Didática Saber a ensinar: a seleção. Objetos de ensino: conceitos. Objetivos de ensino: métodos. Transformação de objetivos em objetos criações didáticas escolhe em função da avaliação

Transposição Didática Conseqüências: teoria da aprendizagem progressão linear: teoria do erro identificação entre tempo de ensino e tempo de aprendizagem conhecimentos preconstruidos

O sistema cognitivo A compreensão do funcionamento do sistema cognitivo tem vários objetivos: Para automatizar/reproduzir certos comportamentos humanos (raciocino, explicação, memorização), Para adaptar dispositivos de comunicação (interface), Para criar sistema de aprendizagem, Curar doenças.

O sistema cognitivo A ciências da computação (IA) tem um papel particular no processo de modelizar o sistema cognitivo. Apesar de não produzir sistemas capazes de ter a inteligência do ser humano, a IA cria processos capaz de raciocinar como o ser humano.

O sistema cognitivo Os dados da observação para construir os modelos do sistema cognitivo são os comportamentos. As modelizações são necessariamente baseadas sobre hipóteses.

Os modelos do sistema cognitivo Quadro do Behaviorismo Postulado: Não podemos conhecer os estados mentais e só podemos conhecer as caraterísticas das estimulações e dos comportamentos. Os sistema cognitivo é observado em termos de entrada e saída. Os sistema é compartilhado em elementos mais fácil de observar, até observáveis com animais.

Os modelos do sistema cognitivo Cognitivismo interesse-se ao funcionamento do sistema interno. Conhecer esse sistema é conhecer de que ele é capaz. Cognitivismo estrutural e computacional.

Os modelos do sistema cognitivo Cognitivismo estrutural: gestaltisme Interesse-se à a estruturação do espaço pelos indivíduos. Essa estruturação é feita em turno de formas e associa estruturas perceptíveis e estados de consciências. A circunferência, o quadrado têm uma estruturação perceptível autônoma.

Os modelos do sistema cognitivo Cognitivismo estrutural: Piaget O sistema cognitivo é organizado e sempre evolui através de assimilação e acomodação em direção de estados de equilibro descritos com estruturas lógico-matemáticas. Na realidade, o sistema cognitivo é compartilhado em vários sistemas.

Os modelos do sistema cognitivo Cognitivismo computacional Interesse-se ao fluxo de informações entrando no sistema e o tratamento que ele faz delas. A informação é simbolizada e o sistema manipula esses símbolos. O funcionamento do sistema nesse quadro é codificado segundo a lógica proposicional.

Os modelos do sistema cognitivo Conexionismo O sistema seria constituído de elementos simples conectados e operandos em paralelo. Cada elemento é caracterizado por um nível de ativação e um “seuil” (valores numéricas). A informação é conservada através de um conjunto de valores. As regras caracterizam a propagação e a força das conexões.

Os modelos do sistema cognitivo Interacionismo e cognição situada As atividades psicológicas acontecem em quadro sociais com regras e valores. As significações são sociais antes de ser individuais. O contexto é constitutivo da atividade psicologica